class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

terça-feira, 21 de julho de 2015

Como acontece o avivamento



Oração do profeta Habacuque sobre Sigionote.
Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.
Habacuque 3:1-2

Quero comentar hoje um pouco sobre avivamento. Uma palavra muito falada em nossas igrejas, mas o que viria a ser de fato? E como ele se tornar uma realidade? Quais são as barreiras? 
Avivamento significa dar vida, renovar ou numa expressão melhor, despertar.
O profeta ao pedir que Deus avive Sua obra está deixando uma coisa clara: A obra de Deus entrou numa certa decadência espiritual. Se precisamos que Deus avive-nos é porque nós estamos num declínio. 
Habacuque vivia no meio de um povo que estava em ruína espiritual e é certo que vivemos em tempos assim também. O mundo nunca esteve tão depravado e a igreja nunca esteve tão fria e contaminada pelo pecado. Mas Deus mesmo quer avivar Seu povo.
O avivamento não é feito pela igreja nem por mãos humanos; somente o Espírito Santo pode operar isto. Mas a igreja tem o papel de buscar e estar pronta para ser avivada. Buscar esta obra que tem foco de trazer a santidade para o povo.

*Avivamento começa com oração

Todos os avivamentos que já ocorreram(depois farei um post com as histórias dos avivamentos) começaram com um pequeno grupo de pessoas orando e clamando a Deus por uma renovação. Por isso mesmo não existe avivamento sem oração. O grande pregador Leonard Ravenhill que tanto falava sobre oração e avivamento declarou que o avivamento tarda porque não oramos. Logo no primeiro verso de Habacuque 3 temos este segredo revelado quando diz ''Oração do profeta Habacuque''. Ou seja, o profeta estava rogando a Deus, orando por um avivamento. O avivamento começará quando a Igreja ter uma cultura de oração, ter uma vida de oração, não somente nos cultos, mas em seus quartos diariamente. É só ai que a igreja estará preparada para ser avivada. O profeta diz para Deus ter misericórdia e avivar sua Obra e um grande homem de Deus disse certa vez que quando Deus quer fazer misericórdia entre seu povo Ele o leva a orar. Na verdade a igreja só irá orar e pedir aquilo que Deus já deseja muito fazer. 

*Ouvem a voz de Deus
Depois da oração as pessoas começam a ouvir a voz de Deus. Elas tem seus ouvidos espirituais abertos para as instruções de Deus e elas começam a ouvi-Lo e abrir o coração para Ele, sem incredulidade, com um coração sensível.

*Arrependimento  
Após ouvir a voz de Deus as pessoas se arrependem, mas um arrependimento sincero e de todo o coração, não um remorso ou culpa, mas um arrependimento promovido pelo Espírito de Deus. Um arrependimento com lágrimas, real, uma tristeza pelos nosso pecados. Como disse Billy Graham ''Avivamento não é descer a ladeira cantando, mas subir ao Calvário chorando'' A essência do avivamento é a santidade.

*Pedido de perdão
E como se segue sempre a um arrependimento verdadeiro, as pessoas pedem perdão pelos pecados cometidos contra seus irmãos e contra Deus. 

*Abandono completo das práticas antigas
E após a obra ter sido feita dentro de nós, no nosso coração ela chega ao exterior. Deus sempre começa sua obra dentro do nosso coração para depois ir para fora. Ele só abençoa fora quando dentro está como Ele quer. E num avivamento, após a fase de arrependimento e pedido de perdão naturalmente as pessoas deixam suas más práticas, seus maus hábitos, seus vícios. Um exemplo disto é as pessoas na cidade de Éfeso que jogaram fora todos os seus objetos de feitiçaria e paganismo ao se entregarem a Cristo. Quando se fala em avivamento, é algo para a Igreja, mas isto também afeta a sociedade em geral, ainda mais porque uma igreja avivada está sempre, pelo Espírito Santo, alcançando mais pecadores. E todos nós precisamos nos converter mais e mais ao Senhor todos os dias, no sentido de nos renunciarmos sempre e ir pelo Caminho Dele.

*Restauração do culto e enchimento do Espírito Santo
Se um povo que antes do avivamento vivia em um declínio espiritual, também tinha cultos decadentes, mas depois de avivados tem seu culto restaurado e as pessoas são cheias com a presença de Deus, a adoração é real e a fumaça do Senhor enche suas vidas.

*Obediência diária a Deus
Este enchimento do Espírito Santo de um avivamento real não é passageiro. Há pessoas que se enchem de Deus, mas depois apagam Ele. Se enchem Dele, mas logo se esvaziam, estão cheias de furos e brechas na suas vidas.

Já aconteceram muitos avivamentos por todo o mundo e por toda a história, mas infelizmente a maioria deles não deu certo creio que porque nesta ultima fase as pessoas queriam ''engaiolar o Espírito Santo''. Ao serem cheias Dele queriam O controlar, pensaram ser donas do poder de Deus, como simão, o mágico querendo comprar o poder do Espírito Santo. E quando ocorre isto com um avivamento, com um mover do Espírito ele deixar de ser Obra de Deus e vira movimento de homens. Depois ele paralisa e se torna algo como um monumento, uma coisa de museu onde é somente lembrado. E se ficar somente na lembrança ele trás morte, trás inércia total.

3 comentários: