''(Deus) sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas''
Salmos 147:3
O mundo esta cheio de pessoas doentes, feridas, enfermas. Falo aqui no sentido emocional e espiritual. As pessoas sejam cristãs ou não estão doentes, os jovens, os adultos, os idosos, e sobre isto quero falar hoje.
Primeiro, vamos falar a respeito daquilo que mais fere as almas, acima de todas as outras coisas; me refiro ao pecado. O pecado tem prendido as almas, dos que estão nas igrejas e dos que estão fora, de uma forma cada vez mais aterrorizante. O pecado é essa doença que nasce conosco, já vem no nosso dna e cada célula do nosso corpo pede o pecado. Ele corre em nossas veias. Porém ele é um veneno. Mas o antidoto não esta longe; a cura esta bem perto, é Jesus. A forma de usar este antidoto é entregando a vida a Jesus e deixando ele te mudar. Mas mesmo após isso iremos continuar portando esta doença, iremos continuar sendo pecadores e pecando as vezes, mas já seremos diferentes, não teremos prazer no pecado. E certamente haverá algumas áreas na vida que será mais duro se livrar do pecado; cada um tem sua área, aquilo que o prende. Pode ser que muitas vezes você caia neste pecado, fraqueje nesta área, mas é essencial que a cada vez você peça perdão a Deus. Mas ainda vai restar essa área a ser tratada, e como trata-la?
A melhor forma é compartilhando isso com seus líderes espirituais ou amigos cristãos com uma caminhada com Deus mais longa que a sua. Confessar as tentações que sofre nesta área. Perdão você consegue pedindo a Deus de coração, mas cura e libertação exige um processo, um tratamento e esta cura envolve confessar, pedir ajuda, pedir conselhos, de gente que talvez até já passou pelo mesmo e venceu e vai te auxiliar nisso.
Mas há outros motivos que estão deixando as pessoas enfermas da alma:
Abuso- Abusar significa usar algo pra algo que ele não foi feito, uma função que não é dele, ou usar algo para o qual foi feito, mas de forma exagerada. Muitas pessoas estão doentes, pois foram abusadas; seja sexualmente, emocionalmente, fisicamente...Pessoas que sofreram desgastes emocionais com outros e se tornaram magoadas, rancorosas.
Palavras- As palavras tem poder. Esse é um principio bíblico que conhecemos mas a língua ainda tem sido algo indomável para muitos de nós. Falamos sem pensar ou falamos pra querer ferir mesmo; e as palavras ferem mais que balas. As palavras podem penetrar na mente, no coração e ficar cravadas por anos, gerar o que a bíblia em Hebreus chama de raiz de amargura que não podemos deixar ficar no coração, se não irá azeda-lo, endurece-lo, esfria-lo.
Solidão- A solidão é algo que também tem deixado as pessoas doentes. A falta de amigos, de companhia. A solidão é um estado onde somos alvos fáceis para o diabo, para os pensamentos de suicídio, para a depressão, tristeza. Existe uma solidão saudável, uma solitude, a sós com Deus, mas existe uma outra onde barramos as pessoas e Deus, mas o diabo acaba entrando.
Decepção com pessoas próximas- Se desapontar com pessoas que não conhecemos muito é uma coisa. Mas se decepcionar com pessoas que amamos, que são íntimas, que contamos com elas é algo horrível também. Existem aquelas poucas pessoas que amamos e estão num circulo bem perto de nós e elas tem o poder de nos levantar ou de derrubar e quando elas até sem querer nos machucam é mais difícil se levantar.
Não buscar a Deus- Isso é algo básico, fundamental. Buscar a Deus é a água do cristão. Orar, ler a bíblia, comunhão com os irmãos, estar conectado com Deus no particular e no publico é necessário, se não somos presas pro diabo. Quando não buscamos a Deus estamos dizendo que não precisamos dele e eu espero que você saiba que você precisa
Ambientes ruins- Poder o trabalho, a escola, a faculdade ou mesmo sua casa. Aquele ambiente onde você passa um tempo ou vive nele e é algo negativo, pesado e aos poucos ele vai te contaminando.
Existem três etapas aqui pra se chegar a cura
Admitir- Primeiro você tem de reconhecer que se encontra doente e precisa de ajuda.
Acreditar- Crer que você pode ser curado
Agir- A maioria de nós para aqui, a etapa da prática, que vai definir as coisas. É necessário agir. Ninguém vai ao médico, pega um remédio e fica sem toma-lo. É preciso agir e toma-lo.
Alguns meios pra nos curarmos
Ser grato: Um coração grato pela vida, por tudo que tem com certeza é mais feliz. Você pode não ter tudo que quer, mas agradeça pelo que Deus já te deu, pela vida eterna, por sua família, amigos, emprego, saúde, pela paisagem da natureza, pelo por do sol, pelas estrelas. Tanta coisa linda ele fez pra nós admirarmos.
Cante a Deus: Louve a Deus, cante cânticos a Ele, eleve sua mente sempre a Deus, é uma outra forma de gratidão que cura a alma.
Para de focar nos problemas: Não precisamos e não é bom darmos atenção demais pros problemas. Os problemas sempre vão existir até chegarmos a eternidade. Os problemas que você enfrenta hoje um dia passarão e virão outros. Então não dê toda atenção do mundo, toda moral pra eles.
Não passe a ferida a frente: Quando te ferirem não seja alguém que quer ferir os outros. Não seja vingativo. Cristo quando ressuscitou não quis se vingar daqueles que o espancaram e o mataram. Quando te ferirem faça de tudo pra não contaminar outros.
Deus usa gente- Nos motivos que listei acima que causam feridas quase todos envolvem feridas causadas por pessoas. Mas não se tranque, não se isole, não esteja armado até os dentes contra outras pessoas. Pois Deus pra nos curar e nos ajudar também utiliza pessoas. Provérbios ordena que guardemos o coração, mas não que cerquemos ele todo para ninguém nunca entrar.
Se ocupe- Vá trabalhar, fazer algo pra Deus, mas não fique parado. Tudo que para fica atrofiado, enferrujado, empoeirado. Se mexa, trabalhe no reino de Deus, se movimente; assim você não terá tempo pra doença.
Queira sarar outros: E na verdade Deus quer que você sare outros enquanto você também está doente; assim Deus vai estar te curando também. As vezes você vai estar precisando de uma oração, mas você vai ter que orar por outros. As vezes você precisa de uma reposta, mas Deus quer que primeiro você seja a resposta e benção pra alguém.
Perdoe- Muitas doenças na alma, muitos problemas na vida, existem porque não liberamos o perdão. Muitas oração não são ouvidas, pois não há perdão. Perdoa não é algo fácil, mas Deus não pediu pra perdoarmos as vezes, ou só quem nos machucou de leve ou só quem a gente gosta, mas perdoarmos a todos. E porque temos de perdoar? Porque Deus já nos perdoou. Nunca você irá perdoar alguém mais do que Deus já perdoou. Temos de perdoar os outros, porque o próprio Deus perdoou o imperdoável em nós.
E na verdade qual o grande motivo de Deus nos sarar? É pra que saremos outros. Ninguém esta de enfeite no reino de Deus. Se você foi ou esta ferido Deus quer te sarar para que outros sejam sarados. Pra que quando eles pensem em desistir, parar com tudo, você diga que já passou por isso e Deus te deu livramento e cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário