class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

sábado, 13 de fevereiro de 2016

O tabernáculo de Davi - intimidade com Deus



Depois disto voltarei,e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo.
Para que o restante dos homens busque ao Senhor,e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado,diz o Senhor, que faz todas estas coisas,
Atos 15:16,17


Essas são palavras de Tiago num concilio com os apóstolos em Jerusalém discutindo a respeito do dever do cumprimento ou não de tradições judaicas como a circuncisão por parte dos gentios. Tiago, concordando com Pedro, Paulo e Barnabé diz que a fé em Jesus é suficiente a salvação e cita uma profecia de Amós a respeito da reedificação do tabernáculo de Davi por parte de Deus. A profecia se encontra em Amós 9:11

Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade; 

Essa vontade de Deus em ter de volta o tabernáculo de Davi que esta caído é interessante.
Para entender bem o tabernáculo de Davi precisamos conhecer os outros pontos de adoração que existiram:

* O tabernáculo(uma tenda) do tempo de Moisés foi construído conforme a visão celeste de Moisés. Ali os sacrifícios eram oferecidos regularmente pelos sacerdotes, e havia separação entre o pátio para o povo, o santuário para os sacerdotes e o Santo dos Santos em que o sumo sacerdote entrava uma vez por ano no dia do Yom kipur para oferecer o sacrifício pelos pecados da nação.
Este tabernáculo era móvel e nos dias da peregrinação pelo deserto o povo levava por onde ia. Quando conquistaram terra prometida a arca(que ficava no tabernáculo) passou a estar em Siló(1 Samuel 1:3). Nos tempos dos filhos de Eli, o povo não valorizava a presença do Senhor, mas somente a arca como amuleto religioso e mistico para dar vitória a eles e por isso Deus deixou os inimigos levarem a arca. O tabernáculo de Moisés, com os sacrifícios regulares e tudo mais depois passou a ser em Gibeão. Porém Deus não demonstra vontade de reedifica-lo novamente.

* O impressionante e magnifico templo de Salomão em Jerusalém, com todo seu ouro e pedras preciosas, também foi inspirado por Deus. Este templo também foi destruído por causa do pecado do povo de Israel quando Nabucodonosor invadiu Israel. A semelhança do tabernáculo de Moisés Deus não demonstra desejo em reedifica-lo.

* Depois do cativeiro de 70 anos dos judeus na Babilônia, através de Zorobabel Deus faz um segundo templo. Deus disse que a glória desta casa seria maior do que a primeira. Este templo também foi destruído posteriormente.
Estes locais foram importantes, abençoados, a mão e a benção de Deus esteve neles, mas eles não marcaram o coração de Deus.

O único local de adoração que Deus demonstra saudade de ter novamente é o tabernáculo de Davi.
  A arca da aliança foi levada antes de Saul ser levantado rei e este reinou por 40 anos segundo o relato de Estevão em Atos. Saul não se preocupou em resgatar a arca de Deus então ela passou no minimo 40 anos longe de Israel.
Logo que Davi subiu ao trono ele se preocupou em trazer a arca para si, pois ele queria a presença de Deus junto de si governando a nação. Ele tentou a primeira vez, mas terminou com a morte de Uzá, pois estava sendo feito diferente da forma que Deus tinha instituído.
 Mas, na segunda vez deu certo. O tabernáculo de Moisés havia sido transferido por Davi para Gibeão, porém a arca não foi para lá e sim para Jerusalém. Não sabemos porque Davi separou o tabernáculo de Moisés da arca de Deus, mas provavelmente Deus havia direcionado isso a ele se não Deus não teria deixado. 
 Em Jerusalém é feita uma tenda simples para ser colocada a arca. Coisas diferentes e proféticas aconteceram ali.
 Enquanto em Gibeão, na tenda de Moisés havia sacrifícios regulares conforme a lei de Moisés, na tenda de Davi só houve sacrifício uma vez(2 Samuel 6:17). Por que isso? O que acontecia na tenda de Moisés não era errado, fora Deus quem ordenara, porém aquilo representava somente o tempo da lei onde o homem estava separado de Deus e somente um dia no ano um homem podia ir diante de Deus.
 Na tenda de Davi isso muda, somente um sacrifício inicial é feito. Isso representa o sacrifício de Cristo feito uma vez apenas e suficiente para nos purificar por completo. Não é necessário mais sacrifícios. Porém você pode dizer ''Davi viveu antes de Jesus descer a Terra e morrer na cruz por nós'', mas eu creio que Davi tenha entendido que o Cordeiro de Deus foi imolado por nós desde antes da fundação do mundo!
 Outra mudança na tenda de Davi é que todos os sacerdotes podiam ministrar na presença de Deus. Todos poderia chegar diante da arca sem precisar mais oferecer sacrifícios. Isso ilustra também que através de Cristo todos podem ir até Deus, não porque merecem, mas pelos méritos de Cristo. 
 Uma outra característica do que ocorria na tenda de Davi é impressionante. A de que os adoradores se revezavam em turnos de forma a fazer Deus receber a ministração deles 24 horas por dia. O louvor era ininterrupto como também é na sala do Trono nos céus.
 A adoração também era livre e espontânea. Os sacerdotes ministravam louvor com cânticos espirituais, ações de graças, gritos, palmas, bandeiras, mãos levantadas, instrumentos de diversos tipos, expressões de júbilo(alegria) danças e saltos

 Ao ver estes simples acontecimentos em torno do tabernáculo de Davi podemos compreender porque o coração parece clamar pela volta disso.
 O tabernáculo de Davi fala de intimidade com Deus. De proximidade com o Pai através do único e perfeito sacrifício de Jesus Cristo. Fala de adoração ministrada, direcionada exclusivamente a Deus de forma continua. A adoração não era apenas sem parar, era com festa, alegria. Os textos falam que era com os instrumentos, tinha som, danças, hinos. Creio que eles não faziam apenas por que tinha que fazer ou porque o rei Davi mandou eles para ali. Eles faziam com alegria e com fervor. Faziam de coração e com paixão, com o primeiro amor que Éfeso perdeu.  
O templo de Salomão era rico e glorioso do ponto de vista humano, Deus abençoou esta construção.
O tabernáculo de Moisés também foi feito segundo padrão celeste e segundo as palavras de Deus.
O templo de Zorobabel também foi abençoado e planejado pelo Senhor.

Mas nenhum destes locais de adoração deixou saudades em Deus. 
Somente a tenda, a simples tenda de Davi deixou saudades no coração do Pai. 
A tenda que qualquer sacerdote podia chegar para adorar, se prostrar, pula, dançar.

Em Ezequiel 37:27 Deus diz ao profeta
''E o meu tabernáculo estará com eles e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo''

João nas visões finais do Apocalipse também ouve do céu 
''Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus''

Esse é o desejo de Deus, um tabernáculo, uma tenda onde Ele possa habitar com os homens e os homens com Ele. Era isso que acontecia na tenda de Davi, sem a separação que havia entre Deus e os homens que existia nos outros locais.
Deus nunca quis estar longe de nós. Por um momento Ele permaneceu longe, pois além de nos amar Ele também é Santo e seus olhos não podem contemplar o mal. Mas por querer tanto estar conosco Ele enviou seu Filho. Porque Ele queria estar conosco, simplesmente estar conosco. 
Que cada um de nós possa reedificar em nossas vidas o tabernáculo de Davi, com adoração intensa e livre por prazer na presença Dele.

Como diz uma canção do Rodolfo Abrantes
''Te dou meu coração
Faz nele a tua tenda
O teu altar
A tua casa
Que eu seja o lugar
Onde tu és adorado
Noite e dia''