quarta-feira, 17 de junho de 2015
Não apagueis o Espírito
Não apagueis o Espírito.” 1 Tessalonicenses 5:19
Pedimos tanto que o Espírito Santo nos encha, há diversas músicas no meio cristão sobre isso, mas por que isso, as vezes, parece não acontecer? E se Deus te dissesse que tem te enchido, mas você esvazia muito rápido, você apaga o Espírito muito rápido?
Paulo trata, no verso acima, do Espírito de Deus em nossas vidas como algo que pode ser apagado como o fogo de uma fogueira ou uma vela pode ser extinto. Pegando esta analogia com a vela ou fogueira, podemos entender que da forma como o fogo é apagado quando deixa de ser alimentado ou então quando é sufocado, o Espírito Santo é apagado em nós quando não alimentamos a nossa relação com Ele ou quando deixamos as coisas terrenas e carnais sufoca-Lo em nossas vidas.
Se a bíblia trás um alerta tão forte, deixando claro que o Espírito pode ser apagado em nós e que NÓS é que não devemos permitir isso(Deus não fará isso por nós), então devemos saber como Ele pode ser apagado e evitando isso.
O que apaga o Espírito Santo?
*Pouca vida de oração
É impossível ser cheio Dele sem orar todos os dias. É preciso pedir por Ele, e isso constantemente. Só é possível orar com o Espírito Santo e só é possível ser cheio Dele orando; é um ciclo, uma corrente, uma coisa puxa a outra.
*Pouco louvor
O louvor também atrai a presença do Espírito de Deus, visto que Ele habita nos louvores de Seu povo.
*Relacionamento ruim com internet
A internet, redes sociais e celulares, principalmente entre os jovens, estão consumindo nosso tempo e nos conduzindo a muitos pecados. Você só vai ser santo off line quando for santo on line diz o Pr Lucinho. Faça bom uso da internet e haverá menos chances de você apagar o Espírito.
*Aproximação de pessoas vazias
Em muitas passagens do livro de Atos vemos as pessoas sendo cheias do Espírito, falando em novas línguas e recebendo dons enquanto oravam e estavam reunidas, estavam em comunhão com os irmãos. O próprio relato do famoso dia de Pentecostes em Atos 2 fala disso. Os irmãos estavam unidos. Se una a pessoa cheias de Deus ou que estão buscando ser assim. Claro que não significa deixar de lado os vazios ou mesmo não salvos, mas saber selecionar as pessoas na sua vida.
Em outras passagens do novo testamento é dito sobre o conflito entre Carne e Espírito, estando um guerreando contra o outro. Logo, o que apaga o Espírito vem da carne.
Os sins que temos dito a carne tem apagado o Espírito em nós. Algumas coisas da carne que estamos dizendo ''sim'' e podem estar nos atrapalhando
Sono- Dormir tem sido tão sagrado pra muitos. Costumo dizer que meu sono é sagrado, mas descobri Alguém mais Sagrado. Dormir é obviamente vital, mas nem sempre. Muitas vezes podemos dizer ''não'' ao sono para buscar mais de Deus. Será que podemos sacrificar umas horas da madrugada ou o cochilo da tarde por Aquele que deu tudo por nós?
Sexo- Outra coisa que a carne pede sempre e pode sim suprimir o Espírito. Aos solteiros nem é preciso falar, mas para os casados, a bíblia orienta a se privarem um pouco um do outro para se dedicarem a oração; mas só um pouco.
Comida- Assim como o sono é vital, mas pode se transformar num vilão. Por isso em algumas listas de pecados ou de pessoas que não herdariam a vida eterna, Paulo cita a glutonaria(comer demais). Alimentamos tanto o corpo, mas e a alma? Tem se alimentado de Deus? Tem tido sede e fome Dele?
Elogio- O desejo de ser exaltado, de ser bem visto que a carne tem. O desejo de estar em destaque. Contra isto a bíblia tem muitos conselhos dizendo ''cada um considere os outros superiores a si mesmo.'' Fp 2:3 e ainda ''Que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios.'' Provérbios 27:2
Ficar bonito- Se embelezar e estar sempre com um bom visual tem sido uma das coisas mais praticadas por nossa geração. Estar sempre com uma roupa bonita e realizar exercícios físicos; cuidamos tão bem do corpo, mas e da alma?
Diversão- Se divertir, passear, em resumo, a busca do prazer. É tudo muito bom, mas se feito com moderação. A busca do nosso prazer não pode ser maior que a busca do prazer de Deus, até porque a nossa felicidade esta dentro da felicidade Dele!
Note que estas seis coisas que comentei que a carne gosta são todas saudáveis, mas se feitas com equilíbrio. O sono extremo pode resultar em malefícios pra saúde e preguiça; o sexo, em devassidão e vicio; a comida, em glutonaria e vicio, além de prejuízos a saúde; o elogio, em soberba; a beleza, em vaidade; a diversão, em hedonismo(busca intensa pelo prazer).
Falei até aqui sobre como temos apagado Deus de nossas vidas, apesar de apenas lendo o que foi falado acima, podermos imaginar como não apaga-lo listo aqui algumas formas de mantermos Sua chama acesa em nossos corações. Estes são os sins que temos de dizer a Deus todos os dias.
Batismo- O batismo é a confissão pública de que morrermos para o mundo e nascemos para Deus. A fé salva, o batismo não salva, mas é uma ordem faze-lo, não faze-lo é um pecado. O batismo, também diz a bíblia, nos sela com o Espírito
Falar do amor de Deus- Quando algo muito bom acontece com você não é bom compartilhar? Quem foi tocado e mudado pelo amor de Deus, irá falar dele sempre. Se o seu coração estiver cheio de Deus você falará Dele, pois a boca fala do que o coração está cheio.
Oração- Já foi dito no começo, a oração acende e mantem aceso o Espírito em nós. Nos dá domínio sobre a carne e muitos outros benefícios.
Jejum- O jejum mata a carne; mata nossas vontades, literalmente falando. Além de ser uma demonstração de submissão e humilhação a Deus; assim nosso orgulho é quebrado.
Envolver-se na igreja- A comunhão com os irmãos também ajuda muito. O trabalhar no Reino de Deus. Deus te encheu pra ajudar outros a ser cheios.
Domine a língua- A língua é descrita por Tiago como ''um pequeno membro que se gaba de grandes coisas e é como um fogo. O homem tem domado tudo que há na Terra, menos a língua''(Cap 4).
Com este breve texto espero ter ajudado você a de hoje em diante se manter cheio do Espírito e ser morada Dele como Ele deseja.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário