class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A armadura de Deus é a santidade


''Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,''
Efésios 6:11-18


Paulo escreve na carta aos Efésios sobre uma batalha espiritual que existe e o que podemos e devemos fazer em relação a esta batalha. Ele fala sobre nossos verdadeiros inimigos e sobre nossa armadura e como podemos lutar esta guerra. 

''Revesti-vos de toda a armadura de Deus'' 
Nós é que temos de vestir a armadura. Ela é de Deus, mas Ele não a vestirá em nós.

'' para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.''
Na vida seremos alvos de ciladas, armadilhas espertas e astutas do diabo e só venceremos elas se estivermos firmes. Tentações, situações, lugares ou relacionamentos que podem nos fazer mau, nos levar ao pecado ou nos afastar de Deus, ataques espirituais e muitas outras formas de ciladas virão sobre nós enquanto vivermos. 

''Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.''

Aqui Paulo revela quem são nossos inimigos. Ele explica algo que não havia sido dito antes claramente, que nossa luta é espiritual. Pessoas não são o inimigo, mas sim quem controla elas, quem está por trás delas. 

''Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.''
Antes ele falou sobre as ciladas do diabo e agora fala sobre algo mais profundo que é o dia mau. Não é mais uma dificuldade comum e corriqueira, mas sim o dia mau, um dia de luta mais intensa, tristeza mais profunda, tentações mais poderosas. Esse é o dia das trevas e por dia não entenda só um dia terreno, mas sim um certo período.
Alguns homens da bíblia passaram por este dia mau:
*Pedro quando negou Jesus(Ele estava sendo cirandado como trigo- Lucas 22)
*Elias quando pede a morte pela ameaça de Jezabel
*Jó quando perde tudo 
*Jesus no Getsemani quando ficou com a alma angustiada até a morte

''tendo cingidos os vossos lombos com a verdade''
Paulo usou a figura da armadura romana como ilustração para todos na época entenderem. Os lombos ou cintura do soldado eram cingidos com um cinto e Paulo compara isto com a verdade. Esta era a parte que mantinha todo o resto da armadura firme e unida. Sem esta parte toda a armadura ficaria solta e frouxa; assim é na vida do cristão. Temos que ter a vida baseada e fundamentada na verdade bíblica e na honestidade. Conhecendo a verdade da bíblia e vivendo por ela sem mentiras e em sinceridade teremos nossos lombos cingidos com a verdade''

''e vestida a couraça da justiça;''
A couraça do soldado protegia o coração. Assim também o nosso coração deve estar guardado sobre todas as coisas(Pv  4:23). Deve estar bem guardado, porque é dele que procedem as fontes da vida. Deve estar cercado pela justiça, pois é do coração que vem maus desígnios, as fornicações, os furtos, os homicídios, os adultérios,
as avarezas, as malícias, a culpa, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba e a loucura
(Mc 7:21,22). Para ter esta parte da armadura devemos então gurda-la com justiça, obras de justiça, retas diante de Deus., ser justos na nossa vida. 


''E calçados os pés na preparação do evangelho da paz''
Os calçados eram os responsáveis por manter o soldado de pé durante corridas e marchas na guerra e perseguições. Sem o calçado apropriado ele poderia escorregar ou tropeçar. Paulo aqui deixa claro sobre caminhar no Evangelho da paz. Onde formos temos que levar o evangelho e todas as nossas ações tem de ser apoiados no Evangelho. Sem isso não estaremos nos caminhos do Senhor.

''Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.'' 
O escudo que o soldado portava protegia ele contra dardos em chamas que os inimigos lançavam. Estes dardos tinham por objetivo causar incêndios, total destruição. O escudo era grande, com mais de um metro. Assim é a nossa fé, ela nos guarda contra as setas das dúvidas(Deus existe? Ele se importa? Ele faz milagres? Ouve suas orações?) e acusações(Você é pecador! Você não pode fazer a obra de Deus!) do inimigo que podem causar grande estrago. Sem a fé seremos totalmente alvejados pelo rival.

''Tomai também o capacete da salvação''
Este por sua vez protege a parte mais vital do corpo, a cabeça. O capacete da salvação, fala da convicção na mente de nossa salvação, certeza de que somos salvos. Temos que transformar nossa mente e não se amoldar ao mundo(Rm 12:2), nos revestir do capacete da esperança da salvação( 1 Tss 5:8) para termos a mente de Cristo ( 1 Corintios 2:16) e por isso pensar nas coisas que são de cima( Cl 3:2) e assim estaremos com nossa mente protegida pela salvação.

'' e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;''
Esta parte da armadura é diferente, pois todas as outras são para a proteção e suporte, mas a espada do Espírito é a única de ataque. Há duas formas de usarmos a Palavra como arma contra satanás e seu reino:
Falando a Palavra- Seja numa pregação, música ou numa conversa se a Palavra estiver sendo falada ela esta sendo como espada, seja para crentes ou não crentes. Por exemplo ao ver uma cena de morte ou acidente e você está com um não crente e falar algo rápido sobre Jesus ou vida após a morte, céu, inferno se baseando na Palavra você está usando esta espada. Mas claro também pode ser usada em salvos, ao exortar e aconselhar pela Palavra estamos usando esta espada de dois gumes, penetrante e eficaz. Um dos maiores exemplos que temos de a Palavra como arma é o próprio Jesus na tentação do deserto. 
Vivendo a Palavra- A outra forma de uso desta espada contra o reino das trevas é vivendo a Palavra, obedecendo aos mandamentos, praticando tudo que está na Bíblia. Isso é ter a espada do Espírito, a PALAVRA DE DEUS. 

''Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito''
Não faz parte da armadura, mas é o conselho bíblico dado logo depois da armadura. Orem, orem sem cessar, em todo lugar, em todo o tempo. Não despreze nem negligencie sua vida de oração. Este conselho pode ser melhor entendido com o próximo e último

'' e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,''
A ordem de vigiar traz uma questão: Porque vigiar? Primeiro para não cairmos em tentação, para nos protegermos, mas também temos de estar sempre atentos para poder orar em todo o tempo. Experimente, na medida do possível, orar em e a respeito de todo o lugar que você, passar, ver. Você estará sobre tudo, sobre as ruas que passa, as pessoas que vê, lojas, as pessoas que você conversa, esteja alerta quanto a todas e orando em Espírito nisto tudo. Não é impossível, é apenas questão de praticarmos. Também não é opcional, é questão de vida ou morte na batalha espiritual que vivemos. 

Toda a armadura de Deus e estes conselhos de Paulo podemos ser resumidos numa palavra só: Santidade.
Busque a santidade, ande em santidade, seja santo. E o que é ser santo? É ser como Deus e obedecer tudo que Ele diz.
Viva baseado na verdade, guarde seu coração com obras de justiça, ande no Evangelho da paz, se proteja com a fé, tenha certeza da sua salvação, obedeça a Palavra de Deus, ore e vigie em todo o tempo e assim estará seguro contra as armadilhas do maligno e firme para sobreviver ao dia mau.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O teu rosto, Senhor, buscarei



Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.
Salmos 27:8


O Senhor por toda a história da Bíblia convida as pessoas a conhece-Lo. E por todos os dias da vida de todos Ele também está, ainda que não notemos, dizendo,  ''Buscai o meu rosto''.
Ele está todos os dias dizendo ''Me conheça'' ou  ''Me conheça mais'' para os que já se entregaram a Cristo.
Como eu disse por toda a bíblia Deus chama as pessoas para conhece-Lo e no Salmo 27:8 temos o melhor dialogo possível; de um lado o Pai chamando e de outro um filho respondendo que irá busca-Lo.
Mas como podemos buscar a Deus? Antes de partir para a forma como é bom entendermos algumas coisas necessárias para buscar a Deus

Tem que ser de todo o coração

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13

É mais que necessário e básico que ao buscar a Deus nosso coração por inteiro seja dele. Não é 99%, mas é 100%. Na prática o que seria busca-Lo de todo o coração ou entregar todo o coração a Deus? Significa não dividir o coração com mais nada. Não quer dizer que não amaremos mais outras pessoas, deixaremos de fazer atividades que gostamos entre outras coisas, mas que o primeiro lugar é o de Deus. Quando Deus mandar(na Bíblia ou particularmente ao seu coração) fazermos algo nós iremos fazer, pois nosso coração é todo Dele. Significa também não trocar Deus por nada. Quando digo isto falo muito mais além do que ir a igreja sempre que tiver culto, eu falo de não deixar Deus de lado nenhum dia, por nenhum motivo, mas sempre falar com Ele(orar) e ouvir Ele(Ler a bíblia).

Tem que ser com fé

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

É necessário também buscarmos a Deus com fé. Sabemos que fé é crer e esperar por algo que não vemos. Nesta situação, ter fé ao buscar a Deus é crer que nós O encontraremos somente porque Sua Palavra diz isso. Veja que duas crenças são requeridas ao buscar a Deus:
Crer que Ele existe- Crença básica esta.
Crer que Ele recompensa quem O busca
O que seria esta recompensa? Se trata tanto de encontra-Lo, Aquele a Quem buscamos, quanto fala de suas bençãos.

Tem que ser com compromisso

 O compromisso é uma das facetas de buscar Deus com todo o coração. Isso está ligado a questão de por Deus em primeiro lugar que já falei. O compromisso, que poderíamos chamar de aliança também é se unir a Deus num pacto. Significa não quebrar esta aliança, não parar de busca-Lo mesmo com sofrimentos, lutas e tristezas. Compromisso se trata de preferir Deus á outras coisas. Assim como o relacionamento de esposo e esposa pede compromisso, dedicação, lealdade, o mesmo com Deus. 

E como buscar a Deus?

*Oração
Já é mais que sabido que a principal forma de buscar a Deus é orando. Ele está perto dos que O invocam, dos que chamam por Ele( Is 55:6). Ore sempre. Fale com Ele as coisas mais simples até as mais complicadas.

*Lendo a Bíblia
A bíblia é a principal forma de Deus falar conosco. Ele pode usar sonhos, situações e muitas outras coisas, mas Ele mesmo ''se prendeu'' a sua Palavra e por ela nos guiamos. Se algo é contra a Bíblia deve ser descartado. E lendo a bíblia, estudando ela, examinando e se possível memorizando-a é outra forma de busca-Lo e ele quer que meditemos nela dia e noite como ordenou a Josué.

*Fazendo a obra Dele
Se envolver na obra de Deus, na Casa Dele, na Igreja é uma forma de se fortalecer e se achegar mais a Deus, estar num ambiente propicio a manifestação de Deus e é belo ver como o salmista amava estarna casa do seu Deus

Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.
Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão;
Salmos 27:4,5 


Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.
Salmos 26:8


Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente...
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
Salmos 84:4 e 10


Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.
Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.
Salmos 122:1,2




*Comunhão com irmãos

Intimamente ligado ao envolvimento com a casa de Deus está a união com os irmãos, uma coisa que fortalece-nos também na fé. Somos seres sociais, se não nos achegarmos as pessoas de Deus vamos nos achegar a outras pessoas..claro que teremos amigos não cristãos, mas temos também que ter a comunhão com os irmãos em Jesus

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união
Salmos 133:1


Por isso também em Provérbios 6 diz que seis coisas deixam Deus aborrecido, mas a sétima deixa Ele enojado e com abominação e isto é a pessoa que causa contenda entre irmãos e também nas dezesseis obras da carne descritas em Gálatas 5 seis delas são sobre divisão entre irmãos. 

Busque ter uma vida pessoal com Deus. As experiencias virão como consequência. Estar na casa de Deus e com os irmãos também nos envolverá mais em Deus.

Que possamos todos os dias ouvir Deus nos chamando, como o salmista ouviu e responder como ele respondeu: ''O teu rosto, Senhor, buscarei.''


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Seja como Davi



Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e animoso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.
1 Samuel 16:18


Este é um verso conhecido que retrata qualidades de Davi que devemos buscar ter.
 ''um filho de Jessé, o belemita''. Isto fala ao meu coração sobre honrar os pais. Sabemos que Davi era maltratado pela família e enquanto seus irmãos iam para a guerra e estavam perto do rei Saul ele cuidava das ovelhas de seu pai Jessé e com amor. Quando Davi mata Golias e lhe perguntam quem é seu pai ele não hesita em responder quem era. O que podemos ver de tudo isto é que ele não nutria rancor de seu pai, antes fazia tudo com amor pra ele. É uma qualidade que precisamos hoje mais do que nunca, já que estamos em tempos de inversão de valores, onde o que foi profetizado na bíblia se cumpre a cada dia com mais frequências ''Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão''( Mt 10:21)

''sabe tocar'' O menino Davi tocava harpa o que aponta para ele como sendo um adorador o que todos já sabemos pelos seus belos salmos(ao todo 71 registrados). Isto quer dizer que Davi adorava ao Rei dos reis quando estava só e esquecido como pastor de ovelhas tanto quanto se tornou famoso rei e guerreiro em Israel. Ele não mudou para pior com as bençãos. Não mudou quando Deus o exaltou e devemos buscar ser assim. Ele cometeu seus pecados como todos nós, mas nunca deixou de ter um coração quebrantado e humilde diante do Criador. 

''É valente'' Uma outra qualidade necessária para todos a serviço do reino de Deus. O mundo jaz no maligno, mas durante nossa vida vamos levando o reino dos céus por onde passamos e precisamos de valentia para não recuar com medo. Muitos na bíblia foram quem foram, dentre outras coisas, por terem valentia, tais como:
*Moisés e Arão diante de faraó
*Ester que teve valentia em ir falar com o rei sem ser convidada
*Gideão e os 300 que em número muito menor foram guerrear
*João Batista ao falar contra Herodes
*Todos os apóstolos ao serem perseguidos e continuarem

''Animoso'' Outras traduções trazem o sinônimo vigoroso. Aqui nos mostra que apesar de tudo, apesar das humilhações e desprezos ele tinha animo, não vivia para baixo. Ele não esperou a benção de Deus chegar na sua vida para ser animado, porque a maior benção ele já tinha, o Deus de todas as bençãos.

''Homem de guerra'' Ou seja, ele não era pessoa que fugia da batalha. E temos que ser assim. Isso não quer dizer ser uma pessoa irada ou briguenta, mas ser pessoa de guerra no mundo espiritual e na vida em geral. Quando surgir uma situação que necessite de oração e jejum, não recuar, mas entrar para a guerra. Quando o pecado surgir fazer guerra contra ele. Quando pessoas te atacarem não guerrear contra elas, mas contra os principados que controlam ela. Quando desafios e problemas aparecem encara-los.

''Prudente em palavras'' Ah coisa que falta em nossos dias. Tantos alertas na Palavra sobre o quão a língua é perigosa e deve ser usada com cuidado. Pode ter um grande poder para o bem, animando as pessoas e abençoando, mas também pode ter um poder auto destrutivo, destrutivo ao próximo, amaldiçoador e murmurador. Temos que ser prudentes em palavras. Temos que ser prontos, preparados para ouvir e atrasados, tardios para falar. O Espirito Santo nos conceda domínio próprio para domar a língua.

''Gentil presença'' Creio que seja uma das características que Davi possuía e que menos temos hoje e por isso as vezes nem entendemos o que seria essa gentil presença. Onde Davi chegava ele era bem quisto. Por onde formos também temos de passar paz as pessoas para que elas confiem em nós e abram o coração a mensagem que formos dar a elas. E eu pessoalmente creio que Davi tinha gentil presença por causa da próxima e última característica.

''O Senhor era com ele'' Realmente esta é a mais importante das qualidades que alguém pode chegar a ter. Como disse,ele tinha gentil presença porque o Senhor era com ele. Já ouvi muitos casos de pessoas que eram tão cheias de Deus que apenas ao estarem num lugar elas mudavam o clima do ambiente. Se o Senhor for conosco teremos isto, poderemos ter todas as outras características e o mais importante, cumpriremos o plano de Deus para nós. Aquilo para o qual nascemos na Terra para fazer; aí acharemos a tal da felicidade que tantos procuram; aí acharemos a paz e a alegria real, mesmo com muitas aflições.