class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

domingo, 4 de outubro de 2015

Dons espirituais


Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
1 Coríntios 12:4-11


É impossível falar sobre Espírito Santo e não falar sobre os Seus dons. É impossível se inclinar ao Espírito e não receber Seus dons. 

Enquanto uns focam muito no fruto do Espirito( o ser), outros focam muito nos dons(o fazer). O fruto fala daquilo que somos, ter o caráter de Cristo em nós, ser santo. Os dons falam de fazer obras como  de Cristo; milagres, curas,entre outras.
Creio que ambas são igualmente importantes e como o assunto hoje aqui é dons, são eles que expandem o reino de Deus na Terra
Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo, e temos listado em 1 Corintios nove dons:

Palavra de sabedoria, palavra de ciência(ou conhecimento) e discernimento de espíritos


Fé, dons de curar e milagres


Profecia, variedade de línguas, interpretação de línguas 



Apesar de não estar dividido desta forma na Bíblia para estudo isso facilita e podemos ver que os três primeiros se encaixam em dons de revelação, os do meio são dons de poder, e os últimos são dons de inspiração.



Dons de Revelação
Palavra de sabedoria - É um dom concedido pelo Espírito Santo que dá a pessoa sabedoria para solucionar uma situação especifica, através de uma sabedoria divina, sobrenatural. Vemos isso em José ao propor a Faraó guardar alimentos nos futuros sete anos de fartura do Egito para ter o que comer e até vender nos anos de fome. A palavra de sabedoria não é a sabedoria em si, mas uma porção dela. Para se obter a sabedoria devemos pedir com fé a Deus(Tiago 1:5)

Palavra de conhecimento - Poderíamos chamar também de uma revelação. Aqui o Espírito Santo faz a pessoa saber algo que não teria como ela saber e para um propósito de Deus como saber que alguém está doente, dor, ou algum outro problema pessoal. As interpretações de sonhos que Deus deu a José e Daniel e seus amigos são exemplos de palavra de conhecimento. Muitas vezes a palavra de sabedoria é usada com a de conhecimento para dar orientação ou solução da parte de Deus.
Este dois dons ajudam no desenvolvimento da Igreja

Discernimento de espíritos - Com este dom o corpo de Cristo, a Igreja, fica e ciente de qual espirito está se manifestando em tal situação. Sabendo que espíritos malignos podem tentar agir na igreja e nos enganar e ainda que o próprio pode falar ou profetizar de si mesmo o uso deste dom é essencial. Ao discernir diferenciamos o que é maligno, divino e humano. 
Este dom protege a Igreja


Dons de Poder
Fé - A bíblia define fé como dom de Deus. Este tipo de fé falada entre os dons do Espírito não se trata da fé que o crente precisa ter para receber Jesus como Salvador, mas se trata de uma ''dose'' a mais de fé dada por Deus e necessária para operação de algum milagre ou superação de obstaculo. 
Este dom auxilia a Igreja

Dons de curar - É o poder sobrenatural do Espírito Santo para trazer cura ao corpo físico ou mente de uma pessoa. 
Este dom torna os membros do corpo de Cristo sadios fisicamente para a obra

Operação de milagres - A palavra grega usada para ''milagre'' é a mesma que dá origem a palavra ''dinamite'' e exprime o uso de um grande poder. Os milagres são intervenções de Deus em nosso mundo de modo a fazer coisas que aos homens é impossível fazer ou compreender, mas sempre em favor do Reino de Deus, salvação de almas e expansão do evangelho. 

• Moisés fez água brotar de uma rocha em Êx 17.1-6 para o povo não morrer de sede
• Josué fez o sol parar em Js 10. 12,13 para ganhar a guerra contra os inimigos 
• Jesus transformou água em vinho  em Jo 2.1-11 para salvar o casamento.

• Jesus cura um cego de nascença em Jo 9:3 para a glória de Deus
• Pedro é libertado da prisão em At 12.5-17 para o apostolo continuar a pregar o evangelho)
• Paulo não sofreu nenhum problema devido uma picada de cobra em At 28.1-6 para poder pregar na Ilha


Dons de inspiração - Aqueles que concedem fala sobrenatural
Profecia- Profetizar significa falar em nome de Deus. É quando o Espírito revela algo do futuro a uma pessoa a respeito de outra. Esta revelação pode se dar por sonhos, visões ou diretamente ao seu coração. O profeta não pode profetizar sobre si mesmo.
Este dom exorta(alerta), consola e edifica a Igreja

Variedade de línguas - Este dom existe para edificação pessoal do crente, onde a pessoa fala em mistérios com Deus e recebe refrigério do Senhor  
Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo.
Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.
Assim, pois, a palavra do Senhor lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos.
Isaías 28:11-13

Este dom, que é de edificação pessoal, vem como consolo a alma para que não vivam a Lei de Deus como se fosse ''mandamento sobre mandamento, regra sobre regra..'' de modo a obediência ao Senhor se tornar tediosa e um fardo pesado. Esse dom é descanso, descanso ao cansado.  
Essas línguas pode ser idioma estrangeiro que a pessoa nunca estudou(serve para sinal aos incrédulos) ou línguas celestiais. 

Interpretação de línguas - Interpretação não é tradução. Se trata de explicar em nossa linguagem a mensagem sobrenatural que está sendo dita pelo Espírito Santo através das línguas estranhas. Tal interpretação só pode existir pelo mesmo Espírito também. 
Este dom existe para edificação da Igreja. 

Este post foi sobre os dons espirituais. Futuramente será estudado sobre os dons ministeriais (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores/mestres). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário