Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
Efésios 5:19
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Colossenses 3:16
Louvar significa engrandecer, exaltar, elogiar. Por toda a bíblia vemos homens de Deus louvando Ele e exortando outros a fazer o mesmo. O louvor também é uma poderosa arma espiritual que podemos e devemos fazer uso sempre. Vamos aqui passear pela bíblia e ver um pouco sobre o louvor.
Primeiro, por que louvar?
Porque Deus nos fez para isso, para louva-lo
''..esse povo que formei para mim, para que publicasse o meu louvor.''
Isaías 43:21
O que acontece quando você louva?
Quando você louva Deus luta por você
''E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados''
2 Crônicas 20:22
A clássica passagem de quando três povos iam pelejar contra Israel; Deus por um profeta disse que aquela batalha não era do povo e sim Dele mesmo; o rei Jeosafá colocou os levitas na frente e o povo atrás e assim todos foram louvando ao Senhor em direção ao local do confronto. E como lemos ''quando eles começaram a louvar'' Deus já começou a trabalhar e por armadilhas contra seus inimigos. Veja os inimigos hoje não como pessoas e sim como principados e dominadores deste mundo.
O louvor faz bem a quem o pratica
Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.
Salmos 13:6
O louvor retarda a ira de Deus
''Por amor do meu nome retardarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para contigo, para que te não venha a exterminar.''
Isaías 48:9
''E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.''
1 Samuel 16:23
Outra famosa passagem de quando Saul era afligido por um demônio com permissão de Deus(pois Saul era desobediente e rebelde), mas então Davi tocava harpa(um dos principais instrumentos de louvor naquela época) e o espirito mau ia embora. Durante o louvor Deus é invocado e o mal sai.
Durante o louvor Deus vem
Ora, pois(disse Elizeu), trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor.
2 Reis 3:15
Nesta história três reis estavam em apuros, quase no dia da guerra, longe de casa e sem água para os exércitos e animais. Então foram até o profeta em busca de reposta e este pediu um homem que tocasse uma harpa. Ao ouvir o som da harpa a mão de Deus veio sobre ele e a solução dos céus para aquela situação.
As cadeias que prendem quem louva e quem ouve o louvor são quebradas
''E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.''
Atos 16:25,26
Paulo e Silas haviam sido açoitados e presos por terem expulsado um espirito adivinho de uma menina que lucrava muito para seus senhores. Agora, na prisão eles louvavam a Deus não importando as circunstancias. Resultado? Deus os libertou e libertou quem ouvia. Aqui esta sendo dito que temos sempre de estar louvando para desfazer todo mal na nossa e na vida dos que estão perto; toda cadeia de depressão, doença, vicio será quebrada.
Mas não podemos ser inocentes. Muitas outras vezes Paulo foi preso e não foi liberto. Ele louvava porque a alegria brotava de dentro dele, ele não tinha motivos para não louvar. Açoites, prisões? Nem se compara com o céu que Paulo havia visto( 2 Corintios 12) e o esperava. A certeza da salvação é o maior motivo de louvor.
Quando louvar?
''Está alguém contente? Cante louvores.''
Tiago 5:13
''Portanto, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome''
Hebreus 13:15
O primeiro verso ordena o louvor quando estamos felizes, tudo vai bem, é muito bom louvar nestas horas.
O segundo verso ordena um sacrifício de louvor. Sacrifício é algo que doí, causa sofrimento. Como o louvor pode ser um sacrifício? O autor esta falando aqui de louvar nas piores situações; este é o sacrifício de louvor. Quando tudo vai de mal a pior, más noticias, esta é a hora principal do louvor; e saiba que algumas das melhores canções de louvor que você conhece e alguns dos salmos mais belos foram feitos em meio a profunda dor.
Isto significa que temos que louvar em todo o tempo. Na alegria e na dor.
Isto é o que diz o primeiro verso do salmo 34
Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
Salmos 34:1
Os empecilhos para o louvor
* Ficar limitado ao local de adoração
Como foi dito antes, o louvor deve ser algo constante na nossa vida e em todos os lugares.
*Amargura, magoa ou falta de perdão
Como adorar e louvar a Deus em espirito e em verdade, de todo o coração, se temos uma raiz de amargura dentro de nós? O louvor não fluirá como deve fluir. Não falo aqui da técnica ou essas coisas, mas do sentido espiritual.
*Pecado não confessado
A própria bíblia diz que nossos pecados nos separam de Deus. Como louva-Lo estando longe Dele? Temos de pedir perdão e buscar cura e libertação das práticas do pecado
*Orgulho
O pecado mais terrível que existe, o ''estado mais oposto a Deus''. No orgulho o coração está corrompido e o pior é que achamos que Deus esta gostando, ficamos cegos. No orgulho nos achamos independentes de Deus e melhores que os outros.
*Rotina
Outro grande mal, quando o louvor se tornar repetitivo, uma obrigação, algo mecânico. Isto acontece quando o primeiro amor já foi embora e podemos fazer muita coisa pra Deus, mas tudo sem aquele fervor e paixão. O conselho de Cristo para voltar ao primeiro amor?
Lembre-se de como era nos tempos da buscar apaixonada por Deus, se arrependa de ter saído deste estado e volte as primeiras obras( Apc 2:5)
Deus na verdade não procura adoração, mas sim adoradores e que adorem de todo o coração.
Louvor na igreja
Visto e comentado aqui sobre o louvor, sua importância, efeitos, chegamos a conclusão de que nos cultos Deus fala muito por meio dos louvores(Deus habita nos louvores de seu povo, salmo 22). Por isso mesmo Satanás busca nos calar e parar nosso louvor. Assim como ele ataca nossa oração, ele ataca o louvor. Na oração guerreamos, no louvor declaramos vitória. Por isso também, extrema é a importância dos ministros de louvores; são separados para conduzir a exaltação a Deus nas congregações. Por último, algo importante a ser lembrado é que Davi constituiu levitas para adorar 24 horas por dia; ou seja havia gente adorando a Deus mesmo quando a congregação estava vazia, quando ninguém via, exceto DEUS. Ao louvar ao Senhor, faça só pra Ele, faça tudo como se fosse só pra Ele e quando você vê Ele vai estar colocando gente pra ser liberta, salva e ministrada pelos seus louvores.