class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A armadura de Deus é a santidade


''Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,''
Efésios 6:11-18


Paulo escreve na carta aos Efésios sobre uma batalha espiritual que existe e o que podemos e devemos fazer em relação a esta batalha. Ele fala sobre nossos verdadeiros inimigos e sobre nossa armadura e como podemos lutar esta guerra. 

''Revesti-vos de toda a armadura de Deus'' 
Nós é que temos de vestir a armadura. Ela é de Deus, mas Ele não a vestirá em nós.

'' para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.''
Na vida seremos alvos de ciladas, armadilhas espertas e astutas do diabo e só venceremos elas se estivermos firmes. Tentações, situações, lugares ou relacionamentos que podem nos fazer mau, nos levar ao pecado ou nos afastar de Deus, ataques espirituais e muitas outras formas de ciladas virão sobre nós enquanto vivermos. 

''Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.''

Aqui Paulo revela quem são nossos inimigos. Ele explica algo que não havia sido dito antes claramente, que nossa luta é espiritual. Pessoas não são o inimigo, mas sim quem controla elas, quem está por trás delas. 

''Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.''
Antes ele falou sobre as ciladas do diabo e agora fala sobre algo mais profundo que é o dia mau. Não é mais uma dificuldade comum e corriqueira, mas sim o dia mau, um dia de luta mais intensa, tristeza mais profunda, tentações mais poderosas. Esse é o dia das trevas e por dia não entenda só um dia terreno, mas sim um certo período.
Alguns homens da bíblia passaram por este dia mau:
*Pedro quando negou Jesus(Ele estava sendo cirandado como trigo- Lucas 22)
*Elias quando pede a morte pela ameaça de Jezabel
*Jó quando perde tudo 
*Jesus no Getsemani quando ficou com a alma angustiada até a morte

''tendo cingidos os vossos lombos com a verdade''
Paulo usou a figura da armadura romana como ilustração para todos na época entenderem. Os lombos ou cintura do soldado eram cingidos com um cinto e Paulo compara isto com a verdade. Esta era a parte que mantinha todo o resto da armadura firme e unida. Sem esta parte toda a armadura ficaria solta e frouxa; assim é na vida do cristão. Temos que ter a vida baseada e fundamentada na verdade bíblica e na honestidade. Conhecendo a verdade da bíblia e vivendo por ela sem mentiras e em sinceridade teremos nossos lombos cingidos com a verdade''

''e vestida a couraça da justiça;''
A couraça do soldado protegia o coração. Assim também o nosso coração deve estar guardado sobre todas as coisas(Pv  4:23). Deve estar bem guardado, porque é dele que procedem as fontes da vida. Deve estar cercado pela justiça, pois é do coração que vem maus desígnios, as fornicações, os furtos, os homicídios, os adultérios,
as avarezas, as malícias, a culpa, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba e a loucura
(Mc 7:21,22). Para ter esta parte da armadura devemos então gurda-la com justiça, obras de justiça, retas diante de Deus., ser justos na nossa vida. 


''E calçados os pés na preparação do evangelho da paz''
Os calçados eram os responsáveis por manter o soldado de pé durante corridas e marchas na guerra e perseguições. Sem o calçado apropriado ele poderia escorregar ou tropeçar. Paulo aqui deixa claro sobre caminhar no Evangelho da paz. Onde formos temos que levar o evangelho e todas as nossas ações tem de ser apoiados no Evangelho. Sem isso não estaremos nos caminhos do Senhor.

''Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.'' 
O escudo que o soldado portava protegia ele contra dardos em chamas que os inimigos lançavam. Estes dardos tinham por objetivo causar incêndios, total destruição. O escudo era grande, com mais de um metro. Assim é a nossa fé, ela nos guarda contra as setas das dúvidas(Deus existe? Ele se importa? Ele faz milagres? Ouve suas orações?) e acusações(Você é pecador! Você não pode fazer a obra de Deus!) do inimigo que podem causar grande estrago. Sem a fé seremos totalmente alvejados pelo rival.

''Tomai também o capacete da salvação''
Este por sua vez protege a parte mais vital do corpo, a cabeça. O capacete da salvação, fala da convicção na mente de nossa salvação, certeza de que somos salvos. Temos que transformar nossa mente e não se amoldar ao mundo(Rm 12:2), nos revestir do capacete da esperança da salvação( 1 Tss 5:8) para termos a mente de Cristo ( 1 Corintios 2:16) e por isso pensar nas coisas que são de cima( Cl 3:2) e assim estaremos com nossa mente protegida pela salvação.

'' e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;''
Esta parte da armadura é diferente, pois todas as outras são para a proteção e suporte, mas a espada do Espírito é a única de ataque. Há duas formas de usarmos a Palavra como arma contra satanás e seu reino:
Falando a Palavra- Seja numa pregação, música ou numa conversa se a Palavra estiver sendo falada ela esta sendo como espada, seja para crentes ou não crentes. Por exemplo ao ver uma cena de morte ou acidente e você está com um não crente e falar algo rápido sobre Jesus ou vida após a morte, céu, inferno se baseando na Palavra você está usando esta espada. Mas claro também pode ser usada em salvos, ao exortar e aconselhar pela Palavra estamos usando esta espada de dois gumes, penetrante e eficaz. Um dos maiores exemplos que temos de a Palavra como arma é o próprio Jesus na tentação do deserto. 
Vivendo a Palavra- A outra forma de uso desta espada contra o reino das trevas é vivendo a Palavra, obedecendo aos mandamentos, praticando tudo que está na Bíblia. Isso é ter a espada do Espírito, a PALAVRA DE DEUS. 

''Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito''
Não faz parte da armadura, mas é o conselho bíblico dado logo depois da armadura. Orem, orem sem cessar, em todo lugar, em todo o tempo. Não despreze nem negligencie sua vida de oração. Este conselho pode ser melhor entendido com o próximo e último

'' e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,''
A ordem de vigiar traz uma questão: Porque vigiar? Primeiro para não cairmos em tentação, para nos protegermos, mas também temos de estar sempre atentos para poder orar em todo o tempo. Experimente, na medida do possível, orar em e a respeito de todo o lugar que você, passar, ver. Você estará sobre tudo, sobre as ruas que passa, as pessoas que vê, lojas, as pessoas que você conversa, esteja alerta quanto a todas e orando em Espírito nisto tudo. Não é impossível, é apenas questão de praticarmos. Também não é opcional, é questão de vida ou morte na batalha espiritual que vivemos. 

Toda a armadura de Deus e estes conselhos de Paulo podemos ser resumidos numa palavra só: Santidade.
Busque a santidade, ande em santidade, seja santo. E o que é ser santo? É ser como Deus e obedecer tudo que Ele diz.
Viva baseado na verdade, guarde seu coração com obras de justiça, ande no Evangelho da paz, se proteja com a fé, tenha certeza da sua salvação, obedeça a Palavra de Deus, ore e vigie em todo o tempo e assim estará seguro contra as armadilhas do maligno e firme para sobreviver ao dia mau.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O teu rosto, Senhor, buscarei



Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.
Salmos 27:8


O Senhor por toda a história da Bíblia convida as pessoas a conhece-Lo. E por todos os dias da vida de todos Ele também está, ainda que não notemos, dizendo,  ''Buscai o meu rosto''.
Ele está todos os dias dizendo ''Me conheça'' ou  ''Me conheça mais'' para os que já se entregaram a Cristo.
Como eu disse por toda a bíblia Deus chama as pessoas para conhece-Lo e no Salmo 27:8 temos o melhor dialogo possível; de um lado o Pai chamando e de outro um filho respondendo que irá busca-Lo.
Mas como podemos buscar a Deus? Antes de partir para a forma como é bom entendermos algumas coisas necessárias para buscar a Deus

Tem que ser de todo o coração

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13

É mais que necessário e básico que ao buscar a Deus nosso coração por inteiro seja dele. Não é 99%, mas é 100%. Na prática o que seria busca-Lo de todo o coração ou entregar todo o coração a Deus? Significa não dividir o coração com mais nada. Não quer dizer que não amaremos mais outras pessoas, deixaremos de fazer atividades que gostamos entre outras coisas, mas que o primeiro lugar é o de Deus. Quando Deus mandar(na Bíblia ou particularmente ao seu coração) fazermos algo nós iremos fazer, pois nosso coração é todo Dele. Significa também não trocar Deus por nada. Quando digo isto falo muito mais além do que ir a igreja sempre que tiver culto, eu falo de não deixar Deus de lado nenhum dia, por nenhum motivo, mas sempre falar com Ele(orar) e ouvir Ele(Ler a bíblia).

Tem que ser com fé

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

É necessário também buscarmos a Deus com fé. Sabemos que fé é crer e esperar por algo que não vemos. Nesta situação, ter fé ao buscar a Deus é crer que nós O encontraremos somente porque Sua Palavra diz isso. Veja que duas crenças são requeridas ao buscar a Deus:
Crer que Ele existe- Crença básica esta.
Crer que Ele recompensa quem O busca
O que seria esta recompensa? Se trata tanto de encontra-Lo, Aquele a Quem buscamos, quanto fala de suas bençãos.

Tem que ser com compromisso

 O compromisso é uma das facetas de buscar Deus com todo o coração. Isso está ligado a questão de por Deus em primeiro lugar que já falei. O compromisso, que poderíamos chamar de aliança também é se unir a Deus num pacto. Significa não quebrar esta aliança, não parar de busca-Lo mesmo com sofrimentos, lutas e tristezas. Compromisso se trata de preferir Deus á outras coisas. Assim como o relacionamento de esposo e esposa pede compromisso, dedicação, lealdade, o mesmo com Deus. 

E como buscar a Deus?

*Oração
Já é mais que sabido que a principal forma de buscar a Deus é orando. Ele está perto dos que O invocam, dos que chamam por Ele( Is 55:6). Ore sempre. Fale com Ele as coisas mais simples até as mais complicadas.

*Lendo a Bíblia
A bíblia é a principal forma de Deus falar conosco. Ele pode usar sonhos, situações e muitas outras coisas, mas Ele mesmo ''se prendeu'' a sua Palavra e por ela nos guiamos. Se algo é contra a Bíblia deve ser descartado. E lendo a bíblia, estudando ela, examinando e se possível memorizando-a é outra forma de busca-Lo e ele quer que meditemos nela dia e noite como ordenou a Josué.

*Fazendo a obra Dele
Se envolver na obra de Deus, na Casa Dele, na Igreja é uma forma de se fortalecer e se achegar mais a Deus, estar num ambiente propicio a manifestação de Deus e é belo ver como o salmista amava estarna casa do seu Deus

Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.
Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão;
Salmos 27:4,5 


Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.
Salmos 26:8


Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente...
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
Salmos 84:4 e 10


Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.
Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.
Salmos 122:1,2




*Comunhão com irmãos

Intimamente ligado ao envolvimento com a casa de Deus está a união com os irmãos, uma coisa que fortalece-nos também na fé. Somos seres sociais, se não nos achegarmos as pessoas de Deus vamos nos achegar a outras pessoas..claro que teremos amigos não cristãos, mas temos também que ter a comunhão com os irmãos em Jesus

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união
Salmos 133:1


Por isso também em Provérbios 6 diz que seis coisas deixam Deus aborrecido, mas a sétima deixa Ele enojado e com abominação e isto é a pessoa que causa contenda entre irmãos e também nas dezesseis obras da carne descritas em Gálatas 5 seis delas são sobre divisão entre irmãos. 

Busque ter uma vida pessoal com Deus. As experiencias virão como consequência. Estar na casa de Deus e com os irmãos também nos envolverá mais em Deus.

Que possamos todos os dias ouvir Deus nos chamando, como o salmista ouviu e responder como ele respondeu: ''O teu rosto, Senhor, buscarei.''


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Seja como Davi



Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e animoso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.
1 Samuel 16:18


Este é um verso conhecido que retrata qualidades de Davi que devemos buscar ter.
 ''um filho de Jessé, o belemita''. Isto fala ao meu coração sobre honrar os pais. Sabemos que Davi era maltratado pela família e enquanto seus irmãos iam para a guerra e estavam perto do rei Saul ele cuidava das ovelhas de seu pai Jessé e com amor. Quando Davi mata Golias e lhe perguntam quem é seu pai ele não hesita em responder quem era. O que podemos ver de tudo isto é que ele não nutria rancor de seu pai, antes fazia tudo com amor pra ele. É uma qualidade que precisamos hoje mais do que nunca, já que estamos em tempos de inversão de valores, onde o que foi profetizado na bíblia se cumpre a cada dia com mais frequências ''Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão''( Mt 10:21)

''sabe tocar'' O menino Davi tocava harpa o que aponta para ele como sendo um adorador o que todos já sabemos pelos seus belos salmos(ao todo 71 registrados). Isto quer dizer que Davi adorava ao Rei dos reis quando estava só e esquecido como pastor de ovelhas tanto quanto se tornou famoso rei e guerreiro em Israel. Ele não mudou para pior com as bençãos. Não mudou quando Deus o exaltou e devemos buscar ser assim. Ele cometeu seus pecados como todos nós, mas nunca deixou de ter um coração quebrantado e humilde diante do Criador. 

''É valente'' Uma outra qualidade necessária para todos a serviço do reino de Deus. O mundo jaz no maligno, mas durante nossa vida vamos levando o reino dos céus por onde passamos e precisamos de valentia para não recuar com medo. Muitos na bíblia foram quem foram, dentre outras coisas, por terem valentia, tais como:
*Moisés e Arão diante de faraó
*Ester que teve valentia em ir falar com o rei sem ser convidada
*Gideão e os 300 que em número muito menor foram guerrear
*João Batista ao falar contra Herodes
*Todos os apóstolos ao serem perseguidos e continuarem

''Animoso'' Outras traduções trazem o sinônimo vigoroso. Aqui nos mostra que apesar de tudo, apesar das humilhações e desprezos ele tinha animo, não vivia para baixo. Ele não esperou a benção de Deus chegar na sua vida para ser animado, porque a maior benção ele já tinha, o Deus de todas as bençãos.

''Homem de guerra'' Ou seja, ele não era pessoa que fugia da batalha. E temos que ser assim. Isso não quer dizer ser uma pessoa irada ou briguenta, mas ser pessoa de guerra no mundo espiritual e na vida em geral. Quando surgir uma situação que necessite de oração e jejum, não recuar, mas entrar para a guerra. Quando o pecado surgir fazer guerra contra ele. Quando pessoas te atacarem não guerrear contra elas, mas contra os principados que controlam ela. Quando desafios e problemas aparecem encara-los.

''Prudente em palavras'' Ah coisa que falta em nossos dias. Tantos alertas na Palavra sobre o quão a língua é perigosa e deve ser usada com cuidado. Pode ter um grande poder para o bem, animando as pessoas e abençoando, mas também pode ter um poder auto destrutivo, destrutivo ao próximo, amaldiçoador e murmurador. Temos que ser prudentes em palavras. Temos que ser prontos, preparados para ouvir e atrasados, tardios para falar. O Espirito Santo nos conceda domínio próprio para domar a língua.

''Gentil presença'' Creio que seja uma das características que Davi possuía e que menos temos hoje e por isso as vezes nem entendemos o que seria essa gentil presença. Onde Davi chegava ele era bem quisto. Por onde formos também temos de passar paz as pessoas para que elas confiem em nós e abram o coração a mensagem que formos dar a elas. E eu pessoalmente creio que Davi tinha gentil presença por causa da próxima e última característica.

''O Senhor era com ele'' Realmente esta é a mais importante das qualidades que alguém pode chegar a ter. Como disse,ele tinha gentil presença porque o Senhor era com ele. Já ouvi muitos casos de pessoas que eram tão cheias de Deus que apenas ao estarem num lugar elas mudavam o clima do ambiente. Se o Senhor for conosco teremos isto, poderemos ter todas as outras características e o mais importante, cumpriremos o plano de Deus para nós. Aquilo para o qual nascemos na Terra para fazer; aí acharemos a tal da felicidade que tantos procuram; aí acharemos a paz e a alegria real, mesmo com muitas aflições.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

O principio da sabedoria



“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do Santo é prudência” (Provérbios 9:10).


. O mundo cristão está cheio de boas teorias, pensamentos e conhecimento teológico. Entre em qualquer livraria cristã e você verá incontáveis livros excelentes. Porém cada vez mais parece que a igreja fica mais dormente e distraída. Por que? O que falta é a pratica. Obedecer aos mandamentos de Deus faz toda a diferença. Não basta só ouvir, entender e guardar no coração. Se apenas fizermos isso estaremos criando nossa casa na areia. Mas se praticarmos estaremos criando nossa casa na firme Rocha.

E o que isto tudo tem a ver com o titulo sobre sabedoria? Tudo!
A sabedoria do mundo se acha em estudar muito, conhecer muito, fazer faculdades, cursos, ler muitos livros....mas a sabedoria descrita pela bíblia, a sabedoria que vem do Criador é diferente, e é loucura para o mundo. Esta sabedoria de Deus se encontra em praticar e obedecer Sua Palavra.
Como foi lido no começo a sabedoria tem seu inicio no temor do Senhor. E o que é este temor? Não é ter medo, mas sim respeito e obediência a Deus, nós temos a sabedoria de Deus quando praticamos o que Ele diz.
A bíblia diz que Salomão foi o homem mais sábio que já existiu e por seus provérbios podemos ver isto. Ele escreve muita coisa a respeito da sabedoria, vejamos um pouco:

''' Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.''

Provérbios 1:33
Neste capitulo de provérbios e em alguns outros vemos a sabedoria como um ser que clama e chama pelas pessoas e quer que as pessoas sejam sábias, mas ninguém a ouve. Podemos entender daqui que Deus quer muito dar sabedoria Dele a quem estiver disposto a ter. E neste ultimo verso é dito que o que der ouvidos(der atenção) a sabedoria estará seguro e livre do mal.

Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,

Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
Provérbios 2:1-5

O capitulo 2 continua, com uma bela linguagem, falando sobre a sabedoria, desta vez dizendo que devemos busca-la. Aceitando estas palavras, escondendo a lei de Deus no coração como se esconderia um tesouro valioso, estando atento a sabedoria e se inclinando a ela, se voltando, indo em direção a esta sabedoria.


Poderia continuar falando aqui por muitas linhas sobre a sabedoria(somente no livro de provérbios) e desejo fazer isto no futuro, mas por enquanto já vimos o bastante


Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.

Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Tiago 3:13-17

Tiago fala novamente sobre sabedoria e prática. Ele diz que quem é sábio e entendido deve mostrar que é isto por meio das suas obras, seus atos que devem ser de mansidão e sabedoria. Logo uma pessoa que age sempre com ira, de forma precipitada, causando confusão não tem sabedoria ainda.

No verso 15 ele mostra que há duas sabedorias: uma terrena, animal e diabólica e a outra que vem do alto, dos céus, de Deus.
Esta sabedoria terrena é do campo natural, qualquer um pode alcança-la e ela está limitada somente a nossa curta vida na Terra. Ela também é animal e diabólica, isto fala de pecado. Quando li estas duas características lembrei de algo que li no livro Cristianismo puro e simples sobre pecado, dizendo que os pecados podem despertar nosso lado animal ou o diabólico. O lado animal é o nosso lado feroz, brutal, carnal, irado. Já o lado diabólico é mais terrível, é a parte que vem literalmente do inferno, o orgulho, mentira. Poderíamos dizer que animal são pecados que todos podem perceber explicitamente como homossexualidade, promiscuidade, ira descontrolada. O diabólico é o que não é notado com facilidade como a soberba, a incredulidade etc..
Mas o que isso tem a ver com a sabedoria terrena mesmo? É que esta sabedoria natural leva ao despertamento deste lado animal e diabólico. Por isso no verso 14 Tiago escreve que se tivermos inveja e desejo de divisão(sentimento faccioso) que é o lado animal ou soberba(se gloriar) e mentira que é o lado diabólico, nós temos a sabedoria terrena, mas não a do alto.
Logo após isto Tiago lista oito características da sabedoria do alto

Pura- Esta sabedoria é sem maldade, é santa, sem malicia

Pacífica- Ela não gera contenda, nem divisão. Ela trás paz as brigas, pois orienta e aponta a solução
Moderada- Ela trás equilíbrio pra vida, entre nossa vida espiritual e a natural.
Tratável- Ela ensina as pessoas a tratarem gentilmente umas as outras
Cheia de misericórdia- A pessoa com a sabedoria de Deus é bondosa, não quer provar que os outros estão errados, mas age com compaixão
Bons frutos- Ela produz bons frutos nas pessoas, boas obras, bons atos que glorificam a Deus.
Sem imparcialidade- Aqui fala de justiça, isso me lembra de Levi tico 19 onde diz para num julgamento não favorecer o pobre por ser pobre nem o rico por ser rico. Deus é justo e faz o sol nascer sobre bons e maus, devemos fazer o bem a bons e maus
Sem hipocrisia- Isto é, a pessoa é honesta, verdadeira, sem fingimento em nada.

Futuramente farei mais posts sobre este amplo e profundo assunto que é a sabedoria que vem de Deus

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Deus perdoa


Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.
Salmos 32:1

Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos. Romanos 4:7



O perdão de Deus é algo sublime, mas muitas vezes não conseguimos entender e por isso aceitar por completo. Mas quero tratar aqui de algumas características do perdão do Pai

Um dos atributos mais essenciais de Deus é a santidade, e sendo Santo Ele é tão puro de olhos, que não pode ver o mal, e a opressão não pode contemplar(Habacuque 1:13) e por esta razão quando o pecou foi separado de Deus (Isaías 59). Mas por causa de outro atributo de Deus, seu amor e sua graça Ele proporcionou um caminho de salvação, um retorno na estrada de morte que vivíamos e assim podemos ir em direção a Deus e conhece-Lo. 
Então o que falta para a humanidade sair do caos e encontrar Deus? Somente ter fé em Jesus, aceitar Sua Graça e seu perdão.
Mas como funciona esse tal perdão de Deus? É igual ao perdão dos homens?

* O perdão de Deus é instantâneo 
Temos que entender que no mesmo momento em que pedimos perdão a Deus sinceramente Ele nos perdoa na mesma hora. Não é 5 minutos depois, no dia seguinte, uma semana depois. É na mesma hora.

* O perdão de Deus é completo
''E os purificarei de toda a iniquidade do seu pecado contra mim; e perdoarei todas as suas iniquidades, com que pecaram e transgrediram contra mim '' Jeremias 33:8
Eu entendo que a maior barreira para entendermos e aceitarmos o perdão de Deus é que comparamos com o perdão humano. Muitas vezes dizemos perdoar alguém, mas na verdade não é completo, perdoamos alguns erros e outros não ou só parte de um erro. Mas Deus não é assim. Quando Ele perdoa é por completo, por inteiro.

*O perdão de Deus é definitivo 
Com isto quero dizer que Deus não volta atrás naquilo que perdoou. 
Também é comum no ''perdão humano'' nós perdoarmos, mas depois ''jogarmos na cara'' aquele erro que falamos que foi perdoado. Com isto na verdade estamos voltando atrás no perdão. Deus porém, não é assim. Quando você se arrepende de verdade e pede perdão, Ele perdoa e não se lembra mais disso. Claro que isto é uma linguagem figurada, Deus conhece o pecado, mas a Palavra está dizendo que não importa mais, pois Deus apagou o teu pecado. Ele declara em Sua Palavra:

Isaías 43:25 'Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro“

''porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.''
Jeremias 31:34


Miqueias 7:18,19 : “Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.”

Este texto de Miqueias em especial é muito interessante, pois chega a dizer que Deus tem prazer na misericórdia. Deus não perdoa porque tem que perdoar, até porque ninguém obriga Ele a nada, mas Ele perdoa porque Ele quer perdoar. Deus anseia, tem vontade, muito desejo de perdoar nossos pecados. 
E uma outra expressão usada pelo profeta e que é bem famosa é a do mar do esquecimento. A ideia de que Deus lança nossos pecados perdoados no fundo do mar, em águas profundas. O fundo do mar que é tão cheio de mistério e onde o homem nunca explorou por completo. Um lugar assim, totalmente inacessível é onde Deus quer jogar todo nosso pecado.


Como receber este perdão de Deus?

*Pedindo perdão
É meio obvio, mas tem de ser dito. Deus nos perdoa quando pedimos perdão. Sendo mais especifico, quando nós confessamos o pecado. Em muitos casos nós somos muito bons para dar desculpas, mas Deus perdoa só pecados confessados, sem desculpas!
Muitas vezes falamos ''Eu pequei porque foi mais forte''; ''Eu estava cansado''; ''Achei que não tinha nada a ver'' E isto tudo são desculpas, são máscaras. Mas confessar é diferente. É realmente e simplesmente dizer ''Pai, eu errei, me perdoa''.

*Perdoando os outros
Este é um conceito já bem conhecido também, porém não é muito querido. Mas não há alternativa. A própria oração do Pai Nosso diz isso:

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
Mateus 6:12


Deus vai nos perdoar conforme nós perdoamos os nossos irmãos
Logo que acaba de ensinar este Oração do Pai Nosso Jesus chama logo a atenção para este assunto do perdão

''Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
Mateus 6:14,15''


Concluo deixando abaixo, para quem quiser ler, uma parte do capitulo ''Perdão'' do livro Cristianismo puro e simples do celebre C.S. Lewis

 ''7. O PERDÃO
Eu disse no capítulo anterior que a castidade era a menos popular das virtudes cristãs. Mas não estou tão certo disso. Acredito que haja uma virtude ainda menos popular, expressa na regra cristã "Amarás a teu próximo como a ti mesmo". Porque, na moral cristã, "amar o próximo" inclui "amar o inimigo", o que nos impinge o
odioso dever de perdoar nossos inimigos. Todos dizem que o perdão é um ideal belíssimo até terem algo a perdoar, como nós tivemos durante a guerra.
Nesse momento, a simples menção do assunto é recebida com bramidos de ódio. Não é que as pessoas julguem essa virtude muito elevada e difícil de praticar: julgam-na, isto sim, odiosa e desprezível. "Essa conversa nos dá nojo", dizem. E metade de vocês já deve estar querendo me perguntar: "E, se você fosse judeu
ou polonês, perdoaria a Gestapo?" Eu também me faço essa pergunta. Faço-a muitas vezes. Do mesmo modo, quando o cristianismo me diz que não posso negar minha religião mesmo que seja para me salvar da morte pela tortura, pergunto-me muitas vezes qual seria minha atitude numa situação dessas. Neste livro, não quero lhe dizer o que eu faria — aliás, o que posso fazer é bem pouco —, mas sim o que é o cristianismo. Não fui eu que o inventei. E ali, bem no meio dele, encontro as palavras: "Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores." Não há a menor insinuação de que exista outra maneira de obtermos o perdão. Está perfeitamente claro que, se não perdoarmos, não seremos perdoados. Não há alternativa. O que podemos fazer? Vai ser difícil de qualquer modo, mas creio que existem duas coisas que podemos fazer para facilitar um pouco as coisas. Quando vamos estudar matemática, não começamos pelo cálculo integral, mas pela simples aritmética. Da mesma maneira, se realmente queremos (e tudo depende dessa vontade real) aprender a perdoar, o melhor talvez seja começar com algo mais fácil que a Gestapo. Você pode começar por perdoar seu marido ou esposa, seus pais ou filhos ou o funcionário público mais próximo por tudo o que fizeram e disseram na semana passada. Isso já vai lhe dar trabalho. Em segundo lugar, você deve tentar entender exatamente o que significa amar o próximo como a si mesmo. Tenho de amá-lo como amo a mim mesmo. Bem, como é exatamente esse amor a mim mesmo? Agora que começo a pensar no assunto, vejo que não nutro exatamente um grande afeto nem tenho especial predileção pela minha pessoa, e nem sempre gosto da minha própria companhia. Aparentemente, portanto, "amar o próximo" não significa "ter grande simpatia por ele" nem "considerá-lo um grande sujeito". Isso já deveria ser evidente, pois não conseguimos gostar de alguém por esforço. Será que eu me considero um bom camarada? Infelizmente, às vezes sim (e esses são, sem dúvida, meus piores momentos), mas não é por esse motivo que amo a mim mesmo. Na verdade, o que acontece é o inverso: não é por considerar-me agradável que amo a mim mesmo; é meu amor próprio que faz com que eu me considere agradável. Analogamente, portanto, amar meus inimigos não é o mesmo que considerá-los boas pessoas. O que não deixa de ser um grande alívio, pois muita gente imagina que perdoar os inimigos significa concluir que eles, no fim das contas, não são tão maus assim, ao passo que é evidente que são. Vamos dar um passo adiante. Nos meus momentos de maior lucidez, vejo que não somente não sou lá um grande sujeito como posso ser uma péssima pessoa. Recuo com horror e repugnância diante de certas coisas que fiz. Logo, isso parece me dar o direito de me sentir horrorizado e repugnado diante dos atos de meus inimigos. Aliás, pensando no assunto, lembro que os primeiros mestres 43
cristãos já diziam que se devem odiar as ações de um homem mau, mas não odiar o próprio homem; ou, como eles diriam, odiar o pecado, mas não o pecador. Por muito tempo julguei essa distinção tola e insignificante: como se pode odiar o que um homem faz e não odiá-lo por isso? Somente anos depois me ocorreu que fora exatamente essa a conduta que eu sempre tivera com uma pessoa em particular: eu mesmo. Por mais que eu abominasse minha covardia, vaidade ou cobiça, continuei amando a mim mesmo. Nunca tive a menor dificuldade para isso. Na verdade, a razão mesma pela qual detestava tais coisas é que amava o homem que as cometia. Por amar a mim mesmo, sentia um profundo pesar por agir assim. Conseqüentemente, o cristianismo não quer ver reduzida a um átomo a aversão que sentimos pela crueldade e pela deslealdade. Devemos odiá-las. Não devemos desdizer nada do que dissemos a esse respeito. Porém, devemos odiá-las da mesma forma que odiámos nossos próprios atos: sentindo pena do homem que as praticou e tendo, na medida do possível, a esperança de que, de alguma forma, em algum tempo e lugar, ele possa ser curado e se tornar novamente um ser humano....
Imagino que alguém dirá: "Bem, se podemos condenar os atos do inimigo, puni-lo e mesmo matá-lo, qual é então a diferença entre a moral cristã e a moral comum?" Toda a diferença do mundo. Lembre-se de que nós, cristãos, acreditamos que o homem vive eternamente. Logo, o que realmente importa são as pequenas marcas
deixadas e as pequenas mudanças feitas na parte central e interior da alma, as quais vão nos tornar, a longo prazo, numa criatura celestial ou infernal. Talvez sejamos obrigados a matar, mas não devemos alimentar o ódio nem gostar de odiar. Podemos punir, se isso for necessário, mas não devemos gostar de punir. Em outras palavras,
os sentimentos de ressentimento e de vingança devem ser simplesmente exterminados de dentro de nós. Bem sei que ninguém tem o poder de decidir que, deste momento em diante, não terá tais sentimentos. As 
coisas não acontecem assim. Quero somente dizer que, toda vez que esses sentimentos levantarem a cabeça, devemos
espancá-la — dia após dia, ano após ano, até o fim da nossa vida. É um trabalho árduo, mas não é impossível tentar executá-lo. Mesmo no momento em que castigamos ou matamos o inimigo, devemos sentir por ele o mesmo que sentimos por nós — devemos desejar que ele não seja mau; devemos ter a esperança de que
algum dia, neste mundo ou em outro, ele venha a curar-se. Falando claramente, devemos desejar o seu bem. E isso que a Bíblia quer dizer com o amor ao próximo: desejar o seu bem, sem ter de sentir afeto nem dizer que ele é gentil quando não é. Admito que isso significa amar pessoas que não têm nada de amáveis. Mas pergunto: será que eu mesmo sou uma pessoa digna de ser amada? Amo a mim mesmo simplesmente porque sou eu mesmo. Deus quer que amemos a todas as criaturas, todos os "eus", da mesma forma e pela mesma razão: apenas, no caso pessoal de cada um, já deu o resultado certo da conta para nos ensinar como é que se soma. Devemos, a partir disso, aplicar
a regra a todas as outras pessoas. Talvez isso se torne mais fácil se lembrarmos que é dessa forma que ele nos ama. Não pelas belas qualidades que julgamos possuir, mas simplesmente porque cada um de nós é um "eu". Pois, na realidade, não existe mais nada em nós que seja digno de amor: nós, que encontramos um prazer tão

grande no ódio que abdicar dele é mais difícil que largar a bebida ou o cigarro..''



terça-feira, 21 de julho de 2015

Como acontece o avivamento



Oração do profeta Habacuque sobre Sigionote.
Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.
Habacuque 3:1-2

Quero comentar hoje um pouco sobre avivamento. Uma palavra muito falada em nossas igrejas, mas o que viria a ser de fato? E como ele se tornar uma realidade? Quais são as barreiras? 
Avivamento significa dar vida, renovar ou numa expressão melhor, despertar.
O profeta ao pedir que Deus avive Sua obra está deixando uma coisa clara: A obra de Deus entrou numa certa decadência espiritual. Se precisamos que Deus avive-nos é porque nós estamos num declínio. 
Habacuque vivia no meio de um povo que estava em ruína espiritual e é certo que vivemos em tempos assim também. O mundo nunca esteve tão depravado e a igreja nunca esteve tão fria e contaminada pelo pecado. Mas Deus mesmo quer avivar Seu povo.
O avivamento não é feito pela igreja nem por mãos humanos; somente o Espírito Santo pode operar isto. Mas a igreja tem o papel de buscar e estar pronta para ser avivada. Buscar esta obra que tem foco de trazer a santidade para o povo.

*Avivamento começa com oração

Todos os avivamentos que já ocorreram(depois farei um post com as histórias dos avivamentos) começaram com um pequeno grupo de pessoas orando e clamando a Deus por uma renovação. Por isso mesmo não existe avivamento sem oração. O grande pregador Leonard Ravenhill que tanto falava sobre oração e avivamento declarou que o avivamento tarda porque não oramos. Logo no primeiro verso de Habacuque 3 temos este segredo revelado quando diz ''Oração do profeta Habacuque''. Ou seja, o profeta estava rogando a Deus, orando por um avivamento. O avivamento começará quando a Igreja ter uma cultura de oração, ter uma vida de oração, não somente nos cultos, mas em seus quartos diariamente. É só ai que a igreja estará preparada para ser avivada. O profeta diz para Deus ter misericórdia e avivar sua Obra e um grande homem de Deus disse certa vez que quando Deus quer fazer misericórdia entre seu povo Ele o leva a orar. Na verdade a igreja só irá orar e pedir aquilo que Deus já deseja muito fazer. 

*Ouvem a voz de Deus
Depois da oração as pessoas começam a ouvir a voz de Deus. Elas tem seus ouvidos espirituais abertos para as instruções de Deus e elas começam a ouvi-Lo e abrir o coração para Ele, sem incredulidade, com um coração sensível.

*Arrependimento  
Após ouvir a voz de Deus as pessoas se arrependem, mas um arrependimento sincero e de todo o coração, não um remorso ou culpa, mas um arrependimento promovido pelo Espírito de Deus. Um arrependimento com lágrimas, real, uma tristeza pelos nosso pecados. Como disse Billy Graham ''Avivamento não é descer a ladeira cantando, mas subir ao Calvário chorando'' A essência do avivamento é a santidade.

*Pedido de perdão
E como se segue sempre a um arrependimento verdadeiro, as pessoas pedem perdão pelos pecados cometidos contra seus irmãos e contra Deus. 

*Abandono completo das práticas antigas
E após a obra ter sido feita dentro de nós, no nosso coração ela chega ao exterior. Deus sempre começa sua obra dentro do nosso coração para depois ir para fora. Ele só abençoa fora quando dentro está como Ele quer. E num avivamento, após a fase de arrependimento e pedido de perdão naturalmente as pessoas deixam suas más práticas, seus maus hábitos, seus vícios. Um exemplo disto é as pessoas na cidade de Éfeso que jogaram fora todos os seus objetos de feitiçaria e paganismo ao se entregarem a Cristo. Quando se fala em avivamento, é algo para a Igreja, mas isto também afeta a sociedade em geral, ainda mais porque uma igreja avivada está sempre, pelo Espírito Santo, alcançando mais pecadores. E todos nós precisamos nos converter mais e mais ao Senhor todos os dias, no sentido de nos renunciarmos sempre e ir pelo Caminho Dele.

*Restauração do culto e enchimento do Espírito Santo
Se um povo que antes do avivamento vivia em um declínio espiritual, também tinha cultos decadentes, mas depois de avivados tem seu culto restaurado e as pessoas são cheias com a presença de Deus, a adoração é real e a fumaça do Senhor enche suas vidas.

*Obediência diária a Deus
Este enchimento do Espírito Santo de um avivamento real não é passageiro. Há pessoas que se enchem de Deus, mas depois apagam Ele. Se enchem Dele, mas logo se esvaziam, estão cheias de furos e brechas na suas vidas.

Já aconteceram muitos avivamentos por todo o mundo e por toda a história, mas infelizmente a maioria deles não deu certo creio que porque nesta ultima fase as pessoas queriam ''engaiolar o Espírito Santo''. Ao serem cheias Dele queriam O controlar, pensaram ser donas do poder de Deus, como simão, o mágico querendo comprar o poder do Espírito Santo. E quando ocorre isto com um avivamento, com um mover do Espírito ele deixar de ser Obra de Deus e vira movimento de homens. Depois ele paralisa e se torna algo como um monumento, uma coisa de museu onde é somente lembrado. E se ficar somente na lembrança ele trás morte, trás inércia total.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

A Graça, o Amor e a Comunhão



A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
2 Coríntios 13:13

Este verso é conhecida como a benção apostólica, falada no final dos cultos de algumas congregações. De tanto ouvi-lo podemos nos acostumar com estas palavras, mas elas expressam profundos segredos espirituais

A Graça do Senhor Jesus Cristo
''Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo'' 
João 1:17

Sem dúvida a maior expressão da graça de Deus é Jesus Cristo vindo a Terra para nos dar salvação. Pela graça somos salvos, pela graça recebemos o que não merecemos e o que nunca mereceríamos; a salvação do inferno e a herança da vida eterna. 
Que lembremos disso todos os dias, que não somos dignos de nada bom e tudo que temos de bom é ato de graça de Deus. Até mesmo nossa inteligencia natural, nossa educação e aquilo que fazemos de bom tem origem em Deus.

O amor de Deus
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Talvez a passagem mais conhecida da bíblia, junto com os salmos 23 e 91, aqui vemos a maior expressão de amor do universo. Deus oferecendo Seu Filho pela humanidade. Deus enviando Seu Único Filho para morrer a nossa morte, para que vivamos a vida Dele. 
É certo que Deus nos amou tanto que deu tudo que tinha. Por isso também temos que dar tudo que temos por Ele, toda nossa vida, todos os nossos dias, todo nosso coração e mente. Que este amor único e inigualável nos constranja todos os dias. Que a cruz de Jesus nunca seja mais uma coisa legal na nossa vida, que nunca nos acostumemos com a morte de Jesus e sua ressurreição. 

A comunhão do Espírito Santo

Primeiro falamos da graça que veio por Jesus, depois do amor de Deus por cada um de nós e aqui lemos sobre a comunhão do Espírito. Que comunhão seria esta? É a comunhão nossa com Ele, nosso relacionamento com Deus através do Seu Espirito. Deus esta aqui enfatizando que Ele quer ter uma relação conosco, um envolvimento, uma comunhão. Ele quer nos conhecer. Não que Ele já não saiba tudo de nós, mas Ele quer que abramos nosso coração para Ele, deixemos Ele entrar e tenhamos uma vida, uma caminhada com Ele e não escutemos Naquele Dia ''Apartai-vos de mim, pois nunca vos conheci'.
Ele quer também que conheçamos Ele, pois se buscarmos com sinceridade de coração O acharemos. E se O conhecermos teremos tudo que precisamos. Toda paz, todo consolo, toda alegria, toda felicidade. Acharemos em Cristo todos os tesouros. Coloquemos nosso coração Nele pela comunhão com o Espírito Santo.

domingo, 19 de julho de 2015

Relacionamento sério com Jesus


 ''...
eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.
João 15:15
Um relacionamento é algo que se existe entre duas ou mais pessoas. Jesus quer, espera e está disposto a ter um relacionamento conosco, tanto que foi pra cruz por causa disso.
Um relacionamento com Deus é exatamente como um relacionamento com outras pessoas que amamos. Mas Deus não é qualquer um, como se dá esse relacionamento? 
Há alguns pontos que quero destacar.

*Ele quer um relacionamento sincero

'' Com o homem sincero Te mostrarás sincero. Salmo 18.25''

O salmista diz que Deus se mostrará sincero ao que for sincero com Ele. Não que Deus vá  mentir ou enganar a alguém, mas sim que Ele se revela de forma clara aos que o buscam sinceramente. Aos que querem ter Deus nas suas vidas, não como uma barganha e troca, buscando a Deus pensando em receber coisas, mas sim somente querendo-O pelo que Ele é

*Ele quer um relacionamento que seja de todo o coração

'' "Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração". Jeremias 29:13.''

Isto significa se entregar a Ele com tudo que somos e temos, significar por somente Nele o nosso coração, ''pois onde o coração aí está o nosso tesouro'' e nada melhor que ter Nele o nosso tesouro. Do coração também procedem as fontes da vida, se nosso coração estiver Nele, guardado Nele, certamente a vida que fluirá será a vida de Deus. De todo o coração significa sem reservas, é remover todas as outras opções que podem nos afastar desta relação.

*Ele quer um relacionamento intimo 

''Chegai-vos a Deus e Ele se achegará a vós..'' Tiago 4:8

Se chegarmos perto de Deus, Ele vai chegar perto de nós também. Isso é descrição de intimidade. Infelizmente poucos de nós conseguimos ter verdadeira intimidade com Deus e como Moisés a quem o Senhor falava face a face, mais raro ainda. Deus chama apenas dois homens na bíblia de amigos: Abraão e Moisés. Intimidade implica em conhecer segredos, coisas ocultas que mais ninguém sabe. De Abraão Deus diz ''Ocultaria Eu algo que faço a Abraão?'' Gênesis 18:17 e então Deus revela a Abraão que iria destruir Sodoma e Gomorra. 
Sobre Moisés também Deus diz ''Com os outros falo por mistérios, mas com Moisés, face a face'', isto é intimidade, e se naquele tempo era possível que estes homens fossem íntimos de Deus muito mais hoje, depois do perdão e libertação dos pecados. Ele mesmo preparou o caminho para irmos até Ele. Como esta escrito no verso que vemos no começo o amigo sabe o que Deus faz, conhece Seus segredos.


Dê a Deus presentes

Assim como damos presentes a amigos e familiares é bom também dar presentes a Deus. Mas como seria isto visto que Deus não necessita de nada e é dono de tudo?

*Deus gosta de celular...desligado
Ele ama isto. O celular tem afastado tanto essa geração Dele. É um dos truques do inimigo; não oferecer algo mal, mas algo neutro e que nos distrai. 

*Deus gosta de internet...off line
Ligado ao celular está a internet, buscamos mais o sinal de wi fi que o sinal de Deus em nossas vidas. Damos toda a atenção a internet, as redes sociais, menos a Deus do nosso lado. E ainda queremos que nossa vida mude.

*Deus gosta de porta..trancada
''Entra no teu quarto, fecha a porta de teu quarto e ora a Teu Pai que vê em secreto'' disse Jesus. Ele ama quando oramos, quando dedicamos um tempo só a Ele, sem interrupções. Ele ama isso porque nos aproxima(e Ele nos quer perto) e porque nos faz bem. 

Evite aquilo que desagrada a Deus

E de forma semelhante a que presenteamos quem amamos também evitamos fazer aquilo que desagrada quem amamos e se amamos a Deus faremos isso também. Mas o que evitar?

*Deus odeia o pecado. Isso nem é preciso falar, Deus abomina o pecado e abomina tanto que quer tirar isso de nós. 

*Deus não gosta de ficar muito tempo sem que falemos com Ele
Todos os dias Ele tem algo para o nosso coração, algo para enfrentarmos as lutas, vencermos as tristezas e superarmos desafios. Por isso muitos de nós cristãos estamos perdendo a guerra, pois pararmos pouco pra ouvir o que Deus tem a nós dizer, e é isto que fará a diferença na nossa vida.

*Deus não gosta que nos machuquemos
Aqui falo sobre guardar coisas ruins no nosso coração. Deixar brotar uma raiz de amargura ali é mortal. Se deixarmos a magoa, rancor, amargura, ódio, tristeza, raiva crescer e morar em nosso coração ficaremos endurecidos e deixaremos de ouvi-Lo e logo estaremos muito longe dele

  Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.
Hebreus 3:12

Com isto eu termino. Que tenhamos um relacionamento sincero, de todo o coração e intimo com Deus. Que façamos o que Ele gosta e evitemos o que Ele não gosta e que não exista em nós coração perverso e incrédulo, dominado pelo pecado e magoas, porque isto nos afastará de Deus e matará o relacionamento mais importante que alguém pode ter. 






domingo, 12 de julho de 2015

4 motivos para perseverar na oração



''Perseverai na oração''
Romanos 12:12 1 Colossenses 4:2

Somos ordenados a sermos perseverantes na oração. Primeiramente, o que viria a ser perseverança?
Significa manter a paciência e o esforço mesmo sobre pressão ou dificuldades. Parece fácil, mas é difícil praticar e viver. Ser perseverante na oração quando parece não haver solução ou resposta de Deus é algo árduo, mas que tem suas vantagens:

1- Para que minha mente seja direcionada a Deus
Sempre que oramos, inevitavelmente elevamos nossa mente a Deus. Nós nos aproximamos de Deus, entramos na sala do trono e somos contagiados e envolvidos pela presença do Altíssimo. E ao longo do tempo, quando continuamos orando, dia após dia e depois parece não responder, Ele pode estar na verdade querendo que mudemos também. Pois conforme vamos passando tempo na presença Dele começamos a nos conformar a Sua imagem.

2- Para que eu aprenda a pedir corretamente
Muitas vezes também nós oramos, mas não sabemos como pedir, nossos pedidos são egoístas(só para nós), orgulhosos(nós merecemos) ou é um pedido vago e não especificado(Tipo: ''Deus, quero um emprego'', é algo muito vago). Para estes casos Deus quer que eu e você aprendamos com o tempo a como pedir corretamente, com sabedoria. 
Os nossos pedidos pode ainda ser ''para ontem'', super apressados e Deus pode querer nos ensinar a como pedir com paciência e tendo fé Nele. 
E muitas e muitas vezes nossos pedidos são inuteis ou coisas que nos farão mal e Deus sabe que quando Ele não responde muitos de nós começamos a mudar um pouco os pedidos, começamos a rever se é isto mesmo que precisamos e que Deus quer.

3- Para que a minha fé se fortaleça

Com certeza uma das coisas que mais Deus deseja e trabalha é para termos uma fé forte, para confiarmos somente Nele. A fé é a porta que pode permitir Deus nos abençoar como Ele quer. É fé que pela Graça, em Jesus, nos salva. Para muitos ter fé é dificil, mesmo que seja em Deus. Frustrações, incredulidade, medo são coisas que impedem a fé de crescer. Temos que entender também o porque Deus quer que nossa fé se fortaleça, porque quer que o ''justo viva pela fé''.
Eu creio que Deus saiba que é difícil ter fé por muitas razões. Mas Ele nunca seria amoroso e bom se nos deixasse sem fé, pois estaríamos jogados no mundo físico, dependentes das coisas terrenas ou de pessoas, algo que é terrível. 

4- Para que eu aprenda a depender de Deus
Este tópico é semelhante ao anterior. Na verdade, penso que um conduza ao outro. Ter a fé fortalecida conduz a vida de dependência em Deus. Como dizia logo acima, Deus é bom e quer tenhamos fé Nele, quer que dependamos somente Dele. Sabemos que para nossa fé crescer muitas dificuldades enfrentamos, a jornada é longa entre outras coisas. Mas de maneira nenhuma isto é para nosso mal. Deus sabe que Ele é o Único em quem devemos confiar e por nossa esperança. Ele pode usar pessoas para nos ajudar, mas continua sendo Ele agindo. A areia pode ser usada para muitas coisas, mas não vá fazer uma casa em cima dela, faça sobre a rocha firme, e a Única Rocha Firme conhecida é Deus. Se Deus nos deixasse viver uma vida só olhando e focados neste plano, isto sim seria maléfico.
                                                
Que você nunca desanime em oração, mas sempre persevere. Que sua fé continue sendo fortalecida Nele e isso seja reflexo de uma vida perto de Deus!