class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

sábado, 23 de abril de 2016

Ouvindo a voz do Pai



Como filhos de Deus somos chamados a sermos guiados por Ele através do Seu Santo Espírito(Rm 8:14). Ser guiado por Deus é receber Dele Suas direções e coloca-las em prática e sobre isto gostaria de falar um pouco aqui, pois há algumas realidades em torno da voz de Deus que precisamos estar cientes.
O pequeno Samuel estava no templo de Deus, servindo, quando certa noite ouviu uma voz chama-lo:

O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.
E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste.
1 Samuel 3:4,5


Samuel não reconheceu a voz de Deus como sendo de Deus e por isso a confundiu com voz humana. Isso aconteceu porque ele era menino e quando somos meninos(não falo em idade cronológica, mas em idade espiritual, na fé) não somos tão capazes de perceber quando Deus fala conosco.
 Além de não reconhecermos como voz de Deus pensamos ser voz da terra, de algo natural. Deus tem muitas formas de falar conosco(por pessoas, por situações, pensamentos, a Bíblia...) e quando somos imaturos na fé pensamos ser as pessoas falando de si mesmo, ser apenas o nosso coração ou algo assim. 

Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.
1 Samuel 3:9


Samuel era menino, mas ele foi capaz de ouvir e reter algo bom que veio de um líder desviado, que não andava mais com Deus nem ouvia sua voz. Samuel ouviu a Deus, foi uma pessoa que se encaixou nas condições de alguém que Deus procurava, mas mesmo assim soube ser submisso e aprender de um líder desviado. Ainda que Eli não estivesse mais em comunhão com Deus um dia ele já havia escutado Deus e sabia como responde-Lo. As vezes também teremos de passar por isso e aprender com lideres que já não estão mais com Deus, porém nem por isso devemos descartar tudo que eles sabem. E a lição que Eli ensinou foi preciosa ''Fala, porque o teu servo''.
Essa resposta que Eli instruiu a Samuel dizer não é para informar que ele estava ouvindo, mas sim que Samuel estava sensível a tal voz, a reconhecia como divina e disposto a segui-la. Cada vez que escutarmos o Senhor falar precisamos responder ''Fala, porque o teu servo'', ou seja que Deus pode falar pois iremos corresponder com Ele.

Outra realidade sobre ouvir essa preciosa voz encontramos na história do encontro de Israel com Deus no monte Sinai.

E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
Êxodo 20:18,19

O povo de Israel ouviu a voz de Deus, mas não corresponderam com ela, antes ficaram aterrorizados e em pânico. Eles decidiram então não mais ouvir diretamente a voz de Deus, mas estavam dispostos a ouvi-la indiretamente por meio de Moisés. E infelizmente até hoje muitas pessoas preferem ouvir a voz de Deus por meio de homens do que de Deus diretamente. Ainda que escolhamos ouvir essa voz por meio de homens santos como Moisés o era estaremos perdendo muito da experiência com Deus e crescimento espiritual. 
Israel não suportara ouvir a Deus, pois estava num nível espiritual abaixo do que deveriam estar. Eles ainda eram rebeldes e de duro coração. Nesta questão a Bíblia nos ordena.

Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto.
Hebreus 3:7,8


Quando Deus falar conosco(seja diretamente no nosso intimo ou por outros meios com confirmação Dele em nosso intimo) não devemos fechar nosso coração, endurecer, duvidar, ser indiferentes.

Além disso, lemos no verso 19 de Êxodo 20 a justificativa que o povo dá para não ouvir mais a voz aterrorizante de Deus: eles não queriam morrer. 
Eles estavam corretos sobre a relação com a morte, pois toda vez que escutarmos a voz do Senhor algo em nós irá morrer, nossa vontade irá morrer. Quando Samuel ouviu a voz de Deus e correspondeu com ela ele era mais dono de si mesmo, agora ele tinha de obedecer aquela voz. Samuel não mais poderia fazer o que quisesse, ele tinha um compromisso com aquela voz e naquele caso especifico ele tinha de entregar uma palavra de juízo a uma pessoa que ele amava e certamente tinha como pai que era o sacerdote Eli.

Jesus certamente era obediente a voz de Deus tanto que Ele declarou:

Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.
João 12:49


Ou seja, tudo que Jesus ensinava, pregava, fazia, suas parábolas, toda sua sabedoria Ele as recebeu do Pai. Jesus estava na condição de completa dependência do Pai 'Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma
João 5:30

E é assim que devemos ser.Não devemos depender de nossa sabedoria, inteligencia(ainda que Deus nos tenha dotado com estes atributos), mas devemos ser dependentes de tudo que vem Dele inclusive de sua palavra.
Se Jesus ouvia o Pai e reproduzia o que ouvia nós também devemos buscar ouvir a Deus e mais do que isso: devemos gastar tempo ouvindo-O. Jesus era um homem de oração, com frequência ele se afastava de tudo e todos para ter tempo a sós com o Pai e o mesmo deve ser feito por cada um de nós.

A última realidade em torno da voz de Deus que gostaria de tratar aqui é sobre uma caracteristica dela registrada por homens que tiveram um encontro com Deus:

E, andando eles, ouvi o ruído das suas asas, como o ruído de muitas águas, como a voz do Onipotente, um tumulto como o estrépito de um exército; parando eles, abaixavam as suas asas. Ezequiel 1:24

e a sua voz como a voz de muitas águas. Apocalipse 1:15

E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão;  Apocalipse 14:2

A voz do Senhor ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja
Salmos 29:3

Eu vi a glória do Deus de Israel que vinha do oriente. A sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória. – Ezequiel 43.2

A voz do Senhor é caracterizada como semelhante ao som de muitas águas. Isto é, ela é alta, intensa e forte como o barulho que muitas águas fazem. Este é o som e a influencia que Deus, sua voz, sua palavra deve ter em nossas vidas. Não deve ser apenas ouvida, mas ouvida de modo que torne surda todas as outras vozes ao nosso redor.
 Mas para isso acontecer é preciso estarmos perto de Deus, pois quanto mais estamos perto da fonte de um som tanto mais ouviremos e assim ensurdeceremos todas as outras vozes, as vozes da tentação, do desanimo, da dúvida, do medo.