Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor?
O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
Isaías 58:5-7
Hoje falarei sobre o jejum; assim fecharei o básico sobre as três disciplinas espirituais que mantêm o cristão de pé: a oração, a Palavra e o jejum
Dos três certamente o jejum é o mais obscuro e por isso menos praticado. É certo que Deus não ordena o jejum, como ordena a oração e o conhecimento das Escrituras, mas é deixado bem claro que o jejum tem incontáveis benefícios.
Pra não ficar em branco, vale uma breve definição do jejum:
Seria a abstenção de algum alimento ou algo que você goste para se dedicar a Deus e a seu reino ou para mostrar arrependimento e humilhação. O jejum também é a disciplina mais eficaz para matar a carne e seus desejos(dica pra quem esta passando por muitas tentações).
O jejum mais comum é o de comida ou água; mas por motivos de saúde alguns não podem faze-lo, então listo abaixo alguns outros tipos de jejuns:
Jejum de TV: Você poderia deixar a TV um pouco de lado para estudar a bíblia, orar, se envolver mais na igreja..
Jejum de música: O de música é valido pois hoje estamos sempre tão cercados de sons, não aguentamos ficar sós nem em silêncio. Aqui você ficaria num local em completo silêncio, para refletir e ouvir a voz de Deus.
Jejum de internet: Ah internet, ela o dia todo prendendo nossa atenção, sempre algo mais a ser visto. No celular sempre alguém chamando. Se você sente que essas coisas te atrapalha fique um pouco sem para se dedicar a algo de Deus
Jejum de falar- Faça este jejum para que quando você voltar a falar, Deus fale por você. Nós falamos demais, além da conta, coisas que nem queríamos falar saem da nossa boca; experimente jejuar disto e Deus vai falar por você
Jejum de dormir: Já dizia o salmista que ele buscava a Deus nas vigilas da noite. Fique um pouco sem dormir para pensar em Deus ou orar nas madrugadas, quando esta tudo em silencio. Ou dependendo do seu caso ''sacrifique'' aquele cochilo a tarde. O sono para muitos tem se tornado tão sagrado, ficamos furiosos quando não dormimos, mas há Alguém mais Sagrado que o sono.
Jejum de sexo: Os solteiros já estão nele rss, mas Paulo recomenda este jejum para os casados em 1 carta aos Corintios 7:1-5 somente para que o casal se una em oração por algum tempo.
Jejum de se defender: É semelhante ao jejum de falar. Nós estamos muito com as respostas na ponta da língua, precisamos ser um pouco mais como a ovelha muda diante de seus tosquiadores. Jesus fez este jejum diante de Pilatos, Ele se calou em frente os seus acusadores, e acusações injustas!!
Jejum de comprar: Oh sociedade consumista esta, uma compulsão por comprar que muitos tem. Compras desnecessárias, para se amostrar e que no final podem trazer dividas. Mas se você tem comprado DEMAIS, tente fazer um jejum disso, mas não apenas cesse as compras, aproveite para dar presentes a outras pessoas e a elogia-las; já que a essência do consumismo é o egocentrismo e ganancia. Tiremos o nosso eu um pouco de cena.
Jejum em grupo: Jejue de alguma coisa em grupo; isso traz resultados inimagináveis. O povo de Nínive jejuou e Deus não os condenou. Sempre que Israel se desviava de Deus, Deus ordenava jejuns para o país inteiro caso quisessem se arrepender. Imagina os efeitos de um jejum com seus colegas de trabalho? Com sua família? Seu ministério pessoal?
Jejum de algum esporte: Faça isto para exercitar mais o seu espirito. Praticar esportes é saudável, mas as vezes isso vira um culto ao corpo ou ao prazer deste esporte. Deixe um pouco de lado o corpo e se dedique mais ao espirito.
Jejum de trabalhar: Seria um jejum de ganhar dinheiro. O grande concorrente de Jesus não são outras religiões, mas sim o dinheiro. É impossível servir a Ele e ao dinheiro. Muitos tem se tornado viciados em trabalhar e em ganhar, bater metas, ganhar, ganhar, ganhar. Acorda e dorme pensando em dinheiro. Tire, se possível, um dia para não trabalhar e estar livre pra Deus. Para isto Deus deu o mandamento de guardar o dia de sábado; para que o povo não virasse uma máquina de trabalhar.
Jejum de se embelezar: É semelhante ao jejum de comprar, mas aqui é o corpo em si e não s objetos de compra. As pessoas infelizmente tem tratado tanto do corpo exterior(e isso não é errado) mas tem se esquecido do interior, e para muitos a beleza do exterior é pra cobrir a feiura interior.
Agora nenhum de nós tem desculpa para não jejuar. Você pode claro fazer outros jejuns, são possibilidades diversas, jejue naquilo que apesar de licito tem te afetado Dele.
No texto bíblico que lemos de Isaías 58, o povo de Israel reclama que eles alguns dias ficavam sem comer, jejuando e depois queriam exigir as coisas de Deus. Mas ai Deus responde que não é só isso que deve ser feito, diz que não basta só não comer algo se durante o jejum eles continuavam fazendo o mal, não fazendo justiça, não ajudando os órfãos e viúvas etc. Ou seja para Deus o jejum não é só ficar sem uma comida ou sem algo que gostamos muito, mas é também:
*Não caluniar- Ou seja é não fazer o mal
* Aliviar o outro- Além de não fazer o mal, é fazer o bem, não ser omisso aos necessitados, fazer justiça.
Motivos para jejuar
*Devemos jejuar pra abençoar o próximo.
Como falei em algumas partes acima, deixamos o nosso eu de lado e focamos no que podemos fazer pelos outros.
*Tirar a carne e deixar o Espirito Santo agir
O jejum ajuda a remover a influencia da carne e suas vontades, os desejos do coração, as vezes disfarçados de inocentes. O jejum limpa tudo isso e nos deixa mais sensíveis a Voz do Espirito.
*Tomar decisões.
Esta ligado ao tirar a carne do caminho. Em todo o Novo Testamento vemos as pessoas jejuando e orando antes de tomar decisões, pois na hora da decisão podemos acabar seguindo o coração e não o Espirito de Deus
*Vencer os demônios:
Jesus mesmo disse que certas castas de demônios só saem com jejum e oração. Aqui ficamos fortes em Deus, com autoridade espiritual sobre o mal.
*Pra nos arrepender: No jejum ficamos frente a um espelho e vemos como somos pecadores ainda, como somos falhos.
*O jejum abre nossos olhos e ouvidos espirituais. Nos coloca mais alertas para as realidades do mundo sobrenatural.
*O jejum também melhora a comunhão
Algumas dicas de como jejuar
*Não passe do limite: É importante pra
*Faça em segredo: Nas palavras do Mestre Jesus ''Não façam como os hipócritas que fazem rosto triste de jejum, pois eles já receberam sua recompensa''. Faça em segredo, em secreto! sem parecer que você esta jejuando.
*Procure orar, ler a bíblia, meditar em Deus ou ajuda o próximo
*Estabeleça um minimo de jejum caso você queira torna o jejum como algo a ser feito pra toda vida. Os fariseus da época de Jesus jejuavam duas vezes por semana, em geral terça e quinta. Tenha seus dias de jejuns também, e se possível não perca para os fariseus rs
*Determine antes de iniciar o jejum, a hora pra começar e hora pra acabar. É semelhante ao voto, se não fizer não é pecado, mas se inciar e não concluir é pecado, falou diante de DEUS tem que cumprir. E determine o alvo espiritual antes também; não faça o jejum só por fazer
*Ore na hora de começar e acabar. Ore no começo e ore entregando o jejum.
*Caso sejam de comida, quebre o jejum com comidas leves
Alguns obstáculos para o jejum:
*Achar que é religiosidade: Alguns alegam que Cristo aboliu o jejum, que os discípulos dele não jejuavam..mas Ele disse que seus discípulos não jejuavam pois o Noivo estava com eles, mas quando Ele subisse ao Pai, os discípulos jejuariam. E há diversos relatos dos apóstolos e a igreja primitiva jejuando, então não é religiosidade nada.
*Falta de dedicação: As vezes é nossa falta de compromisso mesmo, pouca disciplina e dedicação, até mesmo pouca vontade.
*Achar que é uma troca com Deus, uma barganha onde eu jejuo e Deus me dá algo em troca. Longe disso! O jejum, como a oração, tem função de nos mudar e nos encaixar na vontade de Deus e não adaptar Deus a nós
*Achar que nos torna melhores ou salvos. O jejum não salva, pois não são nossas obras que garantem a vida Eterna. E se a cada jejum nos considerarmos superiores ou mais santos que os outros então não estamos fazendo direito. O jejum é humilhação e a cada vez devemos reconhecer ainda mais nossas limitações.
*Jejuar com a motivação errada assim como orar com a motivação errada não vai ter efeito nenhum.
*Satanás quer que você quebre o seu jejum. Ele fará de tudo para você se distrair e esquecer do jejum, sendo de comida a sua fome irá aumentar notavelmente. Algumas horas sem comer vão parecer dias e as melhores comidas vão aparecer nestes momentos.
*A vida corrida também atrapalha muito, este mundo tão agitado, da hora que acorda a hora que dorme sempre com algo nos ocupando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário