class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Você é como a igreja de Éfeso?


Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7

A igreja da cidade de Éfeso foi fundada por Paulo na sua segunda viagem missionária. Depois que o apostolo partiu, a Igreja continuou contando com grandes homens e mulheres de Deus como Priscila e Áquila, apostolo João( e talvez Maria, mãe de Jesus), Apolo e também o filho na fé de Paulo, Timóteo. Logo, não faltavam referenciais de pessoas de Deus ali. Paulo em suas carta aos Efésios os elogia por sua fé e amor. Em atos 19 quando Paulo retorna a Éfeso, ocorre um avivamento marcado por conversões, curas e milagres de Paulo(até seus lenços e aventais curavam e expeliam demônios) e muitos envolvidos com magia e idolatria jogaram seus objetos fora e confessavam-se em público.

Mas algo mudou em Éfeso entre estes tempos de Paulo e os avisos de Jesus por meio de João na ilha de Patmos. E o que mudou não foi nada no exterior. Será que temos sido como Éfeso?

Qualquer um, inclusive eu, que olhasse para Éfeso só teria elogios para ela, mas Jesus é Aquele que tem na sua destra as sete estrelas(que são os anjos das igrejas) e anda no meio dos castiçais de ouro(as igrejas) mostrando assim que Ele sabe e conhece tudo sobre sua igreja.
Ele declara que sabe do trabalho desta igreja, em algumas traduções está a palavra ''labor'' que no grego é  “kopos” e significa um trabalho intenso junto com cansaço. Este ''kopos'' foi unido a paciência ou perseverança dos efésios deixa claro que os efésios não deixaram de trabalhar com força e garra pra Deus. 
Outro elogio concedido a essa igreja é que eles não foram enganados por falsos apóstolos e os acharam mentirosos, provavelmente por eles terem um bom conhecimento da Palavra.
No verso seguinte também diz que eles sofreram, tiveram paciência, trabalharam pelo nome de Cristo sem se cansar.
O último elogio dado é que eles odeiam as obras dos nicolaítas como Deus odeia. Eles estavam odiando o mesmo que Deus odiava.
Mas apesar de todos estes elogios ''show de bola'' em uma coisa eles foram reprovados. E não foi em algo pequeno, foi no maior mandamento

Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Mateus 22:36,37

Amar o Senhor de todo o coração é o primeiro amor. É ter o coração totalmente preenchido por amor a Ele. A reprovação de Jesus a Éfeso não foi que eles deixaram o amor, mas deixaram o primeiro amor. A paixão, o fogo intenso por Deus tinha cessado.

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.


E Cristo dá três conselhos para eles se concertarem:

Lembra - Jesus sabe que o primeiro amor é algo especial na vida do cristão e Ele pede para que o que perdeu essa paixão lembre-se de como era bom buscar o Senhor com intensidade, de como era viver loucamente pra Cristo. O conselho é dado para que provoque saudade na pessoa.

Arrepende-te: Perder o primeiro é pecado e por isso precisa de arrependimento. Não só pecado como é comparado a uma queda. E esse pecado não é daqueles acidentais. Jesus diz que eles deixaram, abandonaram este tipo de amor. A palavra traduzida como abandonar é no grego  “aphiemi” que significa “enviar para outro lugar; mandar ir embora ou partir; de um marido que divorcia sua esposa;  deixar ir, abandonar, não interferir; negligenciar; deixar ir, deixar de lado uma dívida; desistir; não guardar mais; partir; deixar alguém a fim de ir para outro lugar; desertar sem razão; partir deixando algo para trás; deixar destituído.”

Prática das primeiras obras: O último conselho divino é o retorno propriamente dito, a ação. Algo importante tem que ser observado; os efésios estavam trabalhando intensamente para Deus, mas perderam a paixão. O que Cristo critica é que o que os movia não era mais o fogo do amor, mas o costume, tudo tinha se tornado mecânico para eles. 
A igreja havia crescido e deixado de amar com todo o coração. Creio que Deus preferia que eles fossem pequenos, mas continuassem queimando por Ele.
Temos que nos avaliar para não perdemos o primeiro amor como esta igreja, para não deixar a atmosfera do pecado onde vivemos nos esfriar, nem a rotina nos distrair, nem os pequenos pecados irem aos poucos minando nosso amor. São estas coisas que aos poucos vão roubando nosso amor por Deus. Até o ponto em que Deus não ocupa mais o primeiro lugar em nós. E se Ele não ocupar mais o primeiro lugar, algo que não é Ele está ocupando e sendo nosso centro.
Um castigo é anunciado aos que não se concertarem e um galardão é prometido aos que se reconciliarem. 
Aos que permanecerem na queda será tirado o castiçal do lugar. Não quer dizer que o castiçal, ou candeeiro, será tirado completamente, mas sim que não estará mais no lugar em que estava. Sem entrar em detalhes, creio que isso fala de uma perda da presença e comunhão com o Espírito Santo, pois o candelabro é figura do Espirito Santo, era este objeto que iluminava e aquecia o templo com o azeite. Do candelabro saiam dois braços com 9 braços simbolizando o fruto e os dons do Espírito em nós.
O galardão para o primeiro amor, é que ao que vencer, terá acesso a arvore da vida, no meio do paraíso de Deus. Pra mim isto fala de uma comunhão mais intensa com Deus. Nem todos teremos a mesma glória na eternidade, o próprio apostolo Paulo fala isso em 1 Corintios 15.
Precisamos sempre nos avaliar se estamos amando a Deus de todo o coração. Não só se estamos trabalhando para Ele, mas se estamos fazendo isso por status, costume ou por uma paixão intensa a Ele.
E como esta na foto acima diga para o Senhor ''Eu quero perder o sono outra vez queimando de amor por Ti''. Quem ama de todo o coração chega ao ponto de perder o sono porque está queimando apaixonado por Ele. 

Leia também Você é como a igreja de Esmirna?
Você é como a igreja de Pérgamo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário