class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Batismo e Ceia do Senhor


“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16.15,16).

O batismo é uma das ordenanças que Cristo deixou aos seus seguidores e que nos identifica, no mundo físico e espiritual, com Jesus Cristo.

Qual o significado do batismo?
“Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos para a glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Romanos 6.3,4).

O batismo simboliza nossa morte para o mundo e para o pecado e nossa ressurreição para Deus. Isso é algo forte! Se morrermos para o mundo, não devemos mais desejar as coisas do mundo. Se morrermos para nós mesmos e nossa carne, não devemos fazer a vontade dela, mas do espírito. 

O batismo é a circuncisão do coração

Na antiga aliança o povo de Israel circuncidava o prepúcio dos homens no oitavo dia de nascido. Isso era sinal entre Deus e seu povo. “Todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós” (Gênesis 17:10-11). 

A circuncisão hoje, na nova aliança é feita no coração. Em Deuteronômio Deus já anunciava isso:

Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.
Deuteronômio 10:16

E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.

Deuteronômio 30:6


O homem possui um coração duro e somente pela obra de Cristo em nós podemos ama-Lo e isso se dá pela circuncisão do coração

Nele  também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo;
Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,

Colossenses 2:11-13

“(o batismo) não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio de Jesus Cristo” (1 Pe 3.21).

Então no batismo está o simbolo de que como Cristo morreu e ressuscitou assim também nós Nele e não pertencemos mais o mundo, porém somos novas criaturas.


Qual a condição para ocorrer o batismo?

Em Atos 8 temos a história de quando o apostolo Felipe encontra o etíope e numa conversa sobre uma profecia de Isaías o etíope é convertido a Cristo e deseja logo se batizar. Eles estavam numa estrada deserta, mas havia água por ali e o etíope pergunta ''Eis aqui água, que impede que eu seja batizado?” Felipe diz  “É lícito, se crês de todo coração” 

A condição da pessoa que vai ser batizada deve ser ''crer de todo o coração''
Jesus disse ''Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”
O batismo vem depois do crer, segue a fé em Jesus, sua morte por nós e ressurreição. Mas quem não crer(logo não será batizado) não será salvo.
E como a palavra batismo significa mergulhar entende-se que para ocorrer o batismo a pessoa deve ser posta dentro da água por completo.

Qual a relação do batismo e a santa ceia ou ceia do Senhor?

Os dois falam da morte de Jesus Cristo por nós. O batismo é uma identificação publica de que servimos a Ele e morremos para o mundo e vivemos pra Deus.
A Ceia é um memorial, algo que nos lembra da morte Dele, seu sangue derramado e seu corpo oferecido na cruz em nosso favor.

E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.” (Lc 22. 19-20).

Na noite antes de Jesus ser preso Ele estava ceando com seus discípulos na pascoa e declara que devíamos, para nos lembrar Dele, comer o pão, que simbolizava seu corpo e beber o vinho ou suco de uva que era seu sangue. 

Em 1 Corintios 11 temos alguns alertas sobre a ceia

Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
1 Coríntios 11:26


A ceia é o anuncio da morte de Jesus e deve ser feita até que Ele venha.

Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
1 Coríntios 11:27


Paulo escreve que não devemos tomar a ceia de qualquer forma, em pecado, pois estaremos atraindo juízo sobre nós, mas devemos nos concertar com Deus e com o próximo neste momento.

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
1 Coríntios 11:28


A  Ceia também é momento de nos analisarmos. Não é um irmão analisar o outro, nem mesmo Deus nos analisar, mas cada um a si mesmo. 

Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
1 Coríntios 11:29,30


Isso é tremendo! O apostolo esta dizendo que quem bebe a ceia em pecado bebe condenação e que alguns da igreja de Corinto morreram(dormem) por causa disso. 

O participar da ceia anuncia no mundo espiritual e físico que participamos de duas comunhões vitais para o crente

Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.
1 Coríntios 10:16,17


Na Ceia estamos em comunhão com Deus através do sangue de Cristo que nos aproxima Dele.
Também estamos conectados com os outros irmãos, com o corpo de Cristo, a Igreja. 
Somos assim um só corpo entre nós e um só com Deus.




domingo, 22 de novembro de 2015

Fé ou medo?


A vida cristã é uma caminhada que exige fé. A base de toda a vida com Deus requer fé. Ela é a porta que nos permite receber qualquer coisa de Deus. A fé não é um passo no escuro, antes é uma outra visão, ampliada, superior a da visão natural, pois a fé enxerga as coisas invisíveis que são eternas e a visão natural vê somente o temporal. E como diz a bíblia ''sem fé é impossível agradar a Deus'', logo se fazermos QUALQUER COISA sem fé não estaremos agradando ao Pai. 
O medo impede a fé como um muro impede o vento passar. O medo é um bloqueio. Deus pelas suas Escrituras nos convida a ter fé Nele. Não ter fé sem saber o que esta fazendo, nem mesmo ter fé na fé, mas sim fé Nele. 
Mas podemos e devemos perguntar: fé em que?

Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna. Isaías 26:4
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Salmos 91:2

Em que vamos confiar? Ter fé é ter expectativa, é ter esperança em algo ou alguém, ter fé é ter confiança, confiar com esperança, esperar com paciência, contar com algo ou alguém. 


A fé não é pra ser colocada nos bens materiais(como casas, carros etc..) que possuímos.

 Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Salmos 20:7

Também não deve ser posta nas riquezas

 Não confiem na extorsão, nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.
Salmos 62:10

Esse trecho é forte! Ele fala pra não confiarmos no dinheiro mesmo que seja aquele roubado e que ninguém viu nem nunca irá saber. Se as suas riquezas aumentam você não deve ter a confiança nelas.
E porque não devemos ter fé nas riquezas?
Um texto em 1 Timóteo esclarece:

Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;
Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna.
1 Timóteo 6:17-19

O motivo pelo qual não se deve confiar nas riquezas é que elas são cheias de incertezas, apenas Deus não muda.

A fé não é pra ser posta sobre homens 

 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17:5

Nossa fé não é pra ser posta sobre seres humanos e isso inclui a nós mesmos.
Muita gente confia em si mesmo quando não devia confiar. Não somos confiáveis, somos tão ou mais falhos que muitos a nossa volta. Na hora da tentação, seja em qualquer hora, sem Deus não somos confiáveis. E mesmo sem más intenções cometemos atos errados, falamos coisas sem saber que vai prejudicar o outro. 
A bíblia também responde a razão pela qual não podemos confiar em nenhuma pessoa:

Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro.
Provérbios 29:25

C. S. Lewis também fez uma boa declaração sobre isso dizendo:
  Mas nunca, nunca deposite toda a sua fé num ser humano, mesmo que seja a melhor e a mais sábia pessoa do mundo. Existe uma porção de coisas interessantes que você pode fazer com areia; mas não vá construir uma casa sobre ela.

Então já vimos que a fé deve ser colocada apenas em Deus. Mas como a fé vem?

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
Efésios 2:8
A fé tem origem em Deus. A salvação, que vem pela graça de Deus é recebida por nós pela fé. A salvação é o primeiro passo na caminhada cristã e ela só é possível com fé.
Romanos 12:3 diz que todos recebemos de Deus uma medida de fé e 2 Pedro 3 diz que devemos crescer na fé. É possível ter uma fé pequena ou uma grande fé. 


Jesus criticou algumas pessoas por terem uma pequena fé


Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou? " Mateus 14:31

Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? " Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Mateus 8:26


Elogiou quem tinha uma fé grande

Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada. Mateus 15:28

A maioria dos versos que usei aqui foi da versão NVI, porém em um texto ela não foi muito boa:

E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.
Lucas 17:6

Jesus declara que se nossa fé for como um grão de mostarda poderemos fazer grandes coisas. Isso não significa que temos que nos contentar com uma fé pequena como um grão, mas sim usa-la como um grão de mostarda, que é menor, mas depois de semeado se torna a maior arvore. Não temos que ter fé do tamanho de um grão de mostarda(como diz a NVI), mas ter fé como, semelhante ao grão de mostarda.


Sendo assim como podemos crescer na fé? 


De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17

A fé é transmitida pelo ouvir e isso é tanto pro bem quanto pro mal. Foi com palavras que Satanás enganou Eva e a fez comer do fruto proibido.

A fé vem pelo ouvir porque ao ouvir a Palavra de Deus nós O conhecemos mais e só podemos ter fé e amar quem nós conhecemos. Pela Palavra de Deus nós conhecemos a Deus.

Outro modo de crescer na fé é através das experiencias que temos com Deus, elas nos fazem conhecer Deus na prática.

Outro modo ainda de aumentar a fé é praticando a Palavra, pois a fé sem obras é morta.

Outra forma ainda seria pela oração em línguas que faz a pessoa se edificar a si mesmo. 


Agora vamos falar um pouco sobre a ausência da fé que é o medo, aqui se incluem as preocupações e ansiedades que são medos sobre o futuro.
Deus diz na Bíblia 365 para não termos medo. 

Nas guerras em Israel quem fosse medroso tinha de voltar, não podia ir para a guerra

E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração. Deuteronômio 20:8

Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. Juízes 7:3

Isso porque o medo de um contamina rapidamente os outros. 

O medo surge quando temos um coração desprotegido, quando não estamos guardando o coração como devíamos guardar. Logo, o medo faz morada, desequilibrando emoções e nos fazendo reféns dela. 

E qual o remédio contra o medo?

Com palavras de animo as pessoas que tiverem medo

Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.
Joel 3:10

Falando a palavra de Deus para aqueles que tem medo, pois com isso terão fé

Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes.
Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará.
Isaías 35:3,4





sábado, 7 de novembro de 2015

É preciso ter certeza


Na caminhada cristã uma das coisas vitais que nos fará prosseguir no caminho até o fim, até o prêmio em Cristo Jesus é ter certeza de algumas coisas sobre nós e sobre o Deus a quem nos entregamos. Então quero somente relembrar aqui alguns conceitos básicos que guiam nossa vida em Deus

É preciso ter certeza é um frase que vem ecoando a um certo tempo na minha mente.
Mas sobre o que temos que ter certeza? E como é esta certeza?

A Bíblia afirma que a fé é o firme fundamento do que se espera e prova do que não se vê

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Hebreus 11:1


Outra tradução troca ''firme fundamento'' por ''é a certeza'', outra ainda diz que ''é a convicção''.

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Hebreus 11:1



Ou seja, ter certeza quando se fala sobre nossa vida com Deus é ter fé. E justamento por se tratar de um conceito tão básico muitas vezes nos esquecemos dele.

É preciso ter certeza 

Certeza de que Deus existe, é Santo, é Bom, Poderoso e Justo:
Todos sabemos disso, mas várias vezes agimos como se não tivéssemos certeza disso. 
Hebreus 11:6 diz que quem se aproximar de Deus precisa crer(ter certeza) que Ele existe e recompensa os que O buscam. 
As situações difíceis  tristes da vida não podem nos furtar essa certeza. O impossível diante de nossos olhos não pode apagar a certeza de que nosso Deus é Todo Poderoso. As injustiças cometidas pelo homem não podem extinguir a certeza de que Ele é justo.

Certeza de que somos pecadores:
Não há quem busque a Deus, nem a homem que faça o bem(Salmos 14, 53,Romanos 3).
A soberba e o orgulho de que somos justos e santos não pode existir em nós. Todos somos pecadores, de natureza e de prática. Antes de alguém ter fé em Cristo precisa se arrepender, pois a mensagem sempre foi 'Arrependei-vos e crede''(Marcos 1:14;15). Primeiro arrependimento, depois fé. Primeiro todos temos de encontrar o Evangelho que aponta nossos erros e nos confronta, quebra nosso orgulho e incredulidade, após essa obra que é feita pelo Espirito Santo(pois só Ele convence o homem do pecado) estamos prontos para crer em Cristo e começar uma nova vida.

Certeza do amor e da graça de Deus através de Jesus Cristo:
Não podemos nunca nos esquecer de que o Deus é Santo também é Amor e nos ama ainda que sejamos pecadores e maus. 
O diabo é o acusador e uma de suas armas é acusar o povo de Deus que Ele não nos ama. Para manter esta certeza jamais se esqueça nem deixe de agradecer por Jesus ter se entregado naquela cruz por você. Não deixe isso se tornar mais uma coisa legal na sua vida, não se acostume com o fato de Cristo ter vindo, morrido e ressuscitado por você. Seu coração tem de queimar e se emocionar quando ouvir que o Deus Eterno e Autor da Vida se fez carne e morreu entre nós e por nós.

Certeza do perdão dos pecados e da salvação:
Como falei antes o diabo é acusador e uma das coisas com que mais ele tem derrubado o povo de Deus é com a culpa extrema, fazendo com que as pessoas não perdoem a si mesmas e creiam que Deus não as perdoou. A bíblia declara que se confessarmos nossos pecados a Ele, Ele é fiel e justo(e não nós) para nos perdoar e nos lavar no Sangue do Seu filho. O seu perdão se encontra no sangue derramado no calvário. Peça para o Espírito Santo que mora em você que tire da sua mente toda fortaleza do inimigo que impede que você se perdoe. Porém lembre que o perdão de Deus, como tudo na vida com Deus, não é para ser sentido, mas sim crido. 
Quanto a salvação, muitos textos bíblicos dizem que devemos nos desenvolver na salvação, o que perseverar até o fim será salvo, mas não deixe essa certeza sair do seu coração, não deixe a dúvida entrar. O Espirito de Deus testifica, confirma, com nosso espirito que pertencemos a Ele. Se você se arrependeu dos seus pecados, creu que o Senhor Jesus morreu por você e foi ressuscitado por Deus e é seu Salvador, que se o sangue dele te purifica de todo pecado, seu nome ta no livro da vida, sua vida hoje não é como antes de você conhece-Lo então você está indo pro céu e não pro inferno. 
A dúvida do perdão acontece muito em relação a pecados cometidos repetidamente, onde pedimos perdão, nos arrependemos(e somos perdoados de fato por Deus), mas caímos novamente. Seja a pornografia e masturbação, palavrão, ofensas, mentiras ou qualquer pecado Deus não espera que você pare de comete-los de uma hora pra outra, porém espera que você se arrependa quando fize-los e que com o passar do tempo e for andando com o Espirito Santo você possa vencer qualquer prática do pecado através da oração, jejum, leitura bíblica diária e comunhão com os santos. O Salmo 103 é perfeito sobre isso declarando que Deus não nos trata segundo nosso pecados, não nos retribui segundo as nossas iniquidades(isso se pedirmos perdão), pois Ele conhece(Ele sabe, conhece completamente, de perto) quem somos, nossa estrutura e sabe que somos pó. 

Certeza de que nosso inimigo está derrotado:
Não podemos ser crentes que vivem com medo do diabo. Isso mancha o nome de Cristo, pois este venceu todos os demônios na cruz e os expos ao desprezo, a vergonha ali. O Deus a quem servimos não vence Satanás aos 45 do segundo tempo, Ele já entre no campo de batalha como vitorioso. 
Melhor que eu fala a Palavra:

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Mateus 28:18


Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.
Romanos 16:20

e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.
Colossenses 2:15

E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
Colossenses 2:15


Jesus tomou o despojo(aquilo que estava com os demônios, que no caso eram nossas vidas) 

Glória a Deus!