quarta-feira, 1 de julho de 2015
Tendo experiências com Deus
Texto base: João 19 e 20
O contexto com o qual trabalharemos hoje é o dos discípulos após a morte de Jesus até descobrirem que Ele havia ressuscitado. Usarei disto para falar sobre como ter experiencias com Deus e o que pode nos atrapalhar. O mundo e a própria igreja carecem de pessoas que tenham sido impactadas, marcadas e transformadas por experiencias e encontros com Deus. As experiencias com Deus revelam mais da Face de Deus para nós, mais do Céu que não conhecíamos, mais aspectos de Deus que elevam nosso conhecimento sobre Ele e nos preparam para as situações da vida. A cada experiencia com Deus a nossa vida e nossa caminhada é mudada como foi a de Jacó após o encontro com o anjo no vau de Jaboque. Mas, infelizmente a maioria das pessoas tem tido mais experiencias com Satanás vivendo em profunda prática do pecado.
Indo direto ao ponto central do estudo de hoje, tratarei primeiro de três coisas que nos atrapalham a ter experiencias com Deus:
Barreiras para ter experiencias com Deus
*Ser um discípulo secreto
''Depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus.'' João 19:38
Depois da morte de Cristo, José de Arimatéia que era seguidor Dele foi procurar seu corpo. O problema é que ele era um discípulo em segredo, o famoso cristão agente secreto, ninguém sabe que ele serve a Jesus. Uma pessoa assim não terá experiencias com Deus, assim como José de Arimatéia não encontrou Jesus vivo, somente seu corpo morto. Podemos ser discípulos secretos por vários motivos, mas creio que os maiores possam ser medo e vergonha. Será que temos tido vergonha de mostrar que somos de Jesus? Ele não teve vergonha de nós na cruz. Todos que convivem com você sabem a Quem você segue? E o medo geralmente está ligado a vergonha também, ao que as pessoas irão pensar de você, mas na verdade a maior vergonha será Naquele Dia estar do lado oposto ao de Jesus Cristo.
* Ser um discípulo trancado
''Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.''
João 20:19
Outra dificuldade que aqui vemos é ser uma pessoa trancada, de coração cerrado, fechado, duro. É por isso que escrevendo aos cristãos da Igreja de Laodiceia esta escrito que Jesus bate a porta dos corações e se ouvirmos e abrirmos a porta, Ele entrará e ceará conosco, ou seja, teremos experiencias com Ele, mesmo depois de ser Igreja. Como esta o seu coração? Trancada para Deus ou aberto? Na passagem que estamos lendo Jesus de forma milagrosa entrou no local de portas fechadas, Ele mesmo decidiu ir aos discípulos que estavam trancados, mas não é sempre que Ele faz isso, vamos ver daqui a pouco como foi diferente e mais fácil com Maria Madalena.
*O discípulo apressado
Correu(Maria Madalena), pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.
Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro.
E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro.
E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia não entrou.
Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis,
E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte.
Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.
Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos.
Tornaram, pois, os discípulos para casa.
João 20:2-10
Quando Maria viu que a pedra fora removida imediatamente ela foi avisar a Pedro e João, e estes saíram correndo e não encontraram Cristo. Pessoas que querem tudo de forma rápida, apressada, dificilmente terão encontros com Deus. Como disse A. W. Toozer ''Deus não se curvou a nossa pressa nervosa em adotou os métodos de nossa era imediatista. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-Lhe tempo'' e isso significa demorar na presença Dele, dar atenção a Ele, e não tratar Deus como mais um ou mesmo dar a Ele só o resto de nosso tempo e atenção, Ele precisa ser a prioridade, isto é, o primeiro lugar.
Para ter experiencias
*Só terá experiencias quem quiser e buscar
'' E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro,''
João 19:1
Maria foi a primeira a ver Jesus ressuscitado. E em primeiro lugar, ela teve uma atitude, ela quis. Querer, ter vontade de encontrar mais de Deus é algo que ninguém nem nada, nenhum curso de teologia, livro ou texto em blog pode pôr em você. Você mesmo tem de querer e ir buscar. Maria fez o que ninguém fez, levantou cedo. Mesmo ela não sabendo que Jesus já estava entre os vivos ela quis ir até Ele. Muitas vezes também nós é que teremos de ir até Deus mesmo quando Ele parece distante ou em silêncio.
*Veja os sinais de Deus
''e viu a pedra tirada do sepulcro.''
João 20:1
Maria quis encontrar Jesus e também percebeu as coisas acontecendo. Muitas vezes Deus não vai aparecer de cara, mas Ele vai se revelando a nós e falando de diversas formas, desde sermões, músicas, filmes, algo que uma pessoa te fala, uma situação que você vê na rua, sonho. O importante aqui é estarmos sempre de olhos espirituais abertos e ouvidos atentos, vigiando não somente para nos proteger do diabo, pois não é o diabo que procuramos, mas sobretudo a Deus, vigiemos a nossa volta, pois Deus está do nosso lado e pode estar agindo.
*Vá pra perto de gente mais crente que você
'' Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava''
João 19:2
Quando Maria viu algo de estranho ao procurar Jesus, ela foi atrás de gente que conhecia a Jesus mais do que ela. Na sua caminhada por encontros com Deus vá para erto de pessoas que estão a mais tempo na vida cristã e podem te ajudar.
*Não guarde a experiencia só pra si
Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.
João 20:17,18
E este é o motivo pelo qual Deus quer nos dar experiencias com Ele: para irmos e contarmos aos outros. Deus quer nos impactar para impactarmos outros. Ele quer nos encher Dele para que levemos outros a ser cheio assim como Ele nos salva para que salvemos outro, como numa cadeia, ciclo ou efeito dominó perfeito e inquebrável.
Obs: Não viva de experiencias dos outros, busque ter você mesmo as suas com Deus.
Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
João 20:24-29
O discípulo Tomé não estava com os outros quando Jesus apareceu a eles na primeira vez. Ele não creu que o Mestre havia ressuscitado e quis ver com seus próprios olhos. Que eu e você escutemos as experiencias que outros tiveram com Deus e creiamos( como Tomé não creu), mas que desejemos sobretudo ter os nossos encontros com Jesus(como Tomé quis).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário