“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16.15,16).
O batismo é uma das ordenanças que Cristo deixou aos seus seguidores e que nos identifica, no mundo físico e espiritual, com Jesus Cristo.
Qual o significado do batismo?
“Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos para a glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Romanos 6.3,4).
O batismo simboliza nossa morte para o mundo e para o pecado e nossa ressurreição para Deus. Isso é algo forte! Se morrermos para o mundo, não devemos mais desejar as coisas do mundo. Se morrermos para nós mesmos e nossa carne, não devemos fazer a vontade dela, mas do espírito.
O batismo é a circuncisão do coração
Na antiga aliança o povo de Israel circuncidava o prepúcio dos homens no oitavo dia de nascido. Isso era sinal entre Deus e seu povo. “Todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós” (Gênesis 17:10-11).
A circuncisão hoje, na nova aliança é feita no coração. Em Deuteronômio Deus já anunciava isso:
Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.
Deuteronômio 10:16
E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.
Deuteronômio 30:6
O homem possui um coração duro e somente pela obra de Cristo em nós podemos ama-Lo e isso se dá pela circuncisão do coração
Nele também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo;
Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Colossenses 2:11-13
“(o batismo) não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio de Jesus Cristo” (1 Pe 3.21).
Então no batismo está o simbolo de que como Cristo morreu e ressuscitou assim também nós Nele e não pertencemos mais o mundo, porém somos novas criaturas.
Qual a condição para ocorrer o batismo?
Em Atos 8 temos a história de quando o apostolo Felipe encontra o etíope e numa conversa sobre uma profecia de Isaías o etíope é convertido a Cristo e deseja logo se batizar. Eles estavam numa estrada deserta, mas havia água por ali e o etíope pergunta ''Eis aqui água, que impede que eu seja batizado?” Felipe diz “É lícito, se crês de todo coração”
A condição da pessoa que vai ser batizada deve ser ''crer de todo o coração''
Jesus disse ''Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”
O batismo vem depois do crer, segue a fé em Jesus, sua morte por nós e ressurreição. Mas quem não crer(logo não será batizado) não será salvo.
E como a palavra batismo significa mergulhar entende-se que para ocorrer o batismo a pessoa deve ser posta dentro da água por completo.
Qual a relação do batismo e a santa ceia ou ceia do Senhor?
Os dois falam da morte de Jesus Cristo por nós. O batismo é uma identificação publica de que servimos a Ele e morremos para o mundo e vivemos pra Deus.
A Ceia é um memorial, algo que nos lembra da morte Dele, seu sangue derramado e seu corpo oferecido na cruz em nosso favor.
E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.” (Lc 22. 19-20).
Na noite antes de Jesus ser preso Ele estava ceando com seus discípulos na pascoa e declara que devíamos, para nos lembrar Dele, comer o pão, que simbolizava seu corpo e beber o vinho ou suco de uva que era seu sangue.
Em 1 Corintios 11 temos alguns alertas sobre a ceia
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
1 Coríntios 11:26
A ceia é o anuncio da morte de Jesus e deve ser feita até que Ele venha.
Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
1 Coríntios 11:27
Paulo escreve que não devemos tomar a ceia de qualquer forma, em pecado, pois estaremos atraindo juízo sobre nós, mas devemos nos concertar com Deus e com o próximo neste momento.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
1 Coríntios 11:28
A Ceia também é momento de nos analisarmos. Não é um irmão analisar o outro, nem mesmo Deus nos analisar, mas cada um a si mesmo.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
1 Coríntios 11:29,30
Isso é tremendo! O apostolo esta dizendo que quem bebe a ceia em pecado bebe condenação e que alguns da igreja de Corinto morreram(dormem) por causa disso.
O participar da ceia anuncia no mundo espiritual e físico que participamos de duas comunhões vitais para o crente
Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.
1 Coríntios 10:16,17
Na Ceia estamos em comunhão com Deus através do sangue de Cristo que nos aproxima Dele.
Também estamos conectados com os outros irmãos, com o corpo de Cristo, a Igreja.
Somos assim um só corpo entre nós e um só com Deus.