Porque tudo o que há no mundo, o desejo da carne, o desejo dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
1 João 2:16
Quero falar um pouco hoje sobre algo que afeta todos nós sem exceção; as tentações.
A tentação é uma oferta, uma sugestão do Tentador(Diabo) para que a gente aceite e peque. Ele poe a oferta e nós aceitamos ou recusamos. Ele abre a porta e nós decidimos se entramos ou não. Algumas observações sobre a tentação:
*Todos nós(digo aos cristãos) seremos tentados até a morte ou volta de Cristo. É algo que está na nossa natureza caída, pois somos tentados porque desejamos algo. Mesmo quem é salvo continuará a ter tentações, pois a salvação tem três estágios
Justificação( Onde nós arrependemos e cremos em Jesus e por causa do sacrifício dele na cruz nos tornamos justos diante de Deus)
Santificação( processo em que o Espírito Santo mora em nós, nos dá força para fugir do pecado. Mas este é um processo imperfeito, muitas vezes caímos, não por falha do Espírito Santo e sim por causa de nós)
Glorificação(nossa morte ou volta de Cristo, quando os salvos receberão um corpo imortal incapaz de pecar)
*Jesus sofreu tentações, mas não cedeu, não foi seduzido. Apenas enfrentando um mal nós o conhecemos. Ninguém sabe a força de um exército se se rende a ele, mas saberá se lutar com ele. Cristo foi o que mais lutou contra o pecado e venceu, não caiu em nenhum, então Ele é o que mais conhece o pecado, Ele sabe exatamente tudo que eu e você enfrentamos, pois Ele já sentiu na pele o mesmo.
*Cristo venceu todos os pecados e quer nos ajudar a vencer, Ele está disposto a enfrentar conosco as tentações.
*Nenhuma tentação que enfrentarmos será sobre humana, todas elas teremos chance de vencer pelo escape que Deus dá
O verso citado no começo fala de três coisas nas quais praticamente todas as tentações se baseiam. O desejo da carne, desejo dos olhos e a soberba da vida. Não adianta falar sobre tentação se não falarmos de como vence-la, pois é isso que importa e para isso veremos o que o nosso Mestre fez para não cair em tentação e o que Ele tem a nos ensinar.
E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;
E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.
E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.
E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.
Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.
Lucas 4:1-13
Há muitos segredos nesta passagem. Vamos primeiro falar sobre em que Ele foi tentado.
Carne
''E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.''
Desejos da carne tem a ver com nossos desejos humanos que podem ser bons ou maus dependendo da intensidade e da situação. A fome é algo lícito, bom, mas na situação do jejum de comida(jejum que Cristo fez) ela era errada. A fome descontrolada, exagerada constitui pecado, pois em intensidade grande fará o homem literalmente adorar a comida. O sexo será pecado se não feito com o cônjuge. O dinheiro será pecado se ganho de forma enganosa ou que prejudica alguém etc.. Sempre que falamos em cair em tentação quase sempre pensamos na questão sexual, e esta é sim uma área que derruba
“Foge, também dos desejos da mocidade” (II Timóteo 2:22)
E com esta parte aprendemos duas coisas:
1- Satanás nos ataca com aquilo que pode nos derrubar de verdade. Ele investe sempre pesado. Ele sabia que Jesus estava com fome e lançou o desafio do pão. O inimigo não ia falar de água, pois o jejum era de comida. O diabo nunca irá tentar com bebida alguém que não tem fraqueza nesta área, mas se sua fraqueza é pornografia, sexo ou cigarro ele te tentará nisto; por isso se conheça, saiba suas áreas frágeis.
2- O diabo ataca no momento de mais fraqueza. Geralmente no meio de grandes dificuldades as tentações surgem para aumentar ainda mais a pressão. É uma guerra mesmo. E muitas vezes o ataque vem quando estamos isolados, seja dos pais, amigos cristãos, irmãos da igreja, pastores etc..
Mas também vemos como Cristo venceu tudo isso. O diabo falou do pão, comida terrena e Cristo elevou o assunto para o plano celeste dizendo que o pão daqui não era tão necessário como o pão dos céus. Ele argumentou que Deus tinha coisas melhores para ele do que a tentação. Jesus usou a palavra para combater o pecado, precisamos fazer o mesmo.
Cobiça/ Desejo dos olhos
E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.
Aqui é o desejo dos olhos que podemos chamar de cobiça também. O maior canal de comunicação entre o homem e o mundo a sua volta é pelos olhos e por ai começam muitos pecados. Atráves dos olhos vem a maioria das nossas tentações. Jó 31 no verso 1 tem um conselho muito bom pra todos nós
''Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?''
Jó fala que fez uma aliança, um pacto, um acordo com seus olhos para serem puros, como eles iriam então se FIXAR, COBIÇAR, OLHAR SEM PARAR uma virgem? Aqui é um conselho para fechar portas de tentações sexuais que no geral começam na cobiça, nos olhos, e aquilo se fixa na mente, e o pecado começa a ser concebido no coração. Ainda não foi pratica no físico, mas no coração já nasceu o desejo; questão de tempo até cair. Aqui também aprendemos duas coisas. O diabo queria dar os reinos a Jesus em troca de adoração:
1- Depois da morte e ressurreição de Jesus a bíblia diz que todo o poder e todos os reinos vieram a ser Dele. O diabo sabia que tudo viria a ser Dele e quis oferecer o caminho mais fácil. TEMOS QUE TER CUIDADO COM O CAMINHO MUITO FÁCIL, COM A CONQUISTA MUITO RÁPIDA. O diabo estava dizendo pra Jesus ''Ei, não precisa sofrer nem passar pela crucificação, eu te dou tudo agora''
2- O diabo queria dar a jesus tudo antes da hora, de forma precipitada. Este é com quase toda certeza a nossa maior tentação. A tentação de agir antes de Deus. De achar que Deus ta atrasado e querer agir precipitadamente. Não aja antes da hora, espera por Deus, não caia nessa tentação. As coisas que seriam benção na hora certa viram maldição antes da hora. O que seria alegria vira dor.
E novamente Cristo usou a Palavra pra vencer satanás nesta tentação.
Soberba da vida
Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
Na última tentação registrada trata do maior pecado, a soberba, orgulho, a vontade de mostrar que é mais que todo mundo, que é melhor. Aqui o diabo queria que Jesus mostrasse orgulho e mostrasse que era o Filho de Deus como ele disse ''Se és o Filho de Deus''...Muitas vezes a tentação é a gente mostrar que é melhor, mais inteligente; a gente virar orgulhoso. A soberba é o estado mais oposto a Deus, mais longe de Deus, mais longe dos ensinos de Jesus. Esse muitas vezes é um pecado oculto, nem declaramos em voz alta, mas na mente nós nos imaginamos melhor que os outros, nós achamos que Deus nos ama mais por que fazemos isso aquilo, embora em voz alta falemos o contrário. Isso é algo que precisamos estar constantemente lembrando, que a fama, honra, glória é de Deus e não nossa. É uma coisa básica, que qualquer um sabe mas que esquecemos, por isso é importante todo dia orar e ler a bíblia, para rever o que esquecemos.
E neste trecho vemos que Jesus foi tentado na casa de Deus. Ou seja nós podemos ser tentados dentro da igreja.
No geral como Jesus venceu e nós podemos também
Seja cheio do Espírito Santo
No inicio do primeiro verso diz que Jesus era cheio do Espirito Santo. Seja cheio Dele, busque, se separe, Ele quer te dar poder sobre o pecado.
Deixe Deus guiar
No final do primeiro verso diz que Jesus foi guiado, levado pelo Espirito. Para vencer a tentação, deixe o Espirito te guiar. Deixe Ele regular seus impulsos, emoções, sentimentos, vontades. Deixe seu coração, sua consciência bem sensível a voz do Espírito, caso contrário a sua vontade de pecar vai falar mais alto.
Jejum
Na passagem Jesus estava jejuando. Nada é melhor para dominar a carne do que o jejum. A oração é para o espirito, a Palavra para a mente e o jejum para o corpo. Se a tentação está se tornando insuportável experimente jejuar. Ele tem um imenso poder, é uma mega arma para por freios na carne.
Palavra
Vemos o tempo todo Jesus usando a Palavra para desmascarar Satanás. Este tentou usar algumas partes da Palavra como sofismas(enganos), mas foi pego. Conheça a Palavra, leia-a, entenda-a, medite nela, pense nela, memorize para quando a tentação vier você ter ''balas na agulha'' para disparar.
Enfrentando o diabo
Jesus peitou o diabo, não recuou. O pecado, a oferta você rejeita, mas o Tentador você não foge, você resiste, pois a bíblia diz que ele é que vai fugir. Não tenha medo dele, porque ele tem muito medo do Deus que mora em você.
Repreendendo
Quando as tentações, os desejos, os maus pensamentos vierem, não alimente eles, repreenda em Nome de Jesus; manda embora.
Estas são algumas dicas para enfrentarmos as tentações e não cairmos, mas separo ainda três observações:
A tentação voltará
No final da passagem diz que o diabo se ausentou por algum tempo, ou seja depois ele voltou com novas tentações. Saiba que mesmo que você vença as tentações, derrube o diabo muitas vezes, tenha em mente que ele voltará. Não é pra ter medo, mas é pra estar ciente. Que enquanto vivermos terá luta sim.
Deus te ajuda
''Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape para que possais suportar'' 1 corintios 10:13
Nenhuma tentação é além do que você com a força de Deus pode suportar. Ele é fiel, tudo que enfrentamos podemos suportar. Mas quem dera suportássemos sempre.
Depois terá o galardão
Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Tiago 1:12
Saiba que toda esta tentação, toda esta batalha imensa te conduz a um galardão, uma recompensa do Senhor. Se você pela força Dele suportar a pressão e for aprovado receberá o galardão de Deus
Resista ao pecado, não ceda a sua influencia, de bom a tentação tem só a aparência, seu fim é morte(espiritual ou física)
Nenhum comentário:
Postar um comentário