class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

quinta-feira, 30 de julho de 2015

O principio da sabedoria



“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do Santo é prudência” (Provérbios 9:10).


. O mundo cristão está cheio de boas teorias, pensamentos e conhecimento teológico. Entre em qualquer livraria cristã e você verá incontáveis livros excelentes. Porém cada vez mais parece que a igreja fica mais dormente e distraída. Por que? O que falta é a pratica. Obedecer aos mandamentos de Deus faz toda a diferença. Não basta só ouvir, entender e guardar no coração. Se apenas fizermos isso estaremos criando nossa casa na areia. Mas se praticarmos estaremos criando nossa casa na firme Rocha.

E o que isto tudo tem a ver com o titulo sobre sabedoria? Tudo!
A sabedoria do mundo se acha em estudar muito, conhecer muito, fazer faculdades, cursos, ler muitos livros....mas a sabedoria descrita pela bíblia, a sabedoria que vem do Criador é diferente, e é loucura para o mundo. Esta sabedoria de Deus se encontra em praticar e obedecer Sua Palavra.
Como foi lido no começo a sabedoria tem seu inicio no temor do Senhor. E o que é este temor? Não é ter medo, mas sim respeito e obediência a Deus, nós temos a sabedoria de Deus quando praticamos o que Ele diz.
A bíblia diz que Salomão foi o homem mais sábio que já existiu e por seus provérbios podemos ver isto. Ele escreve muita coisa a respeito da sabedoria, vejamos um pouco:

''' Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.''

Provérbios 1:33
Neste capitulo de provérbios e em alguns outros vemos a sabedoria como um ser que clama e chama pelas pessoas e quer que as pessoas sejam sábias, mas ninguém a ouve. Podemos entender daqui que Deus quer muito dar sabedoria Dele a quem estiver disposto a ter. E neste ultimo verso é dito que o que der ouvidos(der atenção) a sabedoria estará seguro e livre do mal.

Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,

Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
Provérbios 2:1-5

O capitulo 2 continua, com uma bela linguagem, falando sobre a sabedoria, desta vez dizendo que devemos busca-la. Aceitando estas palavras, escondendo a lei de Deus no coração como se esconderia um tesouro valioso, estando atento a sabedoria e se inclinando a ela, se voltando, indo em direção a esta sabedoria.


Poderia continuar falando aqui por muitas linhas sobre a sabedoria(somente no livro de provérbios) e desejo fazer isto no futuro, mas por enquanto já vimos o bastante


Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.

Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Tiago 3:13-17

Tiago fala novamente sobre sabedoria e prática. Ele diz que quem é sábio e entendido deve mostrar que é isto por meio das suas obras, seus atos que devem ser de mansidão e sabedoria. Logo uma pessoa que age sempre com ira, de forma precipitada, causando confusão não tem sabedoria ainda.

No verso 15 ele mostra que há duas sabedorias: uma terrena, animal e diabólica e a outra que vem do alto, dos céus, de Deus.
Esta sabedoria terrena é do campo natural, qualquer um pode alcança-la e ela está limitada somente a nossa curta vida na Terra. Ela também é animal e diabólica, isto fala de pecado. Quando li estas duas características lembrei de algo que li no livro Cristianismo puro e simples sobre pecado, dizendo que os pecados podem despertar nosso lado animal ou o diabólico. O lado animal é o nosso lado feroz, brutal, carnal, irado. Já o lado diabólico é mais terrível, é a parte que vem literalmente do inferno, o orgulho, mentira. Poderíamos dizer que animal são pecados que todos podem perceber explicitamente como homossexualidade, promiscuidade, ira descontrolada. O diabólico é o que não é notado com facilidade como a soberba, a incredulidade etc..
Mas o que isso tem a ver com a sabedoria terrena mesmo? É que esta sabedoria natural leva ao despertamento deste lado animal e diabólico. Por isso no verso 14 Tiago escreve que se tivermos inveja e desejo de divisão(sentimento faccioso) que é o lado animal ou soberba(se gloriar) e mentira que é o lado diabólico, nós temos a sabedoria terrena, mas não a do alto.
Logo após isto Tiago lista oito características da sabedoria do alto

Pura- Esta sabedoria é sem maldade, é santa, sem malicia

Pacífica- Ela não gera contenda, nem divisão. Ela trás paz as brigas, pois orienta e aponta a solução
Moderada- Ela trás equilíbrio pra vida, entre nossa vida espiritual e a natural.
Tratável- Ela ensina as pessoas a tratarem gentilmente umas as outras
Cheia de misericórdia- A pessoa com a sabedoria de Deus é bondosa, não quer provar que os outros estão errados, mas age com compaixão
Bons frutos- Ela produz bons frutos nas pessoas, boas obras, bons atos que glorificam a Deus.
Sem imparcialidade- Aqui fala de justiça, isso me lembra de Levi tico 19 onde diz para num julgamento não favorecer o pobre por ser pobre nem o rico por ser rico. Deus é justo e faz o sol nascer sobre bons e maus, devemos fazer o bem a bons e maus
Sem hipocrisia- Isto é, a pessoa é honesta, verdadeira, sem fingimento em nada.

Futuramente farei mais posts sobre este amplo e profundo assunto que é a sabedoria que vem de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário