quinta-feira, 14 de maio de 2015
A razão da esperança cristã
''..e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da vossa esperança''
1 Pedro 3:15
Quero falar hoje um pouco sobre alguns motivos, questionamentos ou dúvidas que muitas pessoas tem a respeito da fé cristã.
A própria bíblia nos alerta para estarmos prontos para defender nossa fé, a razão da nossa esperança; e fazer isso com mansidão. Um apologeta cristão não pode ganhar um debate contra um não cristão e afasta-lo mais ainda de Deus. A pessoa pode até se afastar mais de Deus, mas não pode ser por culpa do cristão que agiu mal, de forma rude. E como disse Judas em sua carta(v 3) que gostaria de falar sobre outro assunto, mas viu a necessidade de exortar sobre a defesa da fé, eu também queria ta escrevendo sobre outro assunto, mas noto(ainda mais entre os jovens) a necessidade de firmar as bases da fé cristã contra o naturalismo, ceticismo, ateísmo, determinismo e tudo isso ai.
E as questões abaixo devem ser respondidas pra dois grupos de pessoas:
* Para os que não são cristãos e tem dúvida. Ter dúvida não é errado, é natural. Na verdade crer é mais difícil e duvidar é o mais natural.
*Para os cristãos. Nós mesmos as vezes temos muitas dúvidas e principalmente quando enfrentamos problemas. Quando ta tudo bem não temos dúvidas, confiamos e amamos Deus e tal. Mas quando vem os problemas, ai as dúvidas surgem.
Vamos aos questionamentos(há muitos outros, mas estes julgo ser os mais frequentes e principais)
1- A bíblia foi escrita por homens(humanos).
Este é o argumento para dizer que a bíblia não é a Palavra de Deus. Bom, a bíblia foi feita para os homens(humanos), quem mora na Terra são homens, então nada mais lógico que os homens escreverem ela inspirados por Deus. Mas podemos tecer algumas ideias e observar algumas coisas que nos ajudam a notar se a bíblia é mesmo algo divino ou não. Antes de continuar, pra não permanecer aquela velha ideia de que a bíblia pode ter inspiração divina, mas foi ''mexida'', alterada pela Igreja para ''manipular as massas'' devemos saber que quando a bíblia que temos hoje tomou sua forma atual no famoso Concilio de Nicea foi porque o imperador romano Constantino viu que a fé cristã poderia ajudar o império e então compilou os livros que o povo já usava há 300 anos para instituir o cristianismo como religião oficial(muitos erros esse cara fez, mas não vem ao caso). E uma observação mais chocante ainda. Muitos falam sobre aparentes contradições na bíblia, ainda mais quando mais de um livro conta a mesma história como nos evangelhos e cada autor relata o que viu e com suas marcas pessoais. Então se hoje podemos notar estas divergências(não vou me deter neste assunto mas porque exemplo aparentes divergências entre as genealogias de Jesus em Mateus e em Lucas ou da história do possesso em Gadara quando Mateus fala de dois e Marcos de um) no passado os homens também sabiam disso. Agora pense: se eles queriam mesmo manipular e alterar a bíblia para ser quem sabe mais aceito pelo povo e sem nenhum ''erro'' eles não teriam tirado estas ''contradições''? E por que não tiraram? Porque ninguém ousou mexer no Livro Santo. Ninguém ousou alterar a mensagem do Livro mesmo que parecesse ter contradições. Agora sim vamos ao porque podemos encarar este livro como a palavra de Deus:
*É o livro mais vendido do mundo(Deus fez questão de que sua mensagem chegasse a todos. ''Ah, mas vários povos não ouviram sobre a bíblia'' Isso ai é outro assunto, são uma exceção e nós conhecemos a regra, a exceção é com Deus.
*Um livro que transformou a vida de milhões de pessoas através da história. Isso é inegável; muitas pessoas, famosas e anonimas tiveram suas vidas completamente transformadas, largaram drogas, vida de prostituição, assassinos já se renderam a mensagem deste livro. Eu posso falar porque já vi e muitos sabem disso, a maioria dos libertos das drogas é por influencia do Evangelho
*Não tem erros. Como já falei lá em cima. É um livro completo.
*Profecias já cumpridas. Há muitas, eu poderia deixar alguns estudos aqui, mas procure você mesmo, analise você mesmo
Deixo somente este texto escrito por judeus que é ótimo
http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/717242/jewish/Cincia-e-Tor-Contraditrias.htm
2- Jesus não é o único profeta nem único caminho para Deus.
Bom, para isto basta analisarmos ''Quem fez milagres como ele?'' e ''Quem ressuscitou como ele?''. As obras dele ninguém antes fez igual, ou mesmo quem perdoava pecados? Jesus perdoava pecados que foram cometidos contra outras pessoas e contra Deus, e perdoava como se Ele fosse a parte ofendida também. Até os fariseus debatiam, pois se ele fosse endemoniado não teria aquele poder todo. E a vitória sobre a morte dele é outro grande sinal, há outros relatos de ressurreição na bíblia, mas pra Jesus reviver ninguém orou como nos outros casos, foi o próprio Deus. E a base para dizermos que Cristo é o caminho, claro é a declaração dele mesmo em João ''Eu sou o caminho, a verdade e a vida''
3 Se Deus existe e é amor por que há sofrimento?
Antes de tudo, se alguém afirma que existe o sofrimento, o mal ou bem, o certo e o errado, tal pessoa sem perceber está dizendo que existe um Padrão Moral de certo e errado e Alguém que o definiu(que chamamos de Deus), e a não ser que esta pessoa ache que o certo e errado varie de pessoa pra pessoa, terá de concordar com a existência de Um Ser Absoluto, Deus. Ser ateu também é não crer na Moral Absoluta, é crer que o certo e errado varia segundo o ponto de vista; temos exemplos históricos disso como o filósofo alemão Nietzsche.
Mas então dito isto, Deus não quer que soframos, mas o sofrimento existe por causa da infecção do pecado em nosso mundo. A partir do momento em que Deus permitiu que escolhêssemos o certo ou errado(para que pudessemos ama-Lo por livre vontade ou você preferiria ser um robô programado?) e o homem fez a escolha errada, tivemos de aguentar os efeitos. Agora, muito do sofrimento existe hoje por dois motivos principais:
1- Só buscamos a Deus nestes momentos, então Deus tem de permiti-los na nossa vida para um bem maior(embora não seja regra, há os que sofrem e se tornam mais rebeldes e os que buscam a Deus quando estão bem)
2- Porque decidimos rejeitar Deus, se afastar Dele. Nas palavras de C.S. Lewis ''Quando o homem esta unido a Deus como poderia não viver para sempre? Quando esta separado de Deus o que pode fazer senão definhar e morrer?''
4- Por que tem gente sem Deus vivendo bem e gente de Deus sofrendo
Em parte é verdade, mas em parte não. Tem muita gente em pecado e sofrendo, que a vida da pessoa parece boa, dinheiro, saúde mas por dentro ta ferrada. E tem muita gente de Deus sofrendo sim, mas tem muita gente de Deus feliz e contente. E também não podemos avaliar só o momento, é algo muito complexo. Alguém de Deus ou não pode estar sofrendo efeitos inevitáveis de escolhas passadas etc..
5- Por que tenho de deixar minha religião se estou bem nela?
O ''ter paz no coração'' ou se sentir bem pode ser enganoso é de certa forma relativo já que se trata de emoções. Muitos criminosos vivem contentes com seus atos, e a bíblia nos ensina que ''o coração é desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?''. Então eu posso ta no erro e me sentindo bem. Outra coisa é que Jesus não propõe uma religião, e sim um estilo de vida. É mais do que um ''isso pode, isso não pode''. É um relacionamento vivo, pessoal e satisfatório com o seu Criador, que está além e ao mesmo tempo tão perto.
6- A vida dos cristãos não bate com os ensinos de Jesus
A vida de alguns não bate, mas a vida de outros bate. A bíblia ensina que muitos entre nós são falsos e ainda que muitos entre nós são só emocionados; eles confessam Jesus, mas no fundo não foram salvos de verdade. Então antes de julgarmos isso temos de saber se a pessoa é Dele mesmo ou não
7- Deus não existe
Em todas as culturas do mundo a ideia do sobrenatural e de alguma forma de divindade sempre existiu. Então a minoria(que não crê em divindade ou sobrenatural) é que devia provar porque esta certa. O universo, a vida na Terra, o corpo humano são coisas extremamente complexas e pedem Uma Mente Criatura.
E a questão de o que teria criador Deus é absurda e desnecessária. Quando existe um mistério e se apresenta uma explicação, ninguém tem de apresentar uma explicação pra explicação, pois isto levantaria questões infinitas
8- A ressurreição de Cristo não pode ser provada
Mas também não pode ser negada. Agora vamos a algumas analises. Dizem que os discípulos roubaram o corpo de Cristo. Mas será que eles mesmo com as perseguições e até diante de suas mortes(todos morreram de forma horrível) continuariam com sua farsa? Com qual objetivo? Eles saíram pelo mundo afora, muitos deixaram família de lado, tudo por uma farsa quando era mais fácil esquecer Jesus? E outra, quem escreveu os evangelhos não estava preocupado em passar a impressão de que era real, do que os outros iam pensar e sim de relatar o que ocorreu e pronto. Por isso não é omitido nem alterado o fato de que uma mulher(que era vista com menosprezo na época) foi a primeira testemunha de Cristo. Essa é apenas uma das quebras de tabu de Jesus que me fascinam(como também quando ele declarou que das crianças eram o reino dos céus, sendo que naquele tempo as crianças eram menosprezadas assim como as mulheres, ou Jesus ter escolhido discípulos tão falhos e sem formação religiosa etc..)
9- Se Deus é amor por que mandaria pessoas para o inferno?
Porque só os filhos dele serão salvos. Até aceitarmos Jesus como salvador nós somos apenas criaturas de Deus. E o amor de Deus não é sentimental, meloso, e sim um amor justo e santo(que não tolera o pecado). Os humanos em geral pensam que amor é apenas as relações sentimentais. Deus, de fato, não quer ninguém no inferno, mas se a pessoa rejeita Ele o que Ele devia fazer? O que mais Ele pode fazer? Ele já se tornou homem, sofreu entre nós e morreu injustamente para que pudêssemos ganhar a Vida; será que isso não é suficiente? A única chance de salvar todos seria obrigando a todos, quebrando o direito de escolha, nos tornando robôs. Mas assim como quando um aluno tira nota baixa a culpa não é do professor e sim do aluno, quem é condenado não é por culpa de Deus.
10- Porque tenho de ir a igreja?
A igreja é o corpo de Jesus. Muitos dizem amar o Noivo e não gostar da Noiva; algo totalmente incoerente. Aqui acho que a resposta de C.S.Lewis se encaixa bem. Perguntaram a ele se o cristão devia ir a igreja.
“Esta é uma pergunta que eu não posso responder. Minha própria experiência é que logo que eu me tornei um cristão, cerca de quatorze anos atrás, eu pensava que poderia me virar sozinho, me retirando a meu quarto e lendo teologia, e não frequentava igrejas ou estudos bíblicos; e então mais tarde eu descobri que era o único modo de você agitar sua bandeira; e, naturalmente, eu descobri que isso significava ser um alvo. É extraordinário o quão inconveniente para sua família é você ter que acordar cedo para ir à Igreja. Não importa tanto se você tem que acordar cedo para qualquer outra coisa, mas se você acorda cedo para ir à igreja é algo egoísta de sua parte e você irrita todos na casa. Se há qualquer coisa no ensinamento do Novo Testamento que é na natureza de mandamento, é que você é obrigado a participar do Sacramento e você não pode fazer isso sem ir à igreja. Eu não gostava muito dos seus hinos, os quais eu considerava poemas de quinta categoria com música de sexta categoria. Mas à medida em que eu ia eu vi o grande mérito disso. Eu me vi diante de pessoas diferentes de aparência e educação diferentes, e meu conceito gradualmente começou a se desfazer. Eu percebi que os hinos (os quais eram apenas música de sexta categoria) eram, no entanto, cantados com tamanha devoção e entrega por um velho santo calçando botas de borracha no banco ao lado, e então você percebe que você não está apto sequer para limpar aquelas botas. Isso o liberta de seu conceito solitário.”
(C. S. Lewis, God in the Dock, pp 61-62)
11- É impossível seguir os ensinos de Jesus
É impossível sem o Espirito Santo mas com ajuda Dele é totalmente possível e agradável com Ele. Não será pela nossa força que iremos obedecer os mandamentos, será pela de Deus e ai descobriremos que são leves. Alguns dizem que é impossível viver por exemplo sem sexo até o casamento, mas com Deus essa desculpa não cola, pois muitos no passado e atualmente conseguiram isso. Todas as pessoas que já foram libertas das bebidas, drogas, pornografia, e outros males e pecados nos mostram que é possível. E não é que era mais fácil obedecer a Deus no passado; naquele tempo poderia não ter tantas distrações como hoje, tanta promiscuidade, pressão da mídia..mas hoje o acesso a Palavra de Deus esta muito mais fácil. E se alguém conseguiu nós podemos, pois a diferença não tá na pessoa em si, mas no tanto que ela buscou de Deus e quis obedecer. Muitas vezes parece que estamos obedecendo, mas lá no fundo, as vezes é inconsciente, a gente quer cair, a gente ainda ama o pecado.
12- Por que preciso ser salvo, se sou bom, faço boas obras, não me sinto pecador?
A bíblia diz que somos da ira de Deus que vem sobre nós por causa do pecado. E o estagio final desta ira é o inferno. Agora, muitos acham que não precisam ser salvos de nada. Temos que entender que tudo que nós temos no fundo vem de Deus, todas as nossas virtudes e qualidades tem origem Nele, então na realidade a nossa bondade, disposição pra fazer boas obras, as boas intenções tudo vem de Deus. É como uma criança de 4 anos pedir 1 real para seu pai e no dia seguinte lhe dar este dinheiro de presente. É um ato belo, mas ninguém vai achar que o pai recebeu algo de verdade, apenas recebeu o que era dele.
Deixaria muitas sugestões de livros aqui, mas deixo estes poucos para melhor esclarecimento de dúvidas
Milagres de C. S. Lewis. Pra mim seu melhor livro, onde ele discute sobre a existência ou não de algo além do mundo natural.
Abolição do homem também de C.S. Lewis. Livro curto e e segundo Walter Hoope(amigo de Lewis) deveria ser o livro mais lido pela humanidade depois da Bíblia. Talvez seja um pouco de exagero, mas esta obra é mesmo perfeita em firmar as bases da Moral e Verdade Absoluta que tem sido relativizada ultimamente.
Mais que um carpinteiro Outra ótima obra para os que tem dúvidas quanto a Jesus, o centro da fé cristã
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário