class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

sábado, 30 de maio de 2015

O louvor na vida




Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
Efésios 5:19


A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Colossenses 3:16

Louvar significa engrandecer, exaltar, elogiar. Por toda a bíblia vemos homens de Deus louvando Ele e exortando outros a fazer o mesmo. O louvor também é uma poderosa arma espiritual que podemos e devemos fazer uso sempre. Vamos aqui passear pela bíblia e ver  um pouco sobre o louvor. 

Primeiro, por que louvar?

Porque Deus nos fez para isso, para louva-lo
''..esse povo que formei para mim, para que publicasse o meu louvor.''
Isaías 43:21


O que acontece quando você louva?

Quando você louva Deus luta por você

''E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados''
2 Crônicas 20:22

A clássica passagem de quando três povos iam pelejar contra Israel; Deus por um profeta disse que aquela batalha não era do povo e sim Dele mesmo; o rei Jeosafá colocou os levitas na frente e o povo atrás e assim todos foram louvando ao Senhor em direção ao local do confronto. E como lemos ''quando eles começaram a louvar'' Deus já começou a trabalhar e por armadilhas contra seus inimigos. Veja os inimigos hoje não como pessoas e sim como principados e dominadores deste mundo.


O louvor faz bem a quem o pratica
 Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.
Salmos 13:6

O louvor retarda a ira de Deus
''Por amor do meu nome retardarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para contigo, para que te não venha a exterminar.''
Isaías 48:9

O louvor espanta os maus espíritos
''E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.''
1 Samuel 16:23

Outra famosa passagem de quando Saul era afligido por um demônio com permissão de Deus(pois Saul era desobediente e rebelde), mas então Davi tocava harpa(um dos principais instrumentos de louvor naquela época) e o espirito mau ia embora. Durante o louvor Deus é invocado e o mal sai.

Durante o louvor Deus vem
Ora, pois(disse Elizeu), trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor.
2 Reis 3:15

Nesta história três reis estavam em apuros, quase no dia da guerra, longe de casa e sem água para os exércitos e animais. Então foram até o profeta em busca de reposta e este pediu um homem que tocasse uma harpa. Ao ouvir o som da harpa a mão de Deus veio sobre ele e a solução dos céus para aquela situação.  

As cadeias que prendem quem louva e quem ouve o louvor são quebradas
''E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.''
Atos 16:25,26

Paulo e Silas haviam sido açoitados e presos por terem expulsado um espirito adivinho de uma menina que lucrava muito para seus senhores. Agora, na prisão eles louvavam a Deus não importando as circunstancias. Resultado? Deus os libertou e libertou quem ouvia. Aqui esta sendo dito que temos sempre de estar louvando para desfazer todo mal na nossa e na vida dos que estão perto; toda cadeia de depressão, doença, vicio será quebrada.
Mas não podemos ser inocentes. Muitas outras vezes Paulo foi preso e não foi liberto. Ele louvava porque a alegria brotava de dentro dele, ele não tinha motivos para não louvar. Açoites, prisões? Nem se compara com o céu que Paulo havia visto( 2 Corintios 12) e o esperava. A certeza da salvação é o maior motivo de louvor.


Quando louvar?
''Está alguém contente? Cante louvores.''
Tiago 5:13

''Portanto, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome''

Hebreus 13:15

O primeiro verso ordena o louvor quando estamos felizes, tudo vai bem, é muito bom louvar nestas horas.
O segundo verso ordena um sacrifício de louvor. Sacrifício é algo que doí, causa sofrimento. Como o louvor pode ser um sacrifício? O autor esta falando aqui de louvar nas piores situações; este é o sacrifício de louvor. Quando tudo vai de mal a pior, más noticias, esta é a hora principal do louvor; e saiba que algumas das melhores canções de louvor que você conhece e alguns dos salmos mais belos foram feitos em meio a profunda dor. 
Isto significa que temos que louvar em todo o tempo. Na alegria e na dor. 

Isto é o que diz o primeiro verso do salmo 34
Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
Salmos 34:1



Os empecilhos para o louvor


* Ficar limitado ao local de adoração
Como foi dito antes, o louvor deve ser algo constante na nossa vida e em todos os lugares.

*Amargura, magoa ou falta de perdão
Como adorar e louvar a Deus em espirito e em verdade, de todo o coração, se temos uma raiz de amargura dentro de nós? O louvor não fluirá como deve fluir. Não falo aqui da técnica ou essas coisas, mas do sentido espiritual. 

*Pecado não confessado
A própria bíblia diz que nossos pecados nos separam de Deus. Como louva-Lo estando longe Dele? Temos de pedir perdão e buscar cura e libertação das práticas do pecado

*Orgulho
O pecado mais terrível que existe, o ''estado mais oposto a Deus''. No orgulho o coração está corrompido e o pior é que achamos que Deus esta gostando, ficamos cegos. No orgulho nos achamos independentes de Deus e melhores que os outros.

*Rotina
Outro grande mal, quando o louvor se tornar repetitivo, uma obrigação, algo mecânico. Isto acontece quando o primeiro amor já foi embora e podemos fazer muita coisa pra Deus, mas tudo sem aquele fervor e paixão. O conselho de Cristo para voltar ao primeiro amor? 
Lembre-se de como era nos tempos da buscar apaixonada por Deus, se arrependa de ter saído deste estado e volte as primeiras obras( Apc 2:5)
Deus na verdade não procura adoração, mas sim adoradores e que adorem de todo o coração. 



Louvor na igreja
Visto e comentado aqui sobre o louvor, sua importância, efeitos, chegamos a conclusão de que nos cultos Deus fala muito por meio dos louvores(Deus habita nos louvores de seu povo, salmo 22). Por isso mesmo Satanás busca nos calar e parar nosso louvor. Assim como ele ataca nossa oração, ele ataca o louvor. Na oração guerreamos, no louvor declaramos vitória. Por isso também, extrema é a importância dos ministros de louvores; são separados para conduzir a exaltação a Deus nas congregações. Por último, algo importante a ser lembrado é que Davi constituiu levitas para adorar 24 horas por dia; ou seja havia gente adorando a Deus mesmo quando a congregação estava vazia, quando ninguém via, exceto DEUS. Ao louvar ao Senhor, faça só pra Ele, faça tudo como se fosse só pra Ele e quando você vê Ele vai estar colocando gente pra ser liberta, salva e ministrada pelos seus louvores. 


sexta-feira, 22 de maio de 2015

O jejum que Deus procura


Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor?
O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
Isaías 58:5-7


Hoje falarei sobre o jejum; assim fecharei o básico sobre as três disciplinas espirituais que mantêm o cristão de pé: a oração,  a Palavra e o jejum
Dos três certamente o jejum é o mais obscuro e por isso menos praticado. É certo que Deus não ordena o jejum, como ordena a oração e o conhecimento das Escrituras, mas é deixado bem claro que o jejum tem incontáveis benefícios.
Pra não ficar em branco, vale uma breve definição do jejum:
Seria a abstenção de algum alimento ou algo que você goste para se dedicar a Deus e a seu reino ou para mostrar arrependimento e humilhação. O jejum também é a disciplina mais eficaz para matar a carne e seus desejos(dica pra quem esta passando por muitas tentações).

O jejum mais comum é o de comida ou água; mas por motivos de saúde alguns não podem faze-lo, então listo abaixo alguns outros tipos de jejuns:

Jejum de TV: Você poderia deixar a TV um pouco de lado para estudar a bíblia, orar, se envolver mais na igreja..

Jejum de música: O de música é valido pois hoje estamos sempre tão cercados de sons, não aguentamos ficar sós nem em silêncio. Aqui você ficaria num local em completo silêncio, para refletir e ouvir a voz de Deus.

Jejum de internet: Ah internet, ela o dia todo prendendo nossa atenção, sempre algo mais a ser visto. No celular sempre alguém chamando. Se você sente que essas coisas te atrapalha fique um pouco sem para se dedicar a algo de Deus

Jejum de falar- Faça este jejum para que quando você voltar a falar, Deus fale por você. Nós falamos demais, além da conta, coisas que nem queríamos falar saem da nossa boca; experimente jejuar disto e Deus vai falar por você

Jejum de dormir: Já dizia o salmista que ele buscava a Deus nas vigilas da noite. Fique um pouco sem dormir para pensar em Deus ou orar nas madrugadas, quando esta tudo em silencio. Ou dependendo do seu caso ''sacrifique'' aquele cochilo a tarde. O sono para muitos tem se tornado tão sagrado, ficamos furiosos quando não dormimos, mas há Alguém mais Sagrado que o sono.

Jejum de sexo: Os solteiros já estão nele rss, mas Paulo recomenda este jejum para os casados em 1 carta aos Corintios 7:1-5 somente para que o casal se una em oração por algum tempo.

Jejum de se defender: É semelhante ao jejum de falar. Nós estamos muito com as respostas na ponta da língua, precisamos ser um pouco mais como a ovelha muda diante de seus tosquiadores. Jesus fez este jejum diante de Pilatos, Ele se calou em frente os seus acusadores, e acusações injustas!!

Jejum de comprar: Oh sociedade consumista esta, uma compulsão por comprar que muitos tem. Compras desnecessárias, para se amostrar e que no final podem trazer dividas. Mas se você tem comprado DEMAIS, tente fazer um jejum disso, mas não apenas cesse as compras, aproveite para dar presentes a outras pessoas e a elogia-las; já que a essência do consumismo é o egocentrismo e ganancia. Tiremos o nosso eu um pouco de cena.

Jejum em grupo: Jejue de alguma coisa em grupo; isso traz resultados inimagináveis. O povo de Nínive jejuou e Deus não os condenou. Sempre que Israel se desviava de Deus, Deus ordenava jejuns para o país inteiro caso quisessem se arrepender. Imagina os efeitos de um jejum com seus colegas de trabalho? Com sua família? Seu ministério pessoal?

Jejum de algum esporte: Faça isto para exercitar mais o seu espirito. Praticar esportes é saudável, mas as vezes isso vira um culto ao corpo ou ao prazer deste esporte. Deixe um pouco de lado o corpo e se dedique mais ao espirito.

Jejum de trabalhar: Seria um jejum de ganhar dinheiro. O grande concorrente de Jesus não são outras religiões, mas sim o dinheiro. É impossível servir a Ele e ao dinheiro. Muitos tem se tornado viciados em trabalhar e em ganhar, bater metas, ganhar, ganhar, ganhar. Acorda e dorme pensando em dinheiro. Tire, se possível, um dia para não trabalhar e estar livre pra Deus. Para isto Deus deu o mandamento de guardar o dia de sábado; para que o povo não virasse uma máquina de trabalhar.

Jejum de se embelezar: É semelhante ao jejum de comprar, mas aqui é o corpo em si e não s objetos de compra. As pessoas infelizmente tem tratado tanto do corpo exterior(e isso não é errado) mas tem se esquecido do interior, e para muitos a beleza do exterior é pra cobrir a feiura interior.

Agora nenhum de nós tem desculpa para não jejuar. Você pode claro fazer outros jejuns, são possibilidades diversas, jejue naquilo que apesar de licito tem te afetado Dele.

No texto bíblico que lemos de Isaías 58, o povo de Israel reclama que eles alguns dias ficavam sem comer, jejuando e depois queriam exigir as coisas de Deus. Mas ai Deus responde  que não é só isso que deve ser feito, diz que não basta só não comer algo se durante o jejum eles continuavam fazendo o mal, não fazendo justiça, não ajudando os órfãos e viúvas etc. Ou seja para Deus o jejum não é só ficar sem uma comida ou sem algo que gostamos muito, mas é também:

*Não caluniar- Ou seja é não fazer o mal

* Aliviar o outro- Além de não fazer o mal, é fazer o bem, não ser omisso aos necessitados, fazer justiça.

Motivos para jejuar

*Devemos jejuar pra abençoar o próximo.
Como falei em algumas partes acima, deixamos o nosso eu de lado e focamos no que podemos fazer pelos outros.

*Tirar a carne e deixar o Espirito Santo agir
O jejum ajuda a remover a influencia da carne e suas vontades, os desejos do coração, as vezes disfarçados de inocentes. O jejum limpa tudo isso e nos deixa mais sensíveis a Voz do Espirito.

*Tomar decisões.
Esta ligado ao tirar a carne do caminho. Em todo o Novo Testamento vemos as pessoas jejuando e orando antes de tomar decisões, pois na hora da decisão podemos acabar seguindo o coração e não o Espirito de Deus

*Vencer os demônios:
Jesus mesmo disse que certas castas de demônios só saem com jejum e oração. Aqui ficamos fortes em Deus, com autoridade espiritual sobre o mal.

*Pra nos arrepender: No jejum ficamos frente a um espelho e vemos como somos pecadores ainda, como somos falhos.

*O jejum abre nossos olhos e ouvidos espirituais. Nos coloca mais alertas para as realidades do mundo sobrenatural.

*O jejum também melhora a comunhão


Algumas dicas de como jejuar

*Não passe do limite: É importante pra você não morrer você ter um bom jejum e que você consiga cumprir. Não vá fazer cinco dias sem água ou quatro dias dias sem comida!!

*Faça em segredo: Nas palavras do Mestre Jesus ''Não façam como os hipócritas que fazem rosto triste de jejum, pois eles já receberam sua recompensa''. Faça em segredo, em secreto! sem parecer que você esta jejuando.

*Procure orar, ler a bíblia, meditar em Deus ou ajuda o próximo

*Estabeleça um minimo de jejum caso você queira torna o jejum como algo a ser feito pra toda vida. Os fariseus da época de Jesus jejuavam duas vezes por semana, em geral terça e quinta. Tenha seus dias de jejuns também, e se possível não perca para os fariseus rs

*Determine antes de iniciar o jejum, a hora pra começar e hora pra acabar. É semelhante ao voto, se não fizer não é pecado, mas se inciar e não concluir é pecado, falou diante de DEUS tem que cumprir. E determine o alvo espiritual antes também; não faça o jejum só por fazer

*Ore na hora de começar e acabar. Ore no começo e ore entregando o jejum.

*Caso sejam de comida, quebre o jejum com comidas leves




Alguns obstáculos para o jejum:

*Achar que é religiosidade: Alguns alegam que Cristo aboliu o jejum, que os discípulos dele não jejuavam..mas Ele disse que seus discípulos não jejuavam pois o Noivo estava com eles, mas quando Ele subisse ao Pai, os discípulos jejuariam. E há diversos relatos dos apóstolos e a igreja primitiva jejuando, então não é religiosidade nada.

*Falta de dedicação: As vezes é nossa falta de compromisso mesmo, pouca disciplina e dedicação, até mesmo pouca vontade.

*Achar que é uma troca com Deus, uma barganha onde eu jejuo e Deus me dá algo em troca. Longe disso! O jejum, como a oração, tem função de nos mudar e nos encaixar na vontade de Deus e não adaptar Deus a nós

*Achar que nos torna melhores ou salvos. O jejum não salva, pois não são nossas obras que garantem a vida Eterna. E se a cada jejum nos considerarmos superiores ou mais santos que os outros então não estamos fazendo direito. O jejum é humilhação e a cada vez devemos reconhecer ainda mais nossas limitações.

*Jejuar com a motivação errada assim como orar com a motivação errada não vai ter efeito nenhum.

*Satanás quer que você quebre o seu jejum. Ele fará de tudo para você se distrair e esquecer do jejum, sendo de comida a sua fome irá aumentar notavelmente. Algumas horas sem comer vão parecer dias e as melhores comidas vão aparecer nestes momentos.

*A vida corrida também atrapalha muito, este mundo tão agitado, da hora que acorda a hora que dorme sempre com algo nos ocupando.



quinta-feira, 14 de maio de 2015

A razão da esperança cristã


''..e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da vossa esperança''
1 Pedro 3:15

Quero falar hoje um pouco sobre alguns motivos, questionamentos ou dúvidas que muitas pessoas tem a respeito da fé cristã. 

A própria bíblia nos alerta para estarmos prontos para defender nossa fé, a razão da nossa esperança; e fazer isso com mansidão. Um apologeta cristão não pode ganhar um debate contra um não cristão e afasta-lo mais ainda de Deus. A pessoa pode até se afastar mais de Deus, mas não pode ser por culpa do cristão que agiu mal, de forma rude. E como disse Judas em sua carta(v 3) que gostaria de falar sobre outro assunto, mas viu a necessidade de exortar sobre a defesa da fé, eu também queria ta escrevendo sobre outro assunto, mas noto(ainda mais entre os jovens) a necessidade de firmar as bases da fé cristã contra o naturalismo, ceticismo, ateísmo, determinismo e tudo isso ai.
E as questões abaixo devem ser respondidas pra dois grupos de pessoas:

* Para os que não são cristãos e tem dúvida. Ter dúvida não é errado, é natural. Na verdade crer é mais difícil e duvidar é o mais natural.

*Para os cristãos. Nós mesmos as vezes temos muitas dúvidas e principalmente quando enfrentamos problemas. Quando ta tudo bem não temos dúvidas, confiamos e amamos Deus e tal. Mas quando vem os problemas, ai as dúvidas surgem.

Vamos aos questionamentos(há muitos outros, mas estes julgo ser os mais frequentes e principais)



1- A bíblia foi escrita por homens(humanos).

Este é o argumento para dizer que a bíblia não é a Palavra de Deus. Bom, a bíblia foi feita para os homens(humanos), quem mora na Terra são homens, então nada mais lógico que os homens escreverem ela inspirados por Deus. Mas podemos tecer algumas ideias e observar algumas coisas que nos ajudam a notar se a bíblia é mesmo algo divino ou não. Antes de continuar, pra não permanecer aquela velha ideia de que a bíblia pode ter inspiração divina, mas foi ''mexida'', alterada pela Igreja para ''manipular as massas'' devemos saber que quando a bíblia que temos hoje tomou sua forma atual no famoso Concilio de Nicea foi porque o imperador romano  Constantino viu que a fé cristã poderia ajudar o império e então compilou os livros que o povo já usava há 300 anos para instituir o cristianismo como religião oficial(muitos erros esse cara fez, mas não vem ao caso). E uma observação mais chocante ainda. Muitos falam sobre aparentes contradições na bíblia, ainda mais quando mais de um livro conta a mesma história como nos evangelhos e cada autor relata o que viu e com suas marcas pessoais. Então se hoje podemos notar estas divergências(não vou me deter neste assunto mas porque exemplo aparentes divergências entre as genealogias de Jesus em Mateus e em Lucas ou da história do possesso em Gadara quando Mateus fala de dois e Marcos de um) no passado os homens também sabiam disso. Agora pense: se eles queriam mesmo manipular e alterar a bíblia para ser quem sabe mais aceito pelo povo e sem nenhum ''erro'' eles não teriam tirado estas ''contradições''? E por que não tiraram? Porque ninguém ousou mexer no Livro Santo. Ninguém ousou alterar a mensagem do Livro mesmo que parecesse ter contradições. Agora sim vamos ao porque podemos encarar este livro como a palavra de Deus:

*É o livro mais vendido do mundo(Deus fez questão de que sua mensagem chegasse a todos. ''Ah, mas vários povos não ouviram sobre a bíblia'' Isso ai é outro assunto, são uma exceção e nós conhecemos a regra, a exceção é com Deus.
*Um livro que transformou a vida de milhões de pessoas através da história. Isso é inegável; muitas pessoas, famosas e anonimas tiveram suas vidas completamente transformadas, largaram drogas, vida de prostituição, assassinos já se renderam a mensagem deste livro. Eu posso falar porque já vi e muitos sabem disso, a maioria dos libertos das drogas é por influencia do Evangelho
*Não tem erros. Como já falei lá em cima. É um livro completo.
*Profecias já cumpridas. Há muitas, eu poderia deixar alguns estudos aqui, mas procure você mesmo, analise você mesmo
Deixo somente este texto escrito por judeus que é ótimo 
http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/717242/jewish/Cincia-e-Tor-Contraditrias.htm

2- Jesus não é o único profeta nem único caminho para Deus.

Bom, para isto basta analisarmos ''Quem fez milagres como ele?'' e ''Quem ressuscitou como ele?''. As obras dele ninguém antes fez igual, ou mesmo quem perdoava pecados? Jesus perdoava pecados que foram cometidos contra outras pessoas e contra Deus, e perdoava como se Ele fosse a parte ofendida também. Até os fariseus debatiam, pois se ele fosse endemoniado não teria aquele poder todo. E a vitória sobre a morte dele é outro grande sinal, há outros relatos de ressurreição na bíblia, mas pra Jesus reviver ninguém orou como nos outros casos, foi o próprio Deus. E a base para dizermos que Cristo é o caminho, claro é a declaração dele mesmo em João ''Eu sou o caminho, a verdade e a vida''

3 Se Deus existe e é amor por que há sofrimento?

Antes de tudo, se alguém afirma que existe o sofrimento, o mal ou bem, o certo e o errado, tal pessoa sem perceber está dizendo que existe um Padrão Moral de certo e errado e Alguém que o definiu(que chamamos de Deus), e a não ser que esta pessoa ache que o certo e errado varie de pessoa pra pessoa, terá de concordar com a existência de Um Ser Absoluto, Deus. Ser ateu também é não crer na Moral Absoluta, é crer que o certo e errado varia segundo o ponto de vista; temos exemplos históricos disso como o filósofo alemão Nietzsche.
Mas então dito isto, Deus não quer que soframos, mas o sofrimento existe por causa da infecção do pecado em nosso mundo. A partir do momento em que Deus permitiu que escolhêssemos o certo ou errado(para que pudessemos ama-Lo por livre vontade ou você preferiria ser um robô programado?) e o homem fez a escolha errada, tivemos de aguentar os efeitos. Agora, muito do sofrimento existe hoje por dois motivos principais:
1- Só buscamos a Deus nestes momentos, então Deus tem de permiti-los na nossa vida para um bem maior(embora não seja regra, há os que sofrem e se tornam mais rebeldes e os que buscam a Deus quando estão bem)
2- Porque decidimos rejeitar Deus, se afastar Dele. Nas palavras de C.S. Lewis ''Quando o homem esta unido a Deus como poderia não viver para sempre? Quando esta separado de Deus o que pode fazer senão definhar e morrer?''


4- Por que tem gente sem Deus vivendo bem e gente de Deus sofrendo

Em parte é verdade, mas em parte não. Tem muita gente em pecado e sofrendo, que a vida da pessoa parece boa, dinheiro, saúde mas por dentro ta ferrada. E tem muita gente de Deus sofrendo sim, mas tem muita gente de Deus feliz e contente. E também não podemos avaliar só o momento, é algo muito complexo. Alguém de Deus ou não pode estar sofrendo efeitos inevitáveis de escolhas passadas etc..

5- Por que tenho de deixar minha religião se estou bem nela?

O ''ter paz no coração'' ou se sentir bem pode ser enganoso é de certa forma relativo já que se trata de emoções. Muitos criminosos vivem contentes com seus atos, e a bíblia nos ensina que ''o coração é desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?''. Então eu posso ta no erro e me sentindo bem. Outra coisa é que Jesus não propõe uma religião, e sim um estilo de vida. É mais do que um ''isso pode, isso não pode''. É um relacionamento vivo, pessoal e satisfatório com o seu Criador, que está além e ao mesmo tempo tão perto.


6- A vida dos cristãos não bate com os ensinos de Jesus

A vida de alguns não bate, mas a vida de outros bate. A bíblia ensina que muitos entre nós são falsos e ainda que muitos entre nós são só emocionados; eles confessam Jesus, mas no fundo não foram salvos de verdade. Então antes de julgarmos isso temos de saber se a pessoa é Dele mesmo ou não


7- Deus não existe

Em todas as culturas do mundo a ideia do sobrenatural e de alguma forma de divindade sempre existiu. Então a minoria(que não crê em divindade ou sobrenatural) é que devia provar porque esta certa. O universo, a vida na Terra, o corpo humano são coisas extremamente complexas e pedem Uma Mente Criatura.
E a questão de o que teria criador Deus é absurda e desnecessária. Quando existe um mistério e se apresenta uma explicação, ninguém tem de apresentar uma explicação pra explicação, pois isto levantaria questões infinitas 


8- A ressurreição de Cristo não pode ser provada

Mas também não pode ser negada. Agora vamos a algumas analises. Dizem que os discípulos roubaram o corpo de Cristo. Mas será que eles mesmo com as perseguições e até diante de suas mortes(todos morreram de forma horrível) continuariam com sua farsa? Com qual objetivo? Eles saíram pelo mundo afora, muitos deixaram família de lado, tudo por uma farsa quando era mais fácil esquecer Jesus? E outra, quem escreveu os evangelhos não estava preocupado em passar a impressão de que era real, do que os outros iam pensar e sim de relatar o que ocorreu e pronto. Por isso não é omitido nem alterado o fato de que uma mulher(que era vista com menosprezo na época) foi a primeira testemunha de Cristo. Essa é apenas uma das quebras de tabu de Jesus que me fascinam(como também quando ele declarou que das crianças eram o reino dos céus, sendo que naquele tempo as crianças eram menosprezadas assim como as mulheres, ou Jesus ter escolhido discípulos tão falhos e sem formação religiosa etc..)

9- Se Deus é amor por que mandaria pessoas para o inferno?

Porque só os filhos dele serão salvos. Até aceitarmos Jesus como salvador nós somos apenas criaturas de Deus. E o amor de Deus não é sentimental, meloso, e sim um amor justo e santo(que não tolera o pecado). Os humanos em geral pensam que amor é apenas as relações sentimentais. Deus, de fato, não quer ninguém no inferno, mas se a pessoa rejeita Ele o que Ele devia fazer? O que mais Ele pode fazer? Ele já se tornou homem, sofreu entre nós e morreu injustamente para que pudêssemos ganhar a Vida; será que isso não é suficiente? A única chance de salvar todos seria obrigando a todos, quebrando o direito de escolha, nos tornando robôs. Mas assim como quando um aluno tira nota baixa a culpa não é do professor e sim do aluno, quem é condenado não é por culpa de Deus.

10- Porque tenho de ir a igreja?

A igreja é o corpo de Jesus. Muitos dizem amar o Noivo e não gostar da Noiva; algo totalmente incoerente. Aqui acho que a resposta de C.S.Lewis se encaixa bem. Perguntaram a ele se o cristão devia ir a igreja.

 “Esta é uma pergunta que eu não posso responder. Minha própria experiência é que logo que eu me tornei um cristão, cerca de quatorze anos atrás, eu pensava que poderia me virar sozinho, me retirando a meu quarto e lendo teologia, e não frequentava igrejas ou estudos bíblicos; e então mais tarde eu descobri que era o único modo de você agitar sua bandeira; e, naturalmente, eu descobri que isso significava ser um alvo. É extraordinário o quão inconveniente para sua família é você ter que acordar cedo para ir à Igreja. Não importa tanto se você tem que acordar cedo para qualquer outra coisa, mas se você acorda cedo para ir à igreja é algo egoísta de sua parte e você irrita todos na casa. Se há qualquer coisa no ensinamento do Novo Testamento que é na natureza de mandamento, é que você é obrigado a participar do Sacramento e você não pode fazer isso sem ir à igreja. Eu não gostava muito dos seus hinos, os quais eu considerava poemas de quinta categoria com música de sexta categoria. Mas à medida em que eu ia eu vi o grande mérito disso. Eu me vi diante de pessoas diferentes de aparência e educação diferentes, e meu conceito gradualmente começou a se desfazer. Eu percebi que os hinos (os quais eram apenas música de sexta categoria) eram, no entanto, cantados com tamanha devoção e entrega por um velho santo calçando botas de borracha no banco ao lado, e então você percebe que você não está apto sequer para limpar aquelas botas. Isso o liberta de seu conceito solitário.”

(C. S. Lewis, God in the Dock, pp 61-62)


11- É impossível seguir os ensinos de Jesus 

É impossível sem o Espirito Santo mas com ajuda Dele é totalmente possível e agradável com Ele. Não será pela nossa força que iremos obedecer os mandamentos, será pela de Deus e ai descobriremos que são leves. Alguns dizem que é impossível viver por exemplo sem sexo até o casamento, mas com Deus essa desculpa não cola, pois muitos no passado e atualmente conseguiram isso. Todas as pessoas que já foram libertas das bebidas, drogas, pornografia, e outros males e pecados nos mostram que é possível. E não é que era mais fácil obedecer a Deus no passado; naquele tempo poderia não ter tantas distrações como hoje, tanta promiscuidade, pressão da mídia..mas hoje o acesso a Palavra de Deus esta muito mais fácil. E se alguém conseguiu nós podemos, pois a diferença não tá na pessoa em si, mas no tanto que ela buscou de Deus e quis obedecer. Muitas vezes parece que estamos obedecendo, mas lá no fundo, as vezes é inconsciente, a gente quer cair, a gente ainda ama o pecado.

12- Por que preciso ser salvo, se sou bom, faço boas obras, não me sinto pecador?

A bíblia diz que somos da ira de Deus que vem sobre nós por causa do pecado. E o estagio final desta ira é o inferno. Agora, muitos acham que não precisam ser salvos de nada. Temos que entender que tudo que nós temos no fundo vem de Deus, todas as nossas virtudes e qualidades tem origem Nele, então na realidade a nossa bondade, disposição pra fazer boas obras, as boas intenções tudo vem de Deus. É como uma criança de 4 anos pedir 1 real para seu pai e no dia seguinte lhe dar este dinheiro de presente. É um ato belo, mas ninguém vai achar que o pai recebeu algo de verdade, apenas recebeu o que era dele.


 Deixaria muitas sugestões de livros aqui, mas deixo estes poucos para melhor esclarecimento de dúvidas


Milagres de C. S. Lewis. Pra mim seu melhor livro, onde ele discute sobre a existência ou não de algo além do mundo natural.
 Abolição do homem também de C.S. Lewis. Livro curto e e segundo Walter Hoope(amigo de Lewis) deveria ser o livro mais lido pela humanidade depois da Bíblia. Talvez seja um pouco de exagero, mas esta obra é mesmo perfeita em firmar as bases da Moral e Verdade Absoluta que tem sido relativizada ultimamente. 
Mais que um carpinteiro  Outra ótima obra para os que tem dúvidas quanto a Jesus, o centro da fé cristã

sábado, 9 de maio de 2015

Dominando a tentação


Porque tudo o que há no mundo, o desejo da carne, o desejo dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
1 João 2:16

Quero falar um pouco hoje sobre algo que afeta todos nós sem exceção; as tentações.

A tentação é uma oferta, uma sugestão do Tentador(Diabo) para que a gente aceite e peque. Ele poe a oferta e nós aceitamos ou recusamos. Ele abre a porta e nós decidimos se entramos ou não. Algumas observações sobre a tentação:
*Todos nós(digo aos cristãos) seremos tentados até a morte ou volta de Cristo. É algo que está na nossa natureza caída, pois somos tentados porque desejamos algo.  Mesmo quem é salvo continuará a ter tentações, pois a salvação tem três estágios
Justificação( Onde nós arrependemos e cremos em Jesus e por causa do sacrifício dele na cruz nos tornamos justos diante de Deus)
Santificação( processo em que o Espírito Santo mora em nós, nos dá força para fugir do pecado. Mas este é um processo imperfeito, muitas vezes caímos, não por falha do Espírito Santo e sim por causa de nós)
Glorificação(nossa morte ou volta de Cristo, quando os salvos receberão um corpo imortal incapaz de pecar)
*Jesus sofreu tentações, mas não cedeu, não foi seduzido. Apenas enfrentando um mal nós o conhecemos. Ninguém sabe a força de um exército se se rende a ele, mas saberá se lutar com ele. Cristo foi o que mais lutou contra o pecado e venceu, não caiu em nenhum, então Ele é o que mais conhece o pecado, Ele sabe exatamente tudo que eu e você enfrentamos, pois Ele já sentiu na pele o mesmo. 
*Cristo venceu todos os pecados e quer nos ajudar a vencer, Ele está disposto a enfrentar conosco as tentações. 
*Nenhuma tentação que enfrentarmos será sobre humana, todas elas teremos chance de vencer pelo escape que Deus dá

O verso citado no começo fala de três coisas nas quais praticamente todas as tentações se baseiam. O desejo da carne, desejo dos olhos e a soberba da vida. Não adianta falar sobre tentação se não falarmos de como vence-la, pois é isso que importa e para isso veremos o que o nosso Mestre fez para não cair em tentação e o que Ele tem a nos ensinar.


 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;

E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.
E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.
E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.
Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.
Lucas 4:1-13

Há muitos segredos nesta passagem. Vamos primeiro falar sobre em que Ele foi tentado.


Carne


''E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.

E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.''

Desejos da carne tem a ver com nossos desejos humanos que podem ser bons ou maus dependendo da intensidade e da situação. A fome é algo lícito, bom, mas na situação do jejum de comida(jejum que Cristo fez) ela era errada. A fome descontrolada, exagerada constitui pecado, pois em intensidade grande fará o homem literalmente adorar a comida. O sexo será pecado se não feito com o cônjuge. O dinheiro será pecado se ganho de forma enganosa ou que prejudica alguém etc.. Sempre que falamos em cair em tentação quase sempre pensamos na questão sexual, e esta é sim uma área que derruba quase todos muitos. Mas carne não quer dizer somente isto e sim todas as nossas vontades mesmo as que parecem inofensivas, mas que se a bíblia declara ser pecado então temos que ficar atentos. Sempre que a bíblia fala de carne ela ordena que fujamos. Pois a carne é mais forte do que nós, e se dermos corda, espaço ela nos dominará. 


 “Foge, também dos desejos da mocidade” (II Timóteo 2:22)


E com esta parte aprendemos duas coisas:

1- Satanás nos ataca com aquilo que pode nos derrubar de verdade. Ele investe sempre pesado. Ele sabia que Jesus estava com fome e lançou o desafio do pão. O inimigo não ia falar de água, pois o jejum era de comida. O diabo nunca irá tentar com bebida alguém que não tem fraqueza nesta área, mas se sua fraqueza é pornografia, sexo ou cigarro ele te tentará nisto; por isso se conheça, saiba suas áreas frágeis.

2- O diabo ataca no momento de mais fraqueza. Geralmente no meio de grandes dificuldades as tentações surgem para aumentar ainda mais a pressão. É uma guerra mesmo. E muitas vezes o ataque vem quando estamos isolados, seja dos pais, amigos cristãos, irmãos da igreja, pastores etc..

Mas também vemos como Cristo venceu tudo isso. O diabo falou do pão, comida terrena e Cristo elevou o assunto para o plano celeste dizendo que o pão daqui não era tão necessário como o pão dos céus. Ele argumentou que Deus tinha coisas melhores para ele do que a tentação. Jesus usou a palavra para combater o pecado, precisamos fazer o mesmo.



Cobiça/ Desejo dos olhos

E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.

E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.


Aqui é o desejo dos olhos que podemos chamar de cobiça também. O maior canal de comunicação entre o homem e o mundo a sua volta é pelos olhos e por ai começam muitos pecados. Atráves dos olhos vem a maioria das nossas tentações. Jó 31 no verso 1 tem um conselho muito bom pra todos nós


''Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?''

Jó fala que fez uma aliança, um pacto, um acordo com seus olhos para serem puros, como eles iriam então se FIXAR, COBIÇAR, OLHAR SEM PARAR uma virgem? Aqui é um conselho para fechar portas de tentações sexuais que no geral começam na cobiça, nos olhos, e aquilo se fixa na mente, e o pecado começa a ser concebido no coração. Ainda não foi pratica no físico, mas no coração já nasceu o desejo; questão de tempo até cair. Aqui também aprendemos duas coisas. O diabo queria dar os reinos a Jesus em troca de adoração:
1- Depois da morte e ressurreição de Jesus a bíblia diz que todo o poder e todos os reinos vieram a ser Dele. O diabo sabia que tudo viria a ser Dele e quis oferecer o caminho mais fácil. TEMOS QUE TER CUIDADO COM O CAMINHO MUITO FÁCIL, COM A CONQUISTA MUITO RÁPIDA. O diabo estava dizendo pra Jesus ''Ei, não precisa sofrer nem passar pela crucificação, eu te dou tudo agora''

2- O diabo queria dar a jesus tudo antes da hora, de forma precipitada. Este é com quase toda certeza a nossa maior tentação. A tentação de agir antes de Deus. De achar que Deus ta atrasado e querer agir precipitadamente. Não aja antes da hora, espera por Deus, não caia nessa tentação. As coisas que seriam benção na hora certa viram maldição antes da hora. O que seria alegria vira dor. 

E novamente Cristo usou a Palavra pra vencer satanás nesta tentação. 


Soberba da vida 


Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.

Na última tentação registrada trata do maior pecado, a soberba, orgulho, a vontade de mostrar que é mais que todo mundo, que é melhor. Aqui o diabo queria que Jesus mostrasse orgulho e mostrasse que era o Filho de Deus como ele disse ''Se és o Filho de Deus''...Muitas vezes a tentação é a gente mostrar que é melhor, mais inteligente; a gente virar orgulhoso. A soberba é o estado mais oposto a Deus, mais longe de Deus, mais longe dos ensinos de Jesus. Esse muitas vezes é um pecado oculto, nem declaramos em voz alta, mas na mente nós nos imaginamos melhor que os outros, nós achamos que Deus nos ama mais por que fazemos isso aquilo, embora em voz alta falemos o contrário. Isso é algo que precisamos estar constantemente lembrando, que a fama, honra, glória é de Deus e não nossa. É uma coisa básica, que qualquer um sabe mas que esquecemos, por isso é importante todo dia orar e ler a bíblia, para rever o que esquecemos.

E neste trecho vemos que Jesus foi tentado na casa de Deus. Ou seja nós podemos ser tentados dentro da igreja.



No geral como Jesus venceu e nós podemos também




Seja cheio do Espírito Santo

No inicio do primeiro verso diz que Jesus era cheio do Espirito Santo. Seja cheio Dele, busque, se separe, Ele quer te dar poder sobre o pecado.

Deixe Deus guiar
No final do primeiro verso diz que Jesus foi guiado, levado pelo Espirito. Para vencer a tentação, deixe o Espirito te guiar. Deixe Ele regular seus impulsos, emoções, sentimentos, vontades. Deixe seu coração, sua consciência bem sensível a voz do Espírito, caso contrário a sua vontade de pecar vai falar mais alto.

Jejum

Na passagem Jesus estava jejuando. Nada é melhor para dominar a carne do que o jejum. A oração é para o espirito, a Palavra para a mente e o jejum para o corpo. Se a tentação está se tornando insuportável experimente jejuar. Ele tem um imenso poder, é uma mega arma para por freios na carne. 

Palavra

Vemos o tempo todo Jesus usando a Palavra para desmascarar Satanás. Este tentou usar algumas partes da Palavra como sofismas(enganos), mas foi pego. Conheça a Palavra, leia-a, entenda-a, medite nela, pense nela, memorize para quando a tentação vier você ter ''balas na agulha'' para disparar. 

Enfrentando o diabo

Jesus peitou o diabo, não recuou. O pecado, a oferta você rejeita, mas o Tentador você não foge, você resiste, pois a bíblia diz que ele é que vai fugir. Não tenha medo dele, porque ele tem muito medo do Deus que mora em você. 

Repreendendo 

Quando as tentações, os desejos, os maus pensamentos vierem, não alimente eles, repreenda em Nome de Jesus; manda embora.


Estas são algumas dicas para enfrentarmos as tentações e não cairmos, mas separo ainda três observações:


A tentação voltará 

No final da passagem diz que o diabo se ausentou por algum tempo, ou seja depois ele voltou com novas tentações. Saiba que mesmo que você vença as tentações, derrube o diabo muitas vezes, tenha em mente que ele voltará. Não é pra ter medo, mas é pra estar ciente. Que enquanto vivermos terá luta sim.

Deus te ajuda

''Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape para que possais suportar'' 1 corintios 10:13
Nenhuma tentação é além do que você com a força de Deus pode suportar. Ele é fiel, tudo que enfrentamos podemos suportar. Mas quem dera suportássemos sempre.

Depois terá o galardão

 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Tiago 1:12
Saiba que toda esta tentação, toda esta batalha imensa te conduz a um galardão, uma recompensa do Senhor. Se você pela força Dele suportar a pressão e for aprovado receberá o galardão de Deus

Resista ao pecado, não ceda a sua influencia, de bom a tentação tem só a aparência, seu fim é morte(espiritual ou física)

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Ame a sua biblia


Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna
João 5:39

Se a sua vida ou morte neste minuto dependesse do seu conhecimento da bíblia você viveria ou morreria? E se a sua vida amorosa dependesse disso? E se o dinheiro na sua conta dependesse disso? Ou sua saúde? Você se daria bem ou se daria mal? Você leria mais?
Ler a bíblia é muito importante. Tão importante quanto a oração, pois é nela que Deus se revela. Nós podemos conhecer a Deus através de dois modos principais:
1- Através da bíblia, Sua palavra 

2- Pela criação. Disso fala o salmo 119 ''Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.'' Verso 1. Sobre esta forma de revelação prometo tratar em outro texto, aqui falarei sobre a bíblia.

No verso citado lá em cima Jesus está falando ou melhor dando um alerta ''Examinem, estudem as Escrituras, pois é nelas que vocês pensam, acreditam ter a vida eterna''
É através das Escrituras que temos acesso ao conhecimento sobre Deus, que Jesus é a salvação e outras coisas essenciais por isso é de total importância lermos e conhecermos a bíblia. 
A minha e a sua relação com este livro indica a nossa relação com Deus. Se você é intimo da bíblia e a conhece bem você é intimo de Deus.

Temos que fazer quatro coisas com a bíblia para ama-la:
1- Ler
Leia sua bíblia todo dia se possível. Leia ela inteira ao menos uma vez na vida. São as palavras da bíblia que vão nos manter de pé no dia mau. Costumo pensar que vivemos numa guerra e a palavra de Deus é a munição nesta guerra. Quando o diabo tentou a Jesus, Este usou a Palavra para vencer; então decore versos e passagens importantes, salmos inteiros se você conseguir. Algumas partes que acho importante estarem sempre na mente são: As bem aventuranças e alguns outros trechos do sermão da montanha. Salmos de gratidão como o 136, 145, 148. Salmos de vitória como 108 ou de clamor como 46, 127, 124, 13..

2- Acreditar
Ai aqui já é outro papo. Uma coisa é ler a bíblia, conhecer. E outra é acreditar; até porque acreditar é uma das coisas mais difíceis, enquanto duvidar é uma das fáceis. Basta as coisas começarem a dar errado que começamos a duvidar de Deus. Vou tentar falar em poucas palavras sobre isso, até porque aqui o foco não é apologética cristã. Tem duas coisas que Paulo escreve que ajudam a entender isto. Primeiro ele diz que o homem espiritual entende coisas que o homem natural não entende. E também diz a respeito das Escrituras que a letra mata, mas o Espirito vivifica. Basicamente, se você ler com os olhos naturais, da carne não vai crer. Mas se ler através do Espirito, ele vai testificar no seu coração.

3- Praticar 
Tão importante quanto ler e crer é praticar. Uma das razões disso Tiago escreve; é que quem lê e não pratica esquece. Jesus também falou disso quando comparou aquele que não pratica com aquele que fez a casa na areia; veio o vento e tempestade e derrubou a casa.

4- Divulgar
Aqui é interessante. Divulgar a palavra não se trata apenas de ser pregador ou coisa assim. Como diz aquela frase ''Pregue e se preciso use palavras''. Ou seja você prega e divulga a Deus com ações do dia a dia. Quando você vive e pratica a Palavra você de forma sutil já está espalhando as boas novas. Mas sempre que tiver oportunidade fale sobre a bíblia sim.  Não ter vergonha dela. Eu disse que é interessante pois me lembrei de Jesus e a mulher samaritana. Ela tem um encontro com Cristo e tem sua vida mudada. E no mesmo momento vai até a cidade e leva várias pessoas a Jesus. No mesmo dia ela já ganhou sua cidade pra Deus. Ela foi a cidade e trouxe gente. Enquanto isso os discípulos tinham ido a cidade e trouxeram comida rss. É impossível ter um encontro com o Mestre e permanecer calado. 

Agora vamos falar de como desrespeitamos muitas vezes a bíblia:
Ignorância
É não conhecermos a bíblia. As vezes sabemos tudo sobre coisas que não vão nos ajudar, sabemos tudo sobre a vida das pessoas, mas nada das pessoas que estão na bíblia e podem nos ajudar. Na bíblia tem resposta pra todos os nossos problemas, tem as direções.

Não seja orgulhoso por conhecer a bíblia
Um ditado judeu que diz isso ''Não seja orgulhoso por conhecer as Escrituras, Deus fez você pra isso''. Saber pouco sobre a palavra deveria nos entristecer mais do que estar doente, pobre ou não ter casado. E conhecer a bíblia deveria nos alegrar mais do que ganhar na loteria. Mas em nenhum momento ela pode nos deixar orgulhosos, nos achando melhor que outros que não a conhecem. Aqui é o pior pecado que existe, o orgulho. As vezes a gente até declara que somos todos iguais e tal, mas no fundo achamos que Deus nos ama mais do que outros; é um pecado secreto e que cega. Por isso o orgulho precede a queda. A ruína ta ai na cara, mas o orgulho cega.

Não seja teórico, seja pratico
A bíblia não é um livro legal de filosofia, ela é um livro prático, o manual de como buscar a Deus e ama-lo. A verdadeira teologia é super prática. Nada na bíblia existe pra ocupar espaço, encher linguiça, nada, nada, nada. Deus colocou só o que importava, o resto colocou não.

Ler sem entender
É ligado a ignorância bíblica. Não podemos ler sem entender a bíblia. Se preciso use dicionários, quando tiver dúvida sobre uma passagem pergunte a um cristão mais velho ou pesquise. Se quiser use uma tradução mais atual. Outra coisa muito boa também, pergunte ao Espirito o que é tal passagem; Ele explica. Como ouvi uma vez ''Ler a bíblia direto do grego ou hebraico é muito bom, mas a melhor tradução é a do Espírito Santo''.


Agora separei três inimigos da leitura bíblica, há muitos outros mas estes três são os principais:
Preguiça
Ah, preguiça. Começa a ler e dá um sono, cansaço. Ai até a parede fica interessante. 

Ocupações:
Muitas tarefas, distrações. Ainda mais hoje, no século 21 tá todo mundo extremamente ocupado, principalmente os jovens e adultos
 ''Ai meus Deus, ai meu Deus, é faculdade, trabalho, transito, patrão, Dilma'' kkk. 
Estar atarefado pra Deus é algo muito sério. Se você tá ocupado demais pra Deus, é porque ta mais atarefado do que Ele deseja. O dia não nasce tendo espaço na agenda pra oração e ler a bíblia. Nós é que precisamos abrir espaço, priorizar, e o resto fica pra depois. 

Incredulidade
Falei um pouco sobre isso acima. É na verdade o pior inimigo. As vezes argumentos contra Deus, decepções com Deus ou com cristãos, achar que tem contradições na bíblia e coisas assim. Isso aqui não é um blog sobre apologética cristã(defesa da fé). Eu curto muito isso, mas não é o foco daqui. Eu até pretendo escrever um pouco sobre isso mais a frente; porém se você ta lendo isso aqui e tem dúvidas sobre a existência de Deus, sobre a bíblia eu indico três livros pra você ler, há deles em pdf:

Cristianismo puro e simples- de C. S. Lewis- Esse é simplesmente fantástico, este autor sempre com uma lógica incrível e argumentos excelentes explica as bases do cristianismo sem defender placa de igreja, nem mesmo catolicismo nem protestantismo

Ortodoxia- De G. K. Chesterton
: Esse livro é muito louco, no bom sentido. Tanto este autor quanto o citado acima foram por muitos ateus, eram acadêmicos, super inteligentes e Chesterton é dono de uma lógica ótima também e explica muito bem suas razões para ter saído do ateísmo pro cristianismo.

Milagres- De C. S. Lewis - Pra mim esta é a obra prima dele, porque falar sobre a existência, possibilidade e probabilidade de milagres serem reais usando raciocínio lógico não é pra qualquer um.

Então é isto. Você não cristão se quiser leia estes livros acima, mesmo que você não se converta vai mudar sua visão sobre o Deus da bíblia; e você cristão ame e leia sua bíblia, se dedique mais a ela. É o único material físico que Deus deixou entre nós, é ela que pode mudar sua vida, ela que pode te por a frente dos outros, menos angustiado, ansioso, medroso. Como diz o hino
''Sim eu amo a mensagem da cruz
até morrer eu a vou proclamar
sim eu amo a mensagem da cruz
até por uma coroa trocar''

Naquele grande dia é a mensagem da bíblia que você irá trocar pela coroa nos céus.