class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

sábado, 7 de novembro de 2015

É preciso ter certeza


Na caminhada cristã uma das coisas vitais que nos fará prosseguir no caminho até o fim, até o prêmio em Cristo Jesus é ter certeza de algumas coisas sobre nós e sobre o Deus a quem nos entregamos. Então quero somente relembrar aqui alguns conceitos básicos que guiam nossa vida em Deus

É preciso ter certeza é um frase que vem ecoando a um certo tempo na minha mente.
Mas sobre o que temos que ter certeza? E como é esta certeza?

A Bíblia afirma que a fé é o firme fundamento do que se espera e prova do que não se vê

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Hebreus 11:1


Outra tradução troca ''firme fundamento'' por ''é a certeza'', outra ainda diz que ''é a convicção''.

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Hebreus 11:1



Ou seja, ter certeza quando se fala sobre nossa vida com Deus é ter fé. E justamento por se tratar de um conceito tão básico muitas vezes nos esquecemos dele.

É preciso ter certeza 

Certeza de que Deus existe, é Santo, é Bom, Poderoso e Justo:
Todos sabemos disso, mas várias vezes agimos como se não tivéssemos certeza disso. 
Hebreus 11:6 diz que quem se aproximar de Deus precisa crer(ter certeza) que Ele existe e recompensa os que O buscam. 
As situações difíceis  tristes da vida não podem nos furtar essa certeza. O impossível diante de nossos olhos não pode apagar a certeza de que nosso Deus é Todo Poderoso. As injustiças cometidas pelo homem não podem extinguir a certeza de que Ele é justo.

Certeza de que somos pecadores:
Não há quem busque a Deus, nem a homem que faça o bem(Salmos 14, 53,Romanos 3).
A soberba e o orgulho de que somos justos e santos não pode existir em nós. Todos somos pecadores, de natureza e de prática. Antes de alguém ter fé em Cristo precisa se arrepender, pois a mensagem sempre foi 'Arrependei-vos e crede''(Marcos 1:14;15). Primeiro arrependimento, depois fé. Primeiro todos temos de encontrar o Evangelho que aponta nossos erros e nos confronta, quebra nosso orgulho e incredulidade, após essa obra que é feita pelo Espirito Santo(pois só Ele convence o homem do pecado) estamos prontos para crer em Cristo e começar uma nova vida.

Certeza do amor e da graça de Deus através de Jesus Cristo:
Não podemos nunca nos esquecer de que o Deus é Santo também é Amor e nos ama ainda que sejamos pecadores e maus. 
O diabo é o acusador e uma de suas armas é acusar o povo de Deus que Ele não nos ama. Para manter esta certeza jamais se esqueça nem deixe de agradecer por Jesus ter se entregado naquela cruz por você. Não deixe isso se tornar mais uma coisa legal na sua vida, não se acostume com o fato de Cristo ter vindo, morrido e ressuscitado por você. Seu coração tem de queimar e se emocionar quando ouvir que o Deus Eterno e Autor da Vida se fez carne e morreu entre nós e por nós.

Certeza do perdão dos pecados e da salvação:
Como falei antes o diabo é acusador e uma das coisas com que mais ele tem derrubado o povo de Deus é com a culpa extrema, fazendo com que as pessoas não perdoem a si mesmas e creiam que Deus não as perdoou. A bíblia declara que se confessarmos nossos pecados a Ele, Ele é fiel e justo(e não nós) para nos perdoar e nos lavar no Sangue do Seu filho. O seu perdão se encontra no sangue derramado no calvário. Peça para o Espírito Santo que mora em você que tire da sua mente toda fortaleza do inimigo que impede que você se perdoe. Porém lembre que o perdão de Deus, como tudo na vida com Deus, não é para ser sentido, mas sim crido. 
Quanto a salvação, muitos textos bíblicos dizem que devemos nos desenvolver na salvação, o que perseverar até o fim será salvo, mas não deixe essa certeza sair do seu coração, não deixe a dúvida entrar. O Espirito de Deus testifica, confirma, com nosso espirito que pertencemos a Ele. Se você se arrependeu dos seus pecados, creu que o Senhor Jesus morreu por você e foi ressuscitado por Deus e é seu Salvador, que se o sangue dele te purifica de todo pecado, seu nome ta no livro da vida, sua vida hoje não é como antes de você conhece-Lo então você está indo pro céu e não pro inferno. 
A dúvida do perdão acontece muito em relação a pecados cometidos repetidamente, onde pedimos perdão, nos arrependemos(e somos perdoados de fato por Deus), mas caímos novamente. Seja a pornografia e masturbação, palavrão, ofensas, mentiras ou qualquer pecado Deus não espera que você pare de comete-los de uma hora pra outra, porém espera que você se arrependa quando fize-los e que com o passar do tempo e for andando com o Espirito Santo você possa vencer qualquer prática do pecado através da oração, jejum, leitura bíblica diária e comunhão com os santos. O Salmo 103 é perfeito sobre isso declarando que Deus não nos trata segundo nosso pecados, não nos retribui segundo as nossas iniquidades(isso se pedirmos perdão), pois Ele conhece(Ele sabe, conhece completamente, de perto) quem somos, nossa estrutura e sabe que somos pó. 

Certeza de que nosso inimigo está derrotado:
Não podemos ser crentes que vivem com medo do diabo. Isso mancha o nome de Cristo, pois este venceu todos os demônios na cruz e os expos ao desprezo, a vergonha ali. O Deus a quem servimos não vence Satanás aos 45 do segundo tempo, Ele já entre no campo de batalha como vitorioso. 
Melhor que eu fala a Palavra:

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Mateus 28:18


Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.
Romanos 16:20

e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.
Colossenses 2:15

E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
Colossenses 2:15


Jesus tomou o despojo(aquilo que estava com os demônios, que no caso eram nossas vidas) 

Glória a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário