sexta-feira, 1 de maio de 2015
Ame a sua biblia
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna
João 5:39
Se a sua vida ou morte neste minuto dependesse do seu conhecimento da bíblia você viveria ou morreria? E se a sua vida amorosa dependesse disso? E se o dinheiro na sua conta dependesse disso? Ou sua saúde? Você se daria bem ou se daria mal? Você leria mais?
Ler a bíblia é muito importante. Tão importante quanto a oração, pois é nela que Deus se revela. Nós podemos conhecer a Deus através de dois modos principais:
1- Através da bíblia, Sua palavra
2- Pela criação. Disso fala o salmo 119 ''Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.'' Verso 1. Sobre esta forma de revelação prometo tratar em outro texto, aqui falarei sobre a bíblia.
No verso citado lá em cima Jesus está falando ou melhor dando um alerta ''Examinem, estudem as Escrituras, pois é nelas que vocês pensam, acreditam ter a vida eterna''
É através das Escrituras que temos acesso ao conhecimento sobre Deus, que Jesus é a salvação e outras coisas essenciais por isso é de total importância lermos e conhecermos a bíblia.
A minha e a sua relação com este livro indica a nossa relação com Deus. Se você é intimo da bíblia e a conhece bem você é intimo de Deus.
Temos que fazer quatro coisas com a bíblia para ama-la:
1- Ler
Leia sua bíblia todo dia se possível. Leia ela inteira ao menos uma vez na vida. São as palavras da bíblia que vão nos manter de pé no dia mau. Costumo pensar que vivemos numa guerra e a palavra de Deus é a munição nesta guerra. Quando o diabo tentou a Jesus, Este usou a Palavra para vencer; então decore versos e passagens importantes, salmos inteiros se você conseguir. Algumas partes que acho importante estarem sempre na mente são: As bem aventuranças e alguns outros trechos do sermão da montanha. Salmos de gratidão como o 136, 145, 148. Salmos de vitória como 108 ou de clamor como 46, 127, 124, 13..
2- Acreditar
Ai aqui já é outro papo. Uma coisa é ler a bíblia, conhecer. E outra é acreditar; até porque acreditar é uma das coisas mais difíceis, enquanto duvidar é uma das fáceis. Basta as coisas começarem a dar errado que começamos a duvidar de Deus. Vou tentar falar em poucas palavras sobre isso, até porque aqui o foco não é apologética cristã. Tem duas coisas que Paulo escreve que ajudam a entender isto. Primeiro ele diz que o homem espiritual entende coisas que o homem natural não entende. E também diz a respeito das Escrituras que a letra mata, mas o Espirito vivifica. Basicamente, se você ler com os olhos naturais, da carne não vai crer. Mas se ler através do Espirito, ele vai testificar no seu coração.
3- Praticar
Tão importante quanto ler e crer é praticar. Uma das razões disso Tiago escreve; é que quem lê e não pratica esquece. Jesus também falou disso quando comparou aquele que não pratica com aquele que fez a casa na areia; veio o vento e tempestade e derrubou a casa.
4- Divulgar
Aqui é interessante. Divulgar a palavra não se trata apenas de ser pregador ou coisa assim. Como diz aquela frase ''Pregue e se preciso use palavras''. Ou seja você prega e divulga a Deus com ações do dia a dia. Quando você vive e pratica a Palavra você de forma sutil já está espalhando as boas novas. Mas sempre que tiver oportunidade fale sobre a bíblia sim. Não ter vergonha dela. Eu disse que é interessante pois me lembrei de Jesus e a mulher samaritana. Ela tem um encontro com Cristo e tem sua vida mudada. E no mesmo momento vai até a cidade e leva várias pessoas a Jesus. No mesmo dia ela já ganhou sua cidade pra Deus. Ela foi a cidade e trouxe gente. Enquanto isso os discípulos tinham ido a cidade e trouxeram comida rss. É impossível ter um encontro com o Mestre e permanecer calado.
Agora vamos falar de como desrespeitamos muitas vezes a bíblia:
Ignorância
É não conhecermos a bíblia. As vezes sabemos tudo sobre coisas que não vão nos ajudar, sabemos tudo sobre a vida das pessoas, mas nada das pessoas que estão na bíblia e podem nos ajudar. Na bíblia tem resposta pra todos os nossos problemas, tem as direções.
Não seja orgulhoso por conhecer a bíblia
Um ditado judeu que diz isso ''Não seja orgulhoso por conhecer as Escrituras, Deus fez você pra isso''. Saber pouco sobre a palavra deveria nos entristecer mais do que estar doente, pobre ou não ter casado. E conhecer a bíblia deveria nos alegrar mais do que ganhar na loteria. Mas em nenhum momento ela pode nos deixar orgulhosos, nos achando melhor que outros que não a conhecem. Aqui é o pior pecado que existe, o orgulho. As vezes a gente até declara que somos todos iguais e tal, mas no fundo achamos que Deus nos ama mais do que outros; é um pecado secreto e que cega. Por isso o orgulho precede a queda. A ruína ta ai na cara, mas o orgulho cega.
Não seja teórico, seja pratico
A bíblia não é um livro legal de filosofia, ela é um livro prático, o manual de como buscar a Deus e ama-lo. A verdadeira teologia é super prática. Nada na bíblia existe pra ocupar espaço, encher linguiça, nada, nada, nada. Deus colocou só o que importava, o resto colocou não.
Ler sem entender
É ligado a ignorância bíblica. Não podemos ler sem entender a bíblia. Se preciso use dicionários, quando tiver dúvida sobre uma passagem pergunte a um cristão mais velho ou pesquise. Se quiser use uma tradução mais atual. Outra coisa muito boa também, pergunte ao Espirito o que é tal passagem; Ele explica. Como ouvi uma vez ''Ler a bíblia direto do grego ou hebraico é muito bom, mas a melhor tradução é a do Espírito Santo''.
Agora separei três inimigos da leitura bíblica, há muitos outros mas estes três são os principais:
Preguiça
Ah, preguiça. Começa a ler e dá um sono, cansaço. Ai até a parede fica interessante.
Ocupações:
Muitas tarefas, distrações. Ainda mais hoje, no século 21 tá todo mundo extremamente ocupado, principalmente os jovens e adultos
''Ai meus Deus, ai meu Deus, é faculdade, trabalho, transito, patrão, Dilma'' kkk.
Estar atarefado pra Deus é algo muito sério. Se você tá ocupado demais pra Deus, é porque ta mais atarefado do que Ele deseja. O dia não nasce tendo espaço na agenda pra oração e ler a bíblia. Nós é que precisamos abrir espaço, priorizar, e o resto fica pra depois.
Incredulidade
Falei um pouco sobre isso acima. É na verdade o pior inimigo. As vezes argumentos contra Deus, decepções com Deus ou com cristãos, achar que tem contradições na bíblia e coisas assim. Isso aqui não é um blog sobre apologética cristã(defesa da fé). Eu curto muito isso, mas não é o foco daqui. Eu até pretendo escrever um pouco sobre isso mais a frente; porém se você ta lendo isso aqui e tem dúvidas sobre a existência de Deus, sobre a bíblia eu indico três livros pra você ler, há deles em pdf:
Cristianismo puro e simples- de C. S. Lewis- Esse é simplesmente fantástico, este autor sempre com uma lógica incrível e argumentos excelentes explica as bases do cristianismo sem defender placa de igreja, nem mesmo catolicismo nem protestantismo
Ortodoxia- De G. K. Chesterton: Esse livro é muito louco, no bom sentido. Tanto este autor quanto o citado acima foram por muitos ateus, eram acadêmicos, super inteligentes e Chesterton é dono de uma lógica ótima também e explica muito bem suas razões para ter saído do ateísmo pro cristianismo.
Milagres- De C. S. Lewis - Pra mim esta é a obra prima dele, porque falar sobre a existência, possibilidade e probabilidade de milagres serem reais usando raciocínio lógico não é pra qualquer um.
Então é isto. Você não cristão se quiser leia estes livros acima, mesmo que você não se converta vai mudar sua visão sobre o Deus da bíblia; e você cristão ame e leia sua bíblia, se dedique mais a ela. É o único material físico que Deus deixou entre nós, é ela que pode mudar sua vida, ela que pode te por a frente dos outros, menos angustiado, ansioso, medroso. Como diz o hino
''Sim eu amo a mensagem da cruz
até morrer eu a vou proclamar
sim eu amo a mensagem da cruz
até por uma coroa trocar''
Naquele grande dia é a mensagem da bíblia que você irá trocar pela coroa nos céus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário